domingo, maio 09, 2021

Museus REAIS do Futebol - Sala de Troféus do Leixões Sport Clube

Sem contar, um dia destes os caminhos profissionais levaram-se a travar conhecimento com uma pequena mas encantadora sala de troféus de um dos mais populares clubes de Portugal, o Leixões Sport Clube. Esta agremiação desportiva de Matosinhos foi fundada em 1907 e ao longo de mais de um século de história arrecadou algumas centenas de troféus, não só no futebol, a modalidade rainha do clube, como igualmente em modalidades como o voleibol, o andebol, o atletismo, o ciclismo, o bilhar, o hóquei em patins, entre outras. Troféus esses que estão religiosamente guardados no Estádio do Mar, a casa dos leixonenses. Trata-se de uma grande vitrina em formato de escada situada no auditório do clube, onde habitualmente se realizam as conferências de imprensa.


À parte da vitrina principal encontra-se guardado quiçá o troféu mais importante da história do clube, a Taça de Portugal em futebol. Título conquistado em 1961, quando o Leixões venceu por 2-0 o FC Porto em pleno Estádio das Antas. Pela importância que tem este troféu está guardado na redoma quadrada (imagem anterior), posicionado de uma forma relevante e em frente da vitrina principal. Um pouco afastado desde local encontram-se algumas fotografias em tamanho gigante do maior feito desportivo do clube, mais concretamente, com a foto da equipa vencedora da taça e do capitão leixonense a carregar o troféu. 



Pequena, como já referimos, mas ao mesmo tempo rica, ou não guardasse alguma da história de um emblema que esteve por mais de duas dezenas de ocasiões na I Divisão Nacional e que por quatro vezes participou nas competições europeias de futebol, assim podemos classificar a sala de troféus do Leixões.  

Um comentário:

Meggasaber Blog disse...

Muito bom este blog..