quinta-feira, dezembro 06, 2007

Prémios 2007 "Museu Virtual do Futebol" (1)...

Com mais um ano civil a chegar ao fim o Museu Virtual do Futebol resolveu à semelhança do que fez o ano passado eleger os melhores jogadores e equipas do ano. Uma tarefa deveras complicada, pois durante 2007 foram muitos os craques que se revelaram nos relvados mundiais. Depois de muito reflectir elegemos uma lista daqueles que nos pareceram ter sido os melhores de 2007, e é essa lista que hoje vamos apresentar ao ilustre visitante. O que pretendemos de si é que nos ajude a eleger os melhores dos melhores, e como tal vamos hoje dar início a essa votação. Começamos esta nossa tarefa dando a conhecer a lista de candidatos a melhor jogador do Mundo, com o sentido de eleger o sucessor de Zidane, que foi, como se sabe, o jogador escolhido o ano passado pelo Museu como o melhor do Mundo. Este ano a lista é mais curta que o ano passado, mas mesmo assim não é, quanto ao nós, mais pobre, longe disso.
E os candidatos são:

Didier Drogba (Chelsea e Costa do Marfim): Há quem o considere como o maior ponta-de-lança do futebol mundial da actualidade. Jogador fundamental no trajecto vitorioso do Chelsea de José Mourinho na Taça da Liga Inglesa e na Taça de Inglaterra (prova esta onde apontou o golo da vitória na grande final sobre o Manchester United). Sagrou-se ainda o rei dos marcadores daquele que é tido por muitos como o melhor campeonato do Mundo, a Premier League. Já sem Mourinho ao comando dos Blues de Londres Drogba continuou a ser peça chave no esquena do novo técnico Avan Grant. O maior jogador africano da actualidade será também o melhor do Mundo? Escolha...

Cristiano Ronaldo (Manchester United e Portugal): O novo puto maravilha do futebol português será também o novo "Deus" do futebol mundial? Começam a faltar adjectivos para classificar o jovem jogador madeirense, que foi só, quanto a nós, a chave do sucesso do Manchester United para vencer a Premier League 2006/07. Ele conduziu os Red Devils ao êxito com os seus dribles fenomenais, com os seus passes magistrais, com os seus golos, e sobretudo com a sua presença em campo, sim, porque Ronaldo já é o símbolo, o comandante, do Man. United em campo. Sem ele a equipa de Fergusson não é a mesma.

Lionel Messi (Barcelona e Argentina): O Barcelona viveu um ano de seca tanto em Espanha como na Europa. Jogadores fundamentais na conquista da Champions de 2006 e na Liga Espanhola como Deco, Eto'o e Ronaldinho (sobretudo este último) estiveram completamente eclipsados dos relvados por onde o Braça passou em 2007. No entanto, houve um jogador que apesar da campanha medíocre dos catalães se destinguiu, de seu nome Lionel Messi. Esse mesmo, o novo "Deus" do futebol argentino, o herdeiro de Maradona. Em 2007 Messi encantou o Mundo com a beleza do seu futebol. Imitou Maradona por duas vezes, primeiro ao marcar um fenomenal golo idêntico ao de El Pibe contra a Inglaterra no Mundial 1986 onde passou por meia equipa adversária, e depois com a "mão de Deus", tal como Maradona também contra a Inglaterra no Mundial do México. Messi é um senhor jogador, será ele o melhor do Mundo de 2007?

Kaká (Milan e Brasil): Ora aqui está o homem que ofuscou Ronaldinho quer na selecção do Brasil quer no futebol europeu. Ele foi uma das grandes figuras da Champions League 2006/07. Foi ele que comandou o Milan até ao título europeu através da magia pura do seu futebol. Encanta (com os seus dribles e condução da bola) e é letal (marca muitos e decisivos golos). É um fora de série na nossa visão. Será ele o herdeiro de Zizou? Decida...

Frank Ribéry (Bayern Munique e França): Não nos enganámos quando o ano passado dissemos que Frank Ribéry não ia ficar muito tempo no medíocre Campeonato Francês. Depois de um magnífico Mundial 2006 e de um Championat fantástico (onde guiou o Marselha até à Liga dos Campeões) o talento de Ribéry não foi indiferente aos "tubarões" do futebol europeu, sendo que o colosso Bayern de Munique não se fez rogado em pagar uma fortuna por este pequeno génio gaulês. E em boa hora o fez, poque Ribéry se tem cotado como a alma do clube alemão tanto no campeonato como na Taça Uefa. É já o ídolo dos adeptos do clube da Baviera e é o sucessor natural de Zidane na selecção gaulesa. Um dos melhores jogadores do Mundo da actualidade, sem dúvida, mas será ele o número 1 do planeta?

(escolha um dos candidatos)

Nenhum comentário: