domingo, dezembro 30, 2007

Estrelas cintilantes (10)... Aldo Donelli

A nossa estrela cintilante de hoje foi um dos melhores futebolistas norte-americanos das décadas de 20 e 30 do século passado. O seu nome é Aldo Teo Donelli, um descendente de emigrantes italianos nascido a 22 de Julho de 1907, em Morgan, no Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos da América.
Popularmente conhecido como Aldo "Buff" Donelli, pela sua admiração pelo artista "Buffalo" Bill Cody, este jogador começou a sua brilhante carreira de futebolista aos 15 anos, no Morgan Strasser, clube que representou de 1922 a 1928 na Liga Amadora de Pittsburgh. Este avançado-centro jogou sempre como amador.
Mudou-se posteriormente, em 1929, para o Heidelberg, ajudando este clube a vencer (na temporada 1928/29) a US Amateur Cup, marcando cinco golos na final ante o Newark First Germans, cujo resultado final ficou em 9-0.
Além do soccer (futebol) Donelli praticou ainda futebol americano, actuando pela Duquesne University entre 1926 e 1929.
Nos princípios dos anos 30 quando defendia as cores de uma equipa de futebol da localidade de Curry foi seleccionado para representar a selecção dos Estados Unidos da América no Mundial de 1934, que decorreu em Itália.
Neste último país marcaria quatro golos no jogo de qualificação para a fase final do Mundial contra o México. Já na dita fase final da competição o combinado norte-americano enfrentaria a poderosa equipa da casa, a Itália, no Estádio do Partido Nacional Fascista, em Roma, tendo o resultado final cifrado-se num esmagador 7-1 a favor dos transalpinos, que como se sabe iriam sagrar-se pela primeira vez na sua história campeões do Mundo nesse Mundial. O tento de honra dos Estados Unidos da América no duelo ante a Itála seria apontado por Donelli, aos 57 minutos. Estes dois jogos seriam os únicos que Donelli faria pela selecção dos Estados Unidos.
Em 1935 ele jogou como convidado pelos New York Americans quando esta equipa fez uma digressão pelo México. De regresso aos Estados Unidos concentrou-se no futebol americano, tendo treinado as equipas dos Pittsburgh Steelers e dos Cleveland Rams, ambos da National Football League (principal campeonato de futebol americano dos Estados Unidos). Retirou-se definitivamente do futebol em 1944 quando actuou pelo Morgan Strasser na Open Cup final desse mesmo ano contra o Brooklyn Hispano. Em 1954 o seu nome foi incluido no National Soccer Hall (museu de futebol dos Estados Unidos da América). Morreria a 9 de Agosto de 1994, em Fort Lauderdale, na Florida.
Legendas das fotografias:
1- Aldo "Buff" Donelli
2- Selecção dos Estados Unidos da América entrando em campo para defrontar a Itália no Mundial de 1934

Nenhum comentário: