1904 fica marcado pela fundação do embrião daquele que viria a ser um dos gigantes do futebol português dali em diante. Em Belém um grupo de jovens decide fundar o Sport Lisboa, o antecessor do atual Sport Lisboa e Benfica. Os fundadores são antigos alunos da Casa Pia de Lisboa - que formavam a Associação de Bem - e do Grupo dos Catataus - igualmente denominado de Belém Football Club. Estes jovens residiam quase no todos no mesmo prédio, localizado na Rua de Belém, onde estava instalada a Farmácia Franco, espaço onde tem lugar a (hoje) famosa reunião da qual viria a resultar a formação do Sport Lisboa. Este grupo, reza a história, dispunha de talentosos artistas da bola, com evidência para os irmãos Catatau, nomeadamente José, António, Cândido e Jorge Rosa Rodrigues. Junto deles alinhavam os Monteiro's e os Carrilho's, todos vizinhos. Ainda antes da fundação oficial do Sport Lisboa, este grupo, que atuava em terrenos na zona de Belém, havia constituído um misto (entre a Associação de Bem e o Grupo dos Catatau) que defrontou o poderoso Grupo dos Pinto Basto, família responsável pela introdução do futebol em Portugal.
A Farmácia Franco foi pois o ponto de partida do clube, sendo precisamente ali que trabalhava Manuel Goularde, e que segundo muitos historiadores foi o grande responsável pela fundação de uma coletividade germinada em finais 1903 e concretizada a 28 de fevereiro de 1904.
Goularde, ao que se diz, foi o mentor da fundação, o responsável por juntar os dois grupos que dariam origem ao Sport Lisboa. Apesar de medíocre enquanto futebolista ele foi uma espécie de homem dos 7 Ofícios dentro do novo clube, pois foi ele que mandou vir as regras e catálogos de equipamentos de futebol de Inglaterra, quem organizou os primeiros jogos, quem registou os frequentadores dos primeiros treinos do recém-formado clube, quem desempenhou as funções de treinador nos primeiros anos de vida do emblema, e acima de tudo quem despendeu uma boa parte das suas economias para ajudar a que o clube sobrevivesse. Foi ademais ele que definiu que as cores do novo clube seriam o encarnado berrante e... vencedor.
Nascido
no Bairro da Ajuda, em 25 de outubro de 1872, este empregado (diz-se que era
contabilista) da Farmácia Franco viria a desempenhar dentro do novo clube
funções de tesoureiro. Ao todo foram 24 os homens que formalizaram a criação do
Sport Lisboa. Entre eles estava pois Manuel Goularde. Sobre ele, disse ao
jornal A Bola em 1945 Cosme Damião, outro
dos nomes que esteve na génese do Sport Lisboa: «Tu não calculas o que era a
figura desse rapaz. Estou-o vendo: aparecia sempre equipado, por completo - da
cabeça aos pés... Kepi preto, camisa branca, calção preto, meias de futebol e
botas também de futebol. Mas o que dava mais nas vistas era uma grande faixa
sobre a camisa, a tiracolo, com as três cores da bandeira francesa. Não
soubemos a princípio o seu nome. Começou a aparecer talvez no terceiro treino.
Não jogava. Dava apenas uns pontapés...
Era
o Manuel Goularde, o empregado da Farmácia Franco.
Manuel Goularde conhecia muito bem as leis do jogo. Tomou para nós, o papel de técnico - do futebol. Passou a acamaradar francamente com os jogadores da Associação do Bem. E falavamos dele com simpatia, nos locais onde nos reuiniamos, geralmente numa farmácia do Conde Barão, também frequentada por sócios do Clube Naval, de Lisboa. Mas continuavam a gostar do futebol. Manuel Goularde foi, mais tarde, quando nos faltavam jogadores, o ponto de ligação do grupo dos «Catataus.... O Manuel Goularde pensou que nós podíamos defrontar aquele grupo se incluíssemos no «team» jogadores do grupo dos «Catataus», ao tempo designado por grupo de Futebol Lisbonense, ou título semelhante. Fizemos assim, um misto entre a Associação do Bem e o Lisbonense. Julgo que perdemos o primeiro desafio, por 0-1. Mas ganhámos o segundo por 1-0. Os dois desafios foram disputados nas Salésias, talvez em Dezembro de 1903. Houve festa rija numa cervejaria em frente da Farmácia Franco, para celebrar a vitória. E partiu da referida festa a ideia de nos reunirmos em clube. Esta ideia discutimo-la depois. Hesitámos no título. Sport Lisbonense de Lisboa. Sport Lisboa. E optámos, no fim, pela última designação. Ficaram especialmente connosco o Goularde, o Daniel de Brito e os quatro irmãos Rosa Rodrigues. Nasceu, assim, o Sport Lisboa».
Nenhum comentário:
Postar um comentário