quinta-feira, maio 20, 2021

Arquivos do Futebol Português (14)...

1 de dezembro de 1907 é uma data que se encontra impressa a letras de ouro na história do futebol português. Neste dia o Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, é o palco da primeira batalha entre dois “recém nascidos” que com o passar dos anos se tornaram em gigantes do desporto mundial. Os seus nomes? Sport Lisboa e Benfica (que ainda não era assim designado) e Sporting Clube de Portugal.

Nesse dia tinha início o primeiro capítulo de uma rivalidade desmedida e apaixonante que todos os anos – pelos menos em duas ocasiões – divide a Cidade de Lisboa em duas barricadas, uma verde e outra vermelha. É o grande derby do futebol português, e um dos mais intensos do “desporto rei” a nível global, é o “derby eterno” como assim ficou eternamente popularizado.

E derby não é derby sem uma pitada de picardia para aguçar ainda mais o apetite da rivalidade, e desde a primeira hora que um Benfica – Sporting, ou vice-versa, foi envolto em polémicas. Neste primeiro confronto, referente à 3ª jornada do Campeonato Regional de Lisboa, o Sporting entrou em campo com oito ex-benfiquistas no seu “onze” (!), nomeadamente José da Cruz Viegas, Emílio de Carvalho, Albano dos Santos, António Couto, António Rosa Rodrigues, Daniel Queirós dos Santos, Henrique Costa, e Cândido Rosa Rodrigues. Ao que parece o Sporting terá oferecido a estes jogadores condições de higiene, digamos assim, que não existiam na casa do rival, tais como um banho quente no final da cada jogo e camisolas limpas no intervalo dos mesmos!

E seria curiosamente um dos ”traidores” – na boca dos benfiquistas – , mais precisamente Cândido Rosa Rodrigues, a entrar definitivamente para a história dos “derby's eternos” já que é da sua autoria o primeiro golo do duelo entre os dois rivais lisboetas. Cândido Rosa Rodrigues é um dos irmãos "catatau" que esteve na génese da fundação do Grupo Sport Lisboa. Ele pertencia ao Grupo de Futebol Lisbonense que se juntou à Associação do Bem (de Cosme Damião), constituída por ex-alunos da Casa Pia, para formar então o Grupo Sport Lisboa, no dia 28 de fevereiro de 1904.

Cândido Rosa Rodrigues
Mas centremo-nos mais ao pormenor na figura do autor do primeiro golo do "derby eterno". Cândido Rosa Rodrigues nasceu em Lisboa, pela uma da manhã, no primeiro andar do número 144 da rua direita de Belém, e os amigos chamava-lhe Candinho, e juntamente com os seus irmãos António, José e Jorge ficou conhecido por fazer parte dos irmãos "catatau". Em 1904 ele foi um dos 24 fundadores do Grupo Sport Lisboa onde esteve assiduamente durante três temporadas. Vivendo em Belém ele era um dos principais dinamizadores no início do clube, sendo dos mais assíduos nos treinos. No verão de 1907 ele e mais sete jogadores do Sport Lisboa decidiram rumar ao recém fundado Sporting Clube de Portugal, atraído pelas melhores condições proporcionadas pelo clube leonino. Cândido rapidamente deu nas vistas no Sporting, jogando a interior-direito. Esteve presente em muitos dos marcos importantes do início da vida do emblema leonino, como por exemplo na inauguração do primeiro estádio sportinguista, a 3 de dezembro de 1912, ante o Boavista, em que marca 3 dos 12 golos com os leões bateram os portuenses; ou no golo que marcou no primeiro jogo internacional do Sporting, diante do Madrid FC (futuro Real Madrid), em 24 de janeiro de 1913. Esteve sete épocas de verde-e-branco vestido, fazendo mais de 50 jogos oficiais. Faleceu aos 89 anos, de enfarte do miocárdio, tendo sido sepultado no jazigo da família no cemitério dos Prazeres, em Lisboa, onde repousam três dos 24 fundadores do Grupo Sport Lisboa.

Mas voltando ao primeiro duelo entre os dois rivais de Lisboa para recordar um episódio caricato, que foi o facto de minutos após Corga ter restabelecido a igualdade no marcador os jogadores do Sporting terem abandonado o terreno de jogo devido aos fortes aguaceiros que se abateram sobre Carcavelos, tendo voltado ao “campo de batalha” apenas por imposição do árbitro da contenda, o inglês Burtenshaw. E voltariam para festejar de novo na sequência de um lance infortúnio do lendário capitão benfiquista Cosme Damião que ao introduzir a bola na sua própria baliza oferece o triunfo – por 2-1 – aos leões. Segunda as crónicas a altura este foi um jogo intenso, rijamente disputado, onde se sentiu o clima de tensão entre os dois clubes devido à "traição" dos oito desertores do Sport Lisboa para o Sporting

Equipa do Sporting na temporada de 1907/08

Para a eternidade ficam os nomes dos guerreiros da primeira de muitas e intensas batalhas pintadas em tons de verde e vermelho:

Benfica: Persónio, Luís Vieira, Leopoldo Mocho, Alves, Cosme Damião, Bragança, Bermudes, António Costa, Corga, António Meireles, e França.

Sporting: Emílio de Carvalho, Queirós dos Santos, Belo, Albano dos Santos, Couto, Nóbrego de Lima, António Rodrigues, Eagleson, Viegas, Cândido Rosa Rodrigues, e Henrique Costa.

Nesta temporada (07/08) os ingleses do Carcavelos voltaram a ser campeões de Lisboa, e desta feita invictos, isto é, em 10 jogos disputados somaram 10 triunfos, marcaram 61 golos e sofreram apenas seis. Seguiram-se na classificação final o Sporting (14 pontos), o Sport Lisboa (10 pontos), o Lisbon Cricket (9 pontos), o CIF 84 pontos) e o Cruz Negra (3 pontos).

A 13 de setembro de 1908 dá-se um acontecimento importante com o surgimento do Sport Lisboa e Benfica. O Sport Lisboa despede-se do bairro de Belém indo fundir-se com o Grupo Sport Benfica, que detinha um terreno de jogo naquele local.

Emblema do OCC
Mas era a norte que estava por aqueles dias uma das maiores potências futebolísticas de Portugal, o Oporto Cricket Club. Foi constituído originalmente em 1855, estando sediado na zona do Campo Alegre. É a mais antiga instituição desportiva da cidade do Porto e que está ligada à elite britânica. É mesmo esta comunidade que instaura a prática desportiva na cidade e que promovem as primeiras competições desportivas no Porto de várias modalidades. Assim os portuenses começam a praticar desporto e como não podia deixar de ser, o futebol. E porque no início dissemos que o Oporto Cricket Club (OCC) era uma das potências do futebol daquele tempo? Porque em dezembro de 1908 o clube faz uma digressão pela capital do país, tendo defrontado por exemplo o CIF e o Carcavelos, obtendo, respetivamente, vitórias por 2-1 e 3-0. Impressionou sobretudo a vitória sobre o Carcavelos, os campeões de Lisboa, e uma das equipas mais fortes do país. O Sports escrevia que o OCC era uma equipa exemplar, e uma das mais fortes da Península Ibérica de então.

Nenhum comentário: