terça-feira, dezembro 23, 2014

Nomes e números da Taça Intercontinental (19)... 1980

TAÇA INTERCONTINENTAL

Ano de 1980
Em 1980 a Taça Intercontinental aterrava em Tóquio, para ali se fixar até 2004, ano em que a FIFA encerrou esta competição e passou a organizar o Mundial de Clubes. O Nacional de Montevideu foi o primeiro clube a vencer a Intercontinental com o novo formato, por outras palavras, disputado num único jogo e em campo neutro. Novidade era também o troféu Toyota, que o patrocinador oficial do evento oferecia ao campaão do Mundo, que desta forma levava para casa duas taças: a Intercontinental e a Toyota Cup

Nacional (Uruguai) - Nottingham Forest (Inglaterra): 1-0

Data: 11 de fevereiro de 1981
Estádio: Nacional de Tóquio (Japão)
Árbitro: Abraham Klein (Israel)

Nacional: Rodolfo Rodríguez, Blanco, Hermes Moreira, Enríquez, González, Milar, Espárrago, Luzardo, Alberto Bica, Waldemar Victorino, Morales. Treinador: Juan Mugica.

Nottingham Forest: Peter Shilton, Anderson, Lloyd, Burns, F. Gray, O'Neill, Ponte, S. Gray, Robertson, Trevor Francis, Wallace. Treinador: Brian Clough.

Golo: 1-0 (Victorino, aos 10m)
Na relva do Estádio Nacional de Tóquio a vitória sorriu à equipa que à partida era tida como a menos favorita para levantar o "caneco". Orientados pelo lendário e polémico treinador Brian Clough, os ingleses do Nottingham Forest eram olhados como os grandes favoritos a vencer a primeira Taça Intercontinental patrocinada pela Toyota, mas na realidade foi o Nacional que dominou grande parte do encontro, e acabou com toda a naturalidade por vencer. Não fosse o mítico Peter Shilton estar numa tarde inspirada, e os súbitos de Sua Majestade teriam saído da capital nipónica vergados a uma derrota bem mais pesada, tantas foram as vezes que os uruguaios bombardearam a baliza britânica.  
Pela segunda vez na sua história o Nacional conquistava o título máximo - pelo menos assim pensam os sul-americanos, já que os europeus continuavam a dar pouco valor à Taça Intercontinental - do planeta ao nível de clubes

Vídeo: NACIONAL - NOTTINGHAM FOREST
video

Nenhum comentário: