quarta-feira, novembro 27, 2013

Emblemas históricos (13)... Galt Football Club

Numa anterior viagem ao passado deste jogo encantador recordámos aquele que foi o primeiro emblema a conquistar um título de dimensão internacional, mas que na realidade hoje não é reconhecido como oficial. Falámos dos ingleses do Upton Park Football Club, que em 1900 subiram ao lugar mais alto do pódio nas Olímpiadas de Paris, no que a futebol diz respeito. A glória, porém, não é reconhecida pela FIFA (surgida em 1904) que alega que os primeiros dois torneios olímpicos de futebol - ocorridos em 1900 e 1904 - eram meramente exibicionais, ou seja, de promoção do jogo do pontapé na bola, além de que foram disputados por grupos colegiais e clubes amadores, e não por seleções nacionais.
Por certo o ilustre visitante já percebou pois que o Upton Park FC não foi o único campeão olímpico que na realidade... nunca o foi. E é então aqui que inicíamos esta nossa viagem ao passado...

Em 1904 a cidade norte-americana de Saint Louis organiza a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Ou melhor, tal como Paris havia feito quatro anos antes integra o evento desportivo na Exposição Universal, intitulada de Louisiana Purchase Exibition. Como em 1900 na capital francesa, os Jogos foram um mero e pequeno apontamento da grande feira internacional, facto que mais uma vez indignou o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o barão Pierre de Coubertin, que nesse sentido recusou-se a marcar presença na cerimónia de abertura do evento, apesar do apelo feito pelo presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Theodore Roosevelt, para que o (re)criador dos Jogos comparecesse na dita cerimónia .
Na verdade os Jogos Olímpicos de 1904 tornaram-se no mais vincado exemplo de racismo/preconceito racial presente na centenária história das Olimpíadas, ficando até hoje conhecidos como os "Dias Antropológicos". Esta denominação aponta para o facto das Olimpíadas de Sanit Louis terem servido quase única exclusivamente para entreter os indivíduos de raça branca que se deslocavam à feira internacional, os quais se divertiam a ver os empregados do certame, onde entre os quais figuravam mexicanos, negros, índios, filipinos, ou pigmeus, a competir entre si em caricatas atividades inseridas nas ditas Olimpíadas. Atividades essas pouco desportivas, diga-se na verdade, já que do ridículo e racista programa olímpico, se é que assim o podemos chamar, havia uma prova que consistia em cuspir tabaco!!! Não se ficou contudo a saber quem foi o campeão olímpico nesta modalidade tão peculir. Aliás, esta foi apenas uma das muitas atividades absolutamente ridículas inseridas nos Jogos de 1904, e talvez por isso o COI tenha decidido anular cerca de 80 medalhas então atribuídas naquelas que foram as Olimpíadas menos participativas da história, com apenas 12 países (representados por 500 atletas) a marcar presença em Saint Louis.

Bom, para além desta triste imagem social a história diz-nos que em Saint Louis também se jogou futebol, ou soccer, como lá - EUA - é denominado o desporto rei. Mas tal como outras modalidades - ou pseudo-modalidades como as cuspidelas de tabaco - foi de mero entretenimento e demonstração. E tal como em Paris, quatro anos antes, três foram as equipa participantes na corrida ao ouro. Abra-se aqui um parêntese para informar que foi em Saint Louis que pela primeira vez foram atribuidas medalhas de ouro aos campeões, de prata aos vice campeões, enquanto que os terceiros classificados levavam para casa o bronze. Mas voltando ao futebol, para dizer que o pobre torneio olímpico seria composto por duas equipas oriundas de estabelecimentos de ensino (!) locais, a do Christian Brothers College, e a do Saint Rose Parish, às quais se juntou uma equipa canadiana, denominada de Galt Football Club.
Canadá que enquanto nação fazia, aliás, a sua estreia olímpica.


Não se sabendo ao certo a data da sua fundação - se 1881 ou 1882 -o Galt era proveniente da cidade com o mesmo nome, situada no Estado de Ontário, a uns 100km de Toronto, e no seu palmarés - até à entrada de 1904 - detinha os títulos de campeão da Ontario Cup de 1901, 1902, e 1903. Conta-se ainda que neste último ano o Galt FC efetuou uma digressão pela província canadiana de Manitoba, tendo aí realizado 17 jogos, traduzidos em 16 vitórias (!) e apenas um empate consentido. Reza a lenda que era de facto a melhor equipa do soccer do Canadá da época.
Pelo facto de terem meramente um caráter demonstrativo, e para não aborrecer muito os nativos norte-americanos com aquele jogo europeu, a organização decide que cada partida do torneio olímpico tem a duração de apenas uma hora, com duas partes de 30 minutos.

A caminhada gloriosa do Galt FC...

O soccer entrou pois em cena no mês de novembro, no dia 16 para sermos mais precisos, muito depois de as outras modalidade terem tido a sua aparição (!), já que a esmagadora maioria das provas olímpicas decorreu entre julho e setembro. Nesse dia pisaram o relvado do Francis Filed, o anfiteatro das Olimpíadas de 1904, as equipas do Galt FC e do Christian Brothers College, equipas, convém sublinhar, compostas por atletas completamente amadores, sendo que no caso desta última juntamos a característica de inexperientes no que a futebol dizia respeito. Resultado final: 7-0 a favor dos experientes canadianos, com o destaque individual a recair sobre o avançado-centro Alexander Hall, um escocês de berço - nasceu em Peterhead, a 3 de dezembro de 1880 - que ainda adolescente emigrou para o Canadá, país onde desenvolveria a sua paixão pelo belo jogo. Ainda num registo biográfico sobre Alex Hall - como era conhecido - é de referir que após os Jogos de Saint Louis voltou à Europa, tendo atuado na First Division inglesa ao serviço do Newcastle United - em 1907 - e na principal liga do seu país natal, ao serviço de equipas como o Dundee FC e o Dunfermline, pouco antes de combater pelo lado inglês durante a I Guerra Mundial.
Bem, mas voltando à partida de abertura do torneio olímpico de 1904 para sublinhar que Alex Hall foi a estrela da tarde ao apontar três golos aos frágeis alunos do Christian Brothers College. Gordon McDonald, com dois tentos na conta pessoal, Frederick Steep, e Thomas Taylor foram os autores dos restantes tentos da equipa do Estado de Ontário.

Apoiados por cerca de 50 adeptos que com eles fizeram a longa viagem de comboio até Saint Louis - entre esses adeptos encontrava-se o mayor (presidente da câmara) de Galt, de nome Mark Munday - os jogadores do conjunto do Canadá fizeram o segundo jogo um dia depois (!), desta feita ante o combinado do Saint Rose Parish. O resultado final traduziu-se em mais uma vitória fácil, embora por números mais suaves: 4-0. Neste encontro a estrela foi o veloz extremo-direito Thomas Taylor, autor de dois golos, que fizeram com que ele fosse a par de Alex Hall - de quem fazia a diferença de idade de apenas um dia, já que Hall havia nascido a 3 de dezembro de 1880, enquanto que Taylor nasceu em Galt um dia depois desse mesmo ano - o melhor marcador do torneio, com três remates certeiros.
O triunfo sobre o também frágil conjunto do Saint Rose Parish deu desde logo o título ao Galt FC, que somava assim duas vitórias, não importando pois o resultado do terceiro e último jogo de torneio, que no dia 20 de novembro colocaria frente a frente as duas equipas norte-americanas. O resultado final dessa luta pela prata olímpica foi um nulo, pelo que houve a necessidade de se realizar um jogo de desempate, marcado para 23 de novembro, sendo que ai o Christian Brothers College levou a melhor por 2-0, ficando assim com a medalha de prata.

Voltando aos campeões olímpicos, ou campeões do Mundo, como a imprensa da época os rotulou, estes receberam as medalhas de ouro logo após a epopeia de Saint Louis, pela mão do chefe de Departamento de Física e Cultura local, James E. Sullivan, tendo regressado posteriomente à pequena cidade do Canadá onde seriam recebidos como autênticos heróis. Pudera.
No ano seguinte a esta conquista uma equipa amadora inglesa, denominada de Pilgrims, realizou uma digressão por algumas localidades do Canadá e dos EUA. Durante a estadia no primeiro país foi agendado um duelo com o Galt FC, os campeões do Mundo como eram chamados, tendo por isso o jogo sido batizado de o Campeonato do Mundo (!), atendendo precisamente ao facto de um dos lados da barricada ser ocupado pelos... campeões do Mundo. O jogo atraiu as atenções de milhares de pessoas, não só no Canadá como também nos vizinhos dos EUA, e por esse facto foram colocados à disposição dos adeptos comboios especiais para Grand River, o local da partida. 3-3 foi o resultado final, e o título mundial continuou assim na posse do Galt FC, clube que viria a conhecer o seu fim em 1910.
Ainda hoje, a conquista de Saint Louis, em 1904, é considerada como o maior feito da história do futebol canadiano... embora, e não será demais repetir, a FIFA não o reconheça.
Para a ternidade ficam pois os nomes de Ernest Linton, George Ducker, John Gourlay, Robert Lane, Albert Johnston, John Fraser, Thomas Taylor, Frederick Steep, Alexander Hall, Gordon McDonald, e William Twaits, os onze heróis de Saint Louis.

Legenda das fotografias:
1-Equipa do Galt FC, campeã olímpica de 1904
2-O cartaz oficial dos Jogos de Saint Louis
3-A frente e verso da medalha de ouro conquistada pelo Galt FC
4- Imagem do Francis Filed, o recinto que acolheu os Jogos de 1904
5-Alex Hall
6-Thomas Taylor
7-Uma avenida da pequena cidade de Galt no início do século XX, altura em que a sua equipa se sagrou... campeã do Mundo!!!

Nenhum comentário: