terça-feira, março 16, 2021

Arquivos do Futebol Português (13)...

Equipa do Carcavellos que venceu a 1.ª edição do Campeonato de Lisboa, em 1907

O sucesso do o primeiro torneio organizado em Portugal, o Bronze Viúva Alexandre Senna, em 1906, contribuiu para uma maior organização entre os clubes então existentes no sentido de criar um campeonato de futebol com o formato de todos contra todos, à semelhança do que já se fazia em Inglaterra. Em setembro de 1907 foi fundada a Liga de Football Association, presidida por Joaquim Costa. Este organismo formado por Lisbon Cricket Club, Football Cruz Negra, Clube Internacional de Football (CIF) e Sporting Clube de Portugal, decidiu organizar o seu primeiro campeonato por pontos, no formato de todos contra todos a duas voltas.

Os vencedores da prova foram os ingleses do Carcavellos Football Club. O Sport Lisboa (futuro Sport Lisboa e Benfica), o Lisbon Cricket e o CIF foram os outros clubes envolvidos neste campeonato regional, o primeiro a ser realizado no país no sistema de pontos. Nesta prova o poderio do Carcavellos no panorama do futebol lisboeta sobressaiu, já que em 6 jogos realizados a turma inglesa - formada por empregados da Telegraph Company - apenas perdeu um, ante o Sport Lisboa. Aliás, este triunfo dos portugueses sobre os mestres ingleses foi um dos factos mais relevantes desta edição inaugural do Campeonato de Lisboa, já que quebrou um recorde de nove anos de invencibilidade dos ingleses do Carcavellos. Este episódio histórico aconteceu no dia 10 de fevereiro de 1907, com os encarnados a vencerem por 2-1. Em baixo reproduzimos a crónica do encontro no jornal Os Sports:

Os ingleses não perdiam com equipas lusas desde 1898. Para a história ficam os nomes dos heróis do Sport Lisboa que nessa tarde na Quinta Nova (instalações do Cabo Submarino) acabaram com a invencibilidade dos mestres ingleses: Manuel Mora, Henrique da Costa, Emílio de Carvalho, Fortunato Levy, António do Couto, Artur dos Santos, Manuel Costa, António Rosa Rodrigues, Daniel Queiroz dos Santos, Cândido Rosa Rodrigues e David da Fonseca.
A turma do sport Lisboa que na Quinta Nova obteve a histórica vitória ante o Carcavellos

O Sport Lisboa foi mesmo o vice-campeão deste campeonato, com 6 pontos (3 vitórias e outras tantas derrotas), a quatro do Carcavellos (que somou 5 triunfos e apenas perdeu o tal encontro com o Sport Lisboa). Na 3.ª posição ficou o Lisbon Cricket, com 4 pontos e no 4.º lugar quedou-se o CIF, também com 4 pontos, tendo ambas as equipas contabilizados duas vitórias e averbado 4 derrotas. CIF que continuava a ser dos Pinto Basto e dos amigos ingleses.

O primeiro jogo internacional realizado em solo português

No final do ano de 1907, mais concretamente a 15 de dezembro, dá-se outro acontecimento histórico no então jovem futebol português. A norte, no Porto, realiza-se o primeiro encontro internacional em solo lusitano. Frente a frente as equipas do Football Club do Porto e o Real Fortuna de Vigo. As equipas evoluíram no Campo da Rainha, reduto dos portistas, liderados por José Monteiro da Costa, o refundador do clube, tendo o resultado desse encontro caído no esquecimento! Orientados pelo francês Adolphe Cassaigne os azuis e brancos alinharam com Soares, Dumont Villares, Brugmman, Romualdo Torres, Ernesto Sá, António Pinheiro, Raws, Antunes Lemos, John Jones, Catullo Gadda e Edward de Almeida.

FC Porto e Real Fortuna de Vigo posam para a fotoigrafia

O FC Porto retribuiu a cortesia dos galegos três semanas depois, visitando Vigo, naquela que seria a primeira saída internacional de uma equipa portista. tal como o jogo da Invicta o resultado é desconhecido, sabendo-se apenas que se jogou a 12 de Janeiro de 1908, sendo que o único regista desta partida pode ser encontrado no primeiro Relatório e Contas do clube: «resolvemos iniciar as excursões desportivas visitando a cidade de Vigo, indo ali aprender para depois continuarmos por Portugal, ensinando. Porém, o estado do tempo afuguentou o maior número e com grande pesar nosso, essa visita, que seria uma alegria para os nossos amigos de Vigo, que se preparavam para receber 150 visitantes, apenas se limitou a uma pequena excursão de 23 pessoas a quem os sócios do Real Fortuna Clube e Vigo Football Club dispensaram extremos carinhos e inúmeras finezas».

2 comentários:

Anônimo disse...

Em relação ao conteúdo do "post" e de acordo com o blog estrelas-do-fcp.blogspot.com, de Paulo Moreira:
"O campo da Rainha, assim vestido com novas roupagens, viria a ficar para sempre ligado à história do Futebol Clube do Porto e do futebol nacional. Foi naquele campo que se disputou o primeiro encontro internacional de futebol em Portugal, no dia 15 de Dezembro de 1907 quando o F.C. Porto recebeu o Real Fortuna de Vigo. O resultado foi de 4-1 favorável aos portistas que foram os seguintes: Soares, o guarda-redes; Dumont Vilares, Brugmann, Romualdo Torres, Ernesto Sá, António Pinheiro, Ramos, Antunes Lemos, John James, Catullo Gada e Edward d´Almeida. Dado o sucesso desse primeiro encontro, o Real Fortuna de Vigo convidou o Futebol Clube do Porto para um segundo jogo no dia 12 de Janeiro de 1908, cujo resultado se desconhece. O F.C. Porto tornou-se assim o primeiro clube nacional a disputar um jogo no estrangeiro."

José Martins disse...

O primeiro jogo internacional de um clube português foi realizado pelo CIF, em Madrid, em janeiro de 1907, onde venceu por 2-0 o Madrid Foot-Ball Club, clube que esteve na génese do Real Madrid.