sexta-feira, dezembro 21, 2007

Estrelas cintilantes (9)... Bert Patenaude

A lenda que hoje vamos recordar nasceu no longínquo ano de 1909, mais precisamente no dia 4 de Novembro, em Fall River, no Estado de Massachusetts, Estados Unidos da América.
Filho de pais franco-canadienses Bertram Albert Patenaude, ou simplesmente Bert Patenaude, foi um dos mais brilhantes futebolistas norte-americanos das décadas de 20 e 30 do século passado.
Jogou a nível profissional na antiga American Soccer League, onde apontou 114 golos em 158 jogos realizados. Ganhou por três vezes a US Open Cup (competição mais importante da época do futebol norte-americano), duas pelos Fall River Marksmen (1930 e 1931), e uma pelo St. Louis Central Breweries FC (em 1935), equipas onde fez dupla com outro astro da bola dos Estados Unidos, Billy Gonsalves, de quem já falámos aqui no Museu. Patenaude jogaria ainda pelos New York Yankees e os New York Giants.


O primeiro hattrick da história dos Mundiais pertence-lhe...

Mas o grande momento da carreira deste avançado aconteceu em 1930, durante o 1º Campeonato do Mundo da FIFA, que decorreu, como se sabe, no Uruguai. Juntamente com Gonsalves, McGhee e Florie, Patenaude formou umas das equipas mais fortes da história do soccer (futebol) dos Estados Unidos.
Nesse Mundial, mais precisamente no dia 17 de Julho, Patenaude entrou para a história do futebol planetário ao ter sido o primeiro jogador numa fase final desta competição a apontar três golos (o popularmente chamado hattrick) num só jogo. Tal feito ocorreu diante do Paraguai, jogo disputado em Montevideo que os Estados Unidos da América venceriam por 3-0, com os golos de Patenaude a serem apontados aos 10, 15 e 50 minutos.
Esta foi uma descoberta recente, pois até 2006 a FIFA atrbuía o primeiro hattrick de um Mundial ao argentino Guillermo Stabile. A entidade máxima do futebol Mundial corrigiu esse erro graças a dados fornecidos por historiadores e fãs da modalidade, assim como a uma extensa investigação seguida da confirmação pela federação de futebol dos Estados Unidos.
No Mundial de 1930 Bert Patenaude marcaria ainda contra a Bélgica no segundo e penúltimo jogo que a sua selecção realizaria no Uruguai, tendo sido eliminada nas meias-finais da prova pela Argentina por expresivos 6-1.
Patenaude marcou seis golos (quatro dos quais no Mundial de 30) em apenas quatro partidas ao serviço da selecção de seu país (três no Mundial de 30 e outra num jogo particular diante do Brasil). Curiosamente, a presença dos Estados Unidos no Mundial de 1930 foi a melhor participação deste país até aos dias de hoje, já que alcançaram o 3º lugar, ficando apenas atrás do campeão Uruguai e da vice-campeã Argentina.
O avançado entrou para o Hall of Fame do futebol de seu país em 1971. Morreria três anos depois.
Legendas das fotografias:
1- Bert Patenaude
2- Fase do jogo entre a Argentina e os Estados Unidos da América a contar para as meias-finais do Mundial de 1930

Nenhum comentário: