quarta-feira, março 08, 2023

Jogos Memoráveis (5)... Barreirense - Dínamo de Zagreb (Taça das Cidades com Feira 1970/71)

Lance do confronto entre Barreirense 
e Dínamo de Zagreb
O Barreiro reserva um lugar muito especial na história do futebol português, já que serviu de berço para alguns dos melhores jogadores lusos de sempre. Figuras como Joaquim Carvalho, João Azevedo, José Augusto, Fernando Chalana, ou João Cancelo são filhos do Barreiro que brilharam, ou brilham no caso do lateral direito Cancelo, no Planeta da Bola. O Barreiro é conhecida como a cidade onde se viveu a revolução industrial em Portugal, pela mão de Alfredo da Silva, o criador da CUF. E foi precisamente a CUF um dos dois principais responsáveis pelo boom desportivo que a cidade da margem sul do (rio) Tejo viveu nos anos 60 e 70 do século passado. Sobretudo no futebol, em que o Barreiro se exibiu em grande plano quer a nível nacional, quer a nível internacional.

Ataque à baliza do Dínamo
Mas esta brilhante performance teve a mão de um outro símbolo incontornável da história desta cidade, o Futebol Clube Barreirense. Com 24 presenças no principal escalão do futebol português, o hoje centenário Barreirense - foi fundado em 1911 - escreveu páginas memoráveis na história do nosso futebol, sendo uma delas que vamos precisamente hoje recordar. Uma cintilante página que teve consequência na brilhante temporada de 1969/70, onde a turma do Barreiro alcançou a sua melhor classificação no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, um 4.º lugar, à frente de históricos como o Belenenses e o FC Porto. Desse grupo, orientado pelo Mestre da Tática Manuel Oliveira, faziam parte nomes como Chico Bolota, Carlos Azevedo, Artur Serra, João Carlos, Malagueta, entre outros, que ajudaram a qualificar o histórico emblema do Barreiro para as competições europeias da época seguinte, mais precisamente para a hoje extinta Taça das Cidades com Feira (TCcF). Naquela que seria a sua primeira e única aparição europeia, o Barreirense foi um dos clubes que participou na derradeira edição da TCcF, que daria o seu lugar, em 1971/72, à Taça UEFA, hoje em dia denominada de Liga Europa.

Quis o sorteio que o padrinho do Barreirense na alta roda do futebol internacional ao nível de clubes fosse o Dínamo de Zagreb, tão só uma das maiores potências da então Jugoslávia. Dínamo que ostentava já no seu palmarés um título continental, no caso a Taça das Cidades com Feira da época de 66/67, onde na final derrotaram os ingleses do Leeds United. Era pois um clube com pergaminhos europeus aquele que o Barreirense tinha pela frente, colocando aos portugueses a fasquia da dificuldade num nível alto.

Mas futebol é futebol, e tudo é possível, como ficou provado no jogo da 1.ª mão desta 1.ª eliminatória da TCcF. Jogo este que aconteceu no dia 16 de setembro de 1970, tendo como palco o Estádio D. Manuel de Melo, no Barreiro, que viveu uma autêntica tarde de festa. Disso dá conta o jornal A Bola, que no dia seguinte a este encontro trouxe uma extensa reportagem sobre a estreia do Barreirense na Europa do futebol.

A equipa do Barreiro que participou na Taça das Cidades com Feira em 70/71

«Foguetes, cabeçudos, tambores e uma infindável alegria foram o "folclore" do campo do Barreirense. Os jugoslavos ficaram surpreendidos com o ar festivo que por "tabela" os acolheu»
, podia ler-se numa foto-legenda publicada sobre esse encontro pelo jornal da Travessa da Queimada. Não era, contudo, a primeira vez que a cidade do Barreiro se vestia a preceito para acolher um jogo alusivo às eurotaças, visto que por duas ocasiões na década de 60 também a CUF havia entrado também em ação na TCcF.

Mas esta era a primeira vez do Barreirense, agora treinado pelo brasileiro Edsel Fernandes, o qual não teria muita sorte nesta sua aventura em terras lusas. O técnico, que fizera furor ao serviço América do Rio de Janeiro, saiu ao fim de oito jornadas a contar para o Nacional da 1.ª Divisão, deixando na altura o clube em último lugar da tabela classificativa, sendo substituído por Artur Quaresma.

Mas neste confronto com os jugoslavos ele estava no banco barreirense, a comandar uma equipa que na baliza tinha já uma promessa do futebol português, e que nos anos seguintes viria a tornar-se numa lenda. Manuel Bento, o seu nome. Então com 23 anos, o guardião, nascido na Golegã, iniciara a sua carreira como sénior ao serviço do Barreirense, transferindo-se para o Benfica dois anos mais tarde.

Também oriundo do América do Rio de Janeiro tinha chegado o defesa Nelinho, que na verdade teve uma passagem muito discreta por Portugal. Este jogador faria, porém, furor no regresso ao Brasil, onde defendeu com arte as cores do Cruzeiro e da seleção brasileira, que defendeu nos Mundiais de 1974 e de 1978.

Mas voltando à festa que na tarde de 16 de outubro de 70 estoirou no Barreiro, dizer que ela seria ainda maior no final do encontro, já que o Barreirense se agigantou e derrotou os teoricamente favoritos do Dínamo de Zagreb por 2-0.

Manuel Bento
Homero Serpa foi o jornalista encarregue de cobrir para A Bola este encontro,  escrevia que o Barreirense, «um bocadinho enervado como noivo que enfrenta a cerimónia nupcial, nunca quis ser uma equipa dominada, uma equipa que surge na Taça das Feiras só para "fazer calendário" e avisou os jugoslavos das suas intenções». E assim o fez perante um estádio quase repleto, não fosse a bancada sul apresentar algumas clareiras. Esta moldura humana resultou a boa quantia de 120 contos de receita. Números excelentes para a época. 

Apesar deste ímpeto inicial de querer vencer, o Barreirense acusou a estreia internacional, facto expresso nos números aparentemente curtos do triunfo. Pois se a tarimba internacional fosse outra, «os jogadores do Barreiro poderiam a estar hora estar tranquilamente deitando contas à vida adivinhando o nome do próximo adversário, se, realmente, possuíssem a seu favor a experiência, o calo, a rotina deste tipo de jogos. É que o triunfo, justo, justíssimo, não se alargou como devia, não criou amplitude porque vieram ao de cima em situações importantes da partida as inibições que adivinhamos possíveis no conjunto orientado por Edsel Fernandes», escrevia Homero Serpa quiçá adivinhando o vendaval que iria varrer com o Barreirense da Europa na viagem à então Jugoslávia. Este resultado foi digamos que lisonjeiro para um Dínamo que  de acordo com o jornalista não terá pesado bem o valor do futebol português daquele tempo, nem mesmo o facto de o Barreirense ter na época transata alcançado um brilhante 4.º lugar no campeonato nacional. No Barreiro, apareceu um Dínamo «confuso, surpreendido, indeciso, que deu a chance aos adversários, admitiu-lhes o futebol genicoso e apenas tentou contrapor-lhe uma monótona maneira de fazer passar o tempo, aguentando a bola ou mesmo fazendo-a passar os limites das quatro linhas».

Câmpora
As dimensões reduzidas do retângulo de jogo do Estádio D. Manuel de Melo também foram um obstáculo a uma equipa habitado a jogar em estádios bem maiores, como aquela turma jugoslava, que apresentou sérias dificuldades nas manobras ofensivas. Porém, Homero Serpa avisava que não contem com este Dínamo, a jogar a «20 à hora» na 2.ª mão, já que este não era o verdadeiro Dínamo de Zagred, sendo que o "original" iria na visão do jornalista jogar em sua casa e em grande velocidade um futebol largo que iria colocar sérias dificuldades aos portugueses. E na verdade, foi isso mesmo o que aconteceu. Mas voltemos ao jogo da 1.ª mão, em que o Barreirense na análise de Homero Serpa levou tempo a compreender que não se sentia bem em campo, que a equipa que surgiu no Barreiro era «uma desagradável surpresa» pelo pobre futebol exibido, e de maneira que quando o golo inaugural da partida apareceu «já os da casa haviam perdido por manifesto nervosismo duas oportunidades flagrantes». Mas o golo, «oportuno e merecido» lá surgiu à passagem do minuto 30 do primeiro tempo. O seu autor foi Serafim, sendo que o "desenho" deste tento foi feito da seguinte maneira pelo jornalista: «Câmpora, no meio campo do adversário, meteu muito bem a bola na frente de José Carlos. O extremo barreirense centro de cima da linha de cabeceira, Câmpora (já na zona central e perto da baliza) falhou o remate e entrou em luta com Ramljak, mas a bola ressaltou para Serafim que rematou forte e por alto».

Este golo galvanizou o Barreirense, que a partir daqui balanceou-se por completo ao ataque, "desenhando" no relvado «jogadas muito bem delineadas, conduzidas, por norma, pelos extremos que sempre tentaram concluí-las, metendo a bola nos pés ou na cabeça dos companheiros da zona frontal. Podemos dizer, sem sombra de favoritismo, aliás absolutamente descabido, que o Barreirense foi a única equipa organizada e com poder atacante durante todo o primeiro tempo», assim analisava Homero Serpa.    

O internacional brasileiro Nelinho com
o manto sagrado do Barreirense
O Barreirense corria, pois, à procura do segundo golo, uma toada em que se desenvolveu toda a segunda parte. Por sua vez, o Dínamo queimava o tempo conforme podia, sem chama e sem soluções para atacar com perigo a baliza de Bento. Nesta etapa complementar o Barreirense jogou com um 12.º jogador, isto é, o seu público, cerca de 7000 almas que por um lado percebendo a apatia dos jugoslavos, e por outro vendo a postura ofensiva da sua equipa, o querer em voltar a marcar, decidiu puxar pela equipa, empurrando-a ainda mais para a baliza de Fahrija Dautbegovic. Este apoio foi por ventura uma injeção de energia renovada para o Barreirense, que galvanizado pelos seus adeptos continuou ao ataque. Porém, o merecido segundo golo só chegaria ao cair do pano, por intermédio do Câmpora, um uruguaio que após a sua retirada do futebol adotou o Barreiro como a sua terra. «Faltava um minuto para a partida terminar, quando o Barreirense fez o 2-0. Livre junto à linha lateral do lado da bancada, apontado por Serra com um ligeiro toque a solicitar a intervenção do dinâmico José João. O jogador barreirense levou a bola, driblou em progressão, e mesmo de cima da linha de cabeceira tirou um centro com força. Falhanço do "keeper" e da defesa jugoslava, batida pela velocidade e trajetória da bola, e entrada rapidíssima, fulgurante de Câmpora a rematar sobre a linda de baliza». assim foi descrito por A Bola um golo que se tivesse aparecido mais cedo poderia ter levado o Barreirense a um resultado mais dilatado.

No rescaldo final desta histórica vitória da equipa da margem sul, Homero Serpa escrevia que acontecesse o que acontecesse nesta eliminatória entre o novato Barreirense e o experiente Dínamo de Zagreb, «uma verdade já é incontestável: a turma do Barreiro fez um excelente resultado, realizou uma bela partida e venceu com todo o merecimento. Foi uma estreia brilhante, tão brilhante que os jugoslavos, jogadores de categoria e habituados a competir a nível europeu, não conseguiram sequer empalidecer. Na história do glorioso Barreirense pode acrescentar-se este capítulo inédito. (...) O Barreirense jogou muito unido, muito apoiado, e magnificamente consciente da utilidade de cada pedra, dando-lhe o valor e o trabalho consequentes».

Nas cabines foram ouvidos alguns dos protagonistas deste embate, tendo Câmpora dito que «o jogo foi difícil. Não metemos mais golos porque também tínhamos de defender, mas lá fora os nossos golos valem dois e não devemos ficar em branco».

Aspeto da bancada do Estádio D. Manuel Melo
no dia do batismo europeu do Barreirense
Por sua vez, o brasileiro Nelinho, que havia entrado na segunda metade, não estava totalmente feliz: «Foi horrível a minha atuação. A equipa esteve bem eu é que estive mal». Já o treinador Edsel Fernandes disse que «o jogo foi o que se esperava, mas a minha equipa merecia melhor resultado.  Temos muitas possibilidades de passar a eliminatória». Enquanto o otimismo para o segundo encontro reinava na cabine portuguesa, no balneário dos visitantes pairava um certo fanfarronismo, a julgar pelas palavras do treinador Zlatko Cajkovski, que apesar de considerar o Barreirense como uma equipa aguerrida, anteviu desde logo que os portugueses não teriam a mínima hipótese em Zagreb. E estava tão certo. «O nosso desaire foi motivado, primeiro, pela adaptação difícil dos meus jogadores ao terreno, muito curto em relação ao nosso. Por outro lado, culpo os meus jogadores por não terem lutado tanto como o costume».

Esta vitória fica, naturalmente, para a história, mas seria demasiado curta para que o Barreirense prosseguisse o sonho europeu, já quem em Zagreb seria goleado por 6-1.

E para a história fica a ficha deste jogo do Barreiro, que teve arbitragem do francês  Georges Uhlén:

Barreirense: Manuel Bento, Artur Serra, Alfredo Bandeira, João de Almeida, Francisco Candeias (Luís Mira, 80), José João, Valter Costa (Nelinho, 57), João Carlos, José Carlos, Henrique Câmpora, e Serafim de Oliveira. Treinador: Edsel Fernandes.

Dínamo de Zagreb: Fahrija Dautbegovic, Zlatko Mesic, Mladen Ramljak, Branko Gracanin, Josip Lalic (Marijan Cercek, 46), Filip Blaskovic, Josip Gucmirtl, Daniel Piric, Krasnodar Rora, Josip Razic (Ivan Miljkovic, 63) e Drago Vabec. Treinador: Zlatko Čajkovski.

Vídeo: BARREIRENSE - DINAMO DE ZAGREB*

*Créditos: www.fcbarreirense.com

Nenhum comentário: