quarta-feira, dezembro 24, 2014

Histórias do Planeta da Bola (5)... Há 100 anos uma bola de futebol promoveu a paz numa noite de Natal muito especial

"O Natal é quando um homem quer", uma expressão que tem tanto de verdade como de mentira, pois se para uns a paz, a fraternidade, e a alegria próprias da quadra natalícia podem ser repartidas pelos 365 dias do ano, para outros somente nesta época do ano é que estes valores são tidos em conta, passando nos restantes dias a imperar o ódio, a disputa, a inveja, ou a intriga. Esta pequena introdução serve para desfiar a nossa história de hoje, uma bonita história, que infelizmente teve uma breve aparição naquele que foi o primeiro grande conflito bélico à escola planetária. "Trégua de Natal", assim é recordada hoje, um pouco por todo o Mundo, a história que nestes dias cumpre 100 anos. Centrada no Velho Continente, a I Grande Guerra Mundial teve início no verão de 1914 - 28 de julho para sermos mais precisos - tendo durado até 11 de novembro de 1918. Confronto bélico que nestes quatro longos anos ceifou a vida de milhões de cidadãos, espalhando um clima de terror nunca dantes visto em solo europeu. Porém, por alturas do Natal desse longínquo e tenebroso ano de 1914 as armas foram postas de lado, tendo o ódio sido substituído pela amizade e pela paz. Há 100 anos atrás, nesta precisa altura do ano, de forma espontânea, as tropas britânicas e alemãs - os dois inimigos que se gladiavam numa luta sangrenta - deram as mãos! Os primeiros sinais de paz natalícia começaram a surgir na região de Ypres, na Bélgica, onde as tropas dos dois lados da trincheira surgiram juntas a entoar canções de Natal, a trocar presentes entre si - diz-se que os alemães ofereceram aos inimigos britânicos cigarros e brandy - ao mesmo tempo em que decoravam as trincheiras com velas e enfeites natalícios. Debaixo de temperaturas negativas o calor humano da amizade e da paz fez-se notar entre homens que até ali se odiavam num clima de guerra que até então nunca se havia visto. Esse momento ficou eternizado como a "Trégua de Natal".
Momento alto dessa história trégua natalícia foi quando alemães e britânicos resolveram pegar numa bola de futebol para dar vida a um amigável jogo de futebol. O belo jogo como veículo promotor da paz! O resultado desse célebre encontro - e o pormenor que menos importa frisar nesta bonita história de Natal - cifrou-se numa vitória germânica por 3-2. Diz-se que o jogo terminou quando a bola furou numa cerca de arame farpado, sendo que este clima de paz e harmonia terminaria assim que a quadra natalícia se cumpriu. Pouco depois, o assustador barulho das armas voltou a fazer-se ouvir...

Natal é efetivamente quando o homem deseja, independentemente das circunstâncias em que se encontre. Promover a paz, a fraternidade, e a alegria desta quadra no restantes 364 dias do ano depende apenas de nós. BOM NATAL para todos os amigos e visitantes do Museu Virtual do Futebol.

Nenhum comentário: