quarta-feira, janeiro 23, 2008

Grandes Mestres do Jornalismo Desportivo (4)... Homero Serpa

Vamos hoje dar um pequeno passeio até à vitrina onde estão expostos os grandes homens da comunicação social desportiva nacional para conhecer mais um vulto desta área da qual ainda sou um humilde aprendiz. Um homem que deixou o mundo dos vivos muito recentemente e que dá pelo nome de Homero Serpa.
Nasceu em 1927, na freguesia de Belém, em Lisboa, e colaborou em diversas publicações desde O Mosquito (jornal infantil) até ao jornal A Bola, além de longo tempo de colaboração dispersa por Gazeta do Sul, República, Diário de Lisboa, Diário Popular, revista Lisboa Carris (da qual foi director) e O Setubalense.
Entrou no jornalismo desportivo, nos anos 50, altura em que o Clube de Futebol Os Belenenses fundou o seu jornal, no qual desempenhou, mais tarde, o cargo de redactor principal. Em Abril de 1955, iniciou-se em A Bola, onde ao longo de mais de 50 anos de ligação com esta nobre publicação foi redactor, subchefe de redacção, chefe-adjunto e chefe de redacção. Aposentado, comprometeu-se a manter a publicação de uma crónica semanal nesse mesmo periódico que actualmente é dirigido pelo seu filho, Vítor Serpa. Foi ainda redactor-fundador de A Bola Magazine e seu chefe de redacção.
Recebeu o Prémio da Reportagem atribuído pelo Clube de Jornalistas do Porto (1993), a Medalha de Mérito Desportivo, a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Oeiras, o diploma de sócio honorário do Clube de Futebol Os Belenenses (2003) e o Prémio «O Pepe», instituído pelo clube azul (1983).
Faleceu, no último dia do ano passado, aos 80 anos, vítima de doença prolongada.

Nenhum comentário: