sábado, abril 22, 2006

Competições de Sonho (1)... Taça/Liga dos Clubes Campeões Europeus





















Com a Europa do futebol a evoluir a olhos vistos na primeira metade do século passado, tornava-se necessário criar uma competição em termos europeus que pudesse reunir os melhores clubes/equipas do Velho Continente. É certo que por essa Europa fora iam-se já realizando naquela altura algumas competições que reuniam clubes de dois ou mais países, casos da Taça Latina, que era disputada por clubes da Espanha, Portugal, França e Itália; ou ainda da Taça Mitropa que era jogada entre clubes da Hungria, Alemanha, Polónia, Jugoslávia, Bulgária, Roménia, ou União Soviética. Mas os homens do futebol pretendiam mais, queriam uma competição que reunisse os clubes destes e de outros países que pertencessem à Europa. Até que em 1955 o editor do prestigiado jornal desportivo francês L'Equipe, Gabriel Hunot, convocou uma reunião com algumas figuras importantes do futebol europeu de então para apresentar a sua ideia de criar uma grande competição europeia de clubes. Ideia que desde logo cativou a Uefa, que logo tratou de colocar em marcha a grande ideia deste jornalista francês. Corria então a época 1955/56 quando a Taça dos Clubes Campeões Europeus (nome pelo qual foi baptizada a competição) viu a luz do dia. Apesar de na edição inaugural da prova ter existido uma mistura de clubes (alguns campeões dos seus países, outros não), a Uefa estabeleceu rapidamente a regra de que a competição apenas poderia ser disputada pelos clubes campeões dos seus países de origem. Desde logo foi definido que as eliminatórias seriam disputadas a duas mãos e a final em campo neutro.

Portugal dá o pontapé de saída da aventura europeia

Como já antes dissemos, a primeira edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus (TCCE) teve o seu início em 1955/56. O pontapé de saída, por assim dizer, para aquela que com o passar dos anos se haveria de tornar na mais importante competição mundial a nível de clubes, ocorreu no dia 4 de Setembro de 1955 no... Estádio Nacional, em Lisboa. É verdade. Portugal teve a honra de ser o palco do primeiro jogo das competições europeias de clubes. Frente a frente estiveram o Sporting Clube de Portugal e o Partizan de Belgrado. Honra maior foi talvez o facto de o primeiro golo da TCCE e de todas as competições europeias ter falado português. Um golo que foi precisamente apontado nesse histórico Sporting - Partizan por intermédio do jogador leonino Martins.

A primeira final... e as que se seguiram

Depois desse Sporting - Partizan (que terminou com uma igualdade a três golos) muitos outros encontros e eliminatórias se seguiram até ao dia 13 de Junho de 1956 no Estádio Parque dos Príncipes, em Paris, o local escolhido pela Uefa para a realização da primeira grande final da TCCE. Frente a frente estiveram nessa tarde histórica as equipas do Real Madrid (Espanha) e do Stade Reims (França), que sob a arbitragem do senhor Arthur Ellis (Inglaterra) proporcionaram um inolvidável e emocionate jogo de futebol. Leblond, do Stade Reims, ficaria para a história ao apontar o primeiro golo de uma final, um golo que no entanto não bastaria para ajudar a sua equipa a vencer o troféu, visto que a armada espanhola comandada por Di Stéfano, Rial e Gento seria mais forte, ajudando o campeão espanhol a vencer esta primeira edição da TCCE depois de um resultado final de 4-3. Depois desta, muitas outras e empolgantes finais se seguiram, muitos outros clubes tiveram o privilégio de vencer este troféu.

O renascimento da velha TCCE

Cansada do sistema de eliminatórias, e querendo dar um novo brilho e dimensão à TCCE, a Uefa decidiu no princípio dos anos 90 do século passado, recriar, ou fazer renascer, a sua mais importante competição. Começaram por rebaptizar a competição, passando-a a chamar de Liga dos Campeões, e como o próprio nome indica o troféu passou a ser disputado em forma de liga, ou campeonato, a duas voltas. Para além disso, outro factor tornou-se fundamental na nova Liga dos Campões, ou seja, o factor monetário, os clubes participantes passariam a ter direito a um prémio em dinheiro por cada vitória conquistada. Uma verdadeira mina de ouro, é assim que podemos caracterizar esta nova Liga dos Campeões, quer para os clubes quer para a própria Uefa. Este novo formato atraíu muito dinheiro até si, derivado dos muitos patrocinadores e televisões que compravam os direitos do evento. Com o intuito de aumentar ainda mais os lucros e competitividade, a Uefa decidiu no final do século passado alargar a competição, sendo que para além dos clubes campões de cada país, a prova contemplaria ainda os 2º, 3º e 4º (de alguns países) classificados de cada país. Uma verdadeira Euroliga. O formato de Liga dos Campeões (LC) deu, é certo, uma nova espectacularidade à prova, mas não é menos certo que a TCCE/LC só está ao alcance dos clubes mais poderosos da Europa, dos clubes oriundos dos maiores países em termos de futebol do velho continente (Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Portugal, Holanda, ou Grécia). Estes países colocam sempre 3/4 clubes na competição. Com isto o futebol europeu passou a ser única e exclusivamente de domínio ocidental, pois os país mais pobres em termos futebolísticos, nomeadamente os países de leste, praticamente desapareceram da principal montra do futebol europeu. Clubes que outrora já fizeram furor nesta prova, casos do Steaua de Bucareste, do Estrela Vermelha de Belgrado, e de outros mais, hoje em dia dificilmente conseguem o apuramento para uma fase final da CL (Champions League). É caso para dizer que o dinheiro falou mais alto, que o futebol se tornou num verdadeiro negócio, e só os mais poderosos e ricos é que têm carta branca para participar no grande negócio que é actualmente o futebol mundial.

Dois torféus ao longo de 50 anos de história

Já lá vão 50 anos desde o dia em que a TCCE/LC foi criada. 50 anos onde a prova apenas conheceu dois troféus, sendo que o primeiro (segunda imagem) foi disputado até 1964, altura em que a Uefa decidiu desenhar uma nova taça (a da primeira imagem), a qual ainda hoje se mantém.

Real Madrid... o clube mais vitorioso

Foram muitos os clubes e jogadores que tiveram a honra de inscrever o seu nome no glorioso livro da história da TCCE/LC. No entanto, houve uma equipa/clube que o fez por nove vezes ao longo destes 50 anos de vida da competição. Clube esse que dá pelo nome de Real Madrid (eleito pela FIFA como o maior clube do mundo durante o século XX), que conta nas suas vitrinas com nove taças. A primeira delas foi conquistada como já vimos, logo na primeira edição da competição, em 1956, sendo que em 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1998, 2000 e 2002 foram as restantes épocas em que as famosas camisetas blancas levantaram bem alto o troféu. Madrilistas que são também o clube com mais presenças em finais, doze ao todo. Este record de vitórias do Real Madrid é seguido bem de perto pelos italianos do AC Milan, que se encontram no segundo lugar em termos de títulos conquistados. Os milanistas venceram por seis vezes a competição, mais precisamente em 1963, 1969, 1989, 1990, 1994 e 2003. No terceiro e último lugar do pódio em termos de títulos surgem os ingleses do Liverpool FC, com cinco troféus levantados (1977, 1978, 1981, 1984 e 2005). Ajax de Amesterdão (1971, 1972, 1973 e 1995), Bayern de Munique (1974, 1975, 1976 e 2001) seguem logo a seguir com quatro títulos conquistados cada um deles. Com dois títulos aparecem as duas únicas equipas portugueses que inscreveram o seu nome no livro de ouro da TCCE/LC, SL Benfica (1961 e 1962) e FC Porto (1987 e 2004). Também com dois trofeús no seu palmarés surgem o Inter de Milão (1964 e 1965), Juventus (1985 e 1996), Manchester United (1968 e 1999) e ainda o Nottingham Forest (1979 e 1980). Com uma estrela de campeão surgem FC Barcelona (1992), Celtic FC (1967), Borussia Dortmund (1997), Hamburgo SV (1983), Aston Villa (1982), Feyenoord (1970), PSV (1988), Marselha (1993), Steaua Bucareste (1986) e Estrela Vermelha Belgrado (1991). Mais para a frente neste museu visitaremos uma a uma as 51 edições da história gloriosa e apaixonante da maior competição de clubes do Mundo.

Legendas das fotografias (todas as equipas que venceram a prova):

1- O actual troféu da TCCE/LC
2- O primeiro troféu da competição
3- José Águas ergue a TCCE conquistada pelo SL Benfica em 1961
4- A equipa do FC Porto que venceu a LC em 2004
5- Gerrard, do Liverpool FC, segura a taça conquitada pelo clube inglês em 2005
6- Os italianos do Inter de Milão com o troféu conquistado em 1964
7- A derradeira conquista do AC Milan, em Old Trafford, em 2003
7- A última festa do Real Madrid...em 2002
8- O drem team do Barcelona que conquistou a Europa em 1992
9- O grande Ajax de Amesterdão de 1995
10-O gigante alemão Bayern Munique e a sua última taça conquistada em 2001
11-Borussia Dortmund encantou o futebol europeu em 1997
12-Os Lisbon Lions do Celtic FC que em 1967 conquistaram a TCCE em Lisboa
13-Feyenoord de Roterdão venceu o troféu em 1970
14-O mítico guarda-redes inglês Shilton segura a taça conquistada pelo Nottingham Forest em 1979
15-A felicidade dos jogadores do Aston Villa após vencerem o troféu em 1982
16-Os holandeses do PSV posam para a foto com a taça conquistada em 1988
17-A primeira equipa francesa a vencer uma TCCE seria o Marselha em 1993
18-Os bravos jogadores do Estrela Vermelha de Belgrado que em 1991 surpreenderam a Europa do futebol
19- Sevilha, 1986, uma das maiores surpresas de sempre da TCCE, o Steaua batia o poderoso Barcelona

Nenhum comentário: