sexta-feira, agosto 12, 2022

Museus REAIS do Futebol - "Exposição “Vitória Sport Clube 1922-2022”

Este não é um museu oficial de um clube, mas podia bem sê-lo, dado o espólio valioso que contém e que nos guia por uma incrível viagem pela história de um dos maiores emblemas do desporto português. Trata-se da exposição “Vitória Sport Clube 1922-2022”, que retrata os 100 anos do popular emblema da cidade de Guimarães. A mostra encontra-se desde o passado dia 15 de junho no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, no coração da Cidade Berço, e ali é possível ver largas dezenas de fotografias dos 100 anos de vida do Vitória, desde a modalidade rainha do clube, o futebol, até outras modalidades, como o basquetebol, o andebol, o voleibol, ou o polo aquático, onde o “emblema do Rei” também tem uma vasta e rica história. Ademais, podemos recordar fotograficamente muitos dos jogadores mais emblemáticos do clube, bem como imagens dos campos mais antigos. Em suma, fizemos uma fantástica viagem pelos 100 anos de vida do gigante Vitória, que passamos a eternizar no nosso Museu - e a partilhá-la com os nossos visitantes.








Na entrada do Arquivo Alfredo Pimenta está um amplo painel cronológico, com as eras do clube desde a fundação (1922) até aos dias de hoje. Impressas estão não só várias equipas que marcaram a história do clube - como os vencedores da Supertaça Cândido de Oliveira, em 1988, e da Taça de Portugal, em 2013, que constituem - no futebol - os dois títulos mais pomposos dos vimaranenses -, como também diversas figuras que marcaram essas eras, como por exemplo, Alberto Augusto - o Batatinha, Edmur - o único jogador do clube que venceu uma Bola de Prata -, Paulinho Cascavel - para muitos o melhor avançada da história do Vitória -, ou o treinador Rui Vitória - que levou o emblema à conquista da Taça de Portugal. Impressos estão de igual modo numerosos factos da vida do clube ao longo destes 100 anos: os primeiros jogos, as primeiras vitórias, os primeiros títulos, entre outros dados históricos curiosos. Na escadaria que nos leva ao 1.º andar do edifício, encontram-se painéis com a evolução do símbolo do Vitória, acompanhado de algumas figuras lendárias da coletividade, como por exemplo Ademir, ou Neno. 
 






Do espólio fazem parte diversos objetos cedidos por associados, antigos dirigentes, e atletas. A título de exemplo, podemos ver cartões de associado, troféus alusivos a prémios a atletas, salvas de prata, medalhas, revistas, e até os primeiros números do jornal "O Vitória".









Numa outra sala é possível conhecer, ou recordar, a história de todas as casas - vulgo campos/estádios - do Vitória. Desde o primeiro recinto utilizado, o Campo da Atouguia, passando pelo Campo José Minotes, o Campo da Perdiz, o Campo do Benlhevai, o Estádio Municipal de Guimarães, até ao atual e moderno Estádio D. Afonso Henriques. Os adeptos da tecnologia têm nesta sala ao seu dispor de um pequeno entretimento, isto é, têm a hipótese de visionar, escolhendo, vídeos que dão nota não só da construção do atual estádio, como mostram também os campos/estádios passados, com imagens raras de jogos históricos do Vitória nesses tempos. 







Como já referimos, a exposição retrata inúmeras equipas que marcaram a história do clube, sendo que nelas estão eternizadas diversas lendas vitorianas. 


Muitas são as referências a jogos míticos (nacionais e internacionais) do clube ao longo destes 100 anos, através de galhardetes, ou de bilhetes de jogo. 


Falar do Vitória é também sinónimo de falar de uma massa adepta única no país. Os adeptos do clube são conhecidos pela sua fiel e fervorosa ligação - ou paixão - ao clube. Em Guimarães só há um clube para as suas gentes: o Vitória Sport Clube. E nesta exposição também há uma forte referência aos adeptos muito peculiares do clube. 

Nenhum comentário: