sexta-feira, novembro 29, 2013

Catedrais Históricas (13)... The Oval

É por demais sabido que Inglaterra é o berço do futebol moderno. Em meados do século XIX os súbitos de Sua Majestade conceberam o belo jogo tal e qual o conhecemos hoje, pelo menos ao nível de regras e/ou conceitos, já que é totalmente descabido comparar o futebol de há mais de 150 anos atrás com o jogo atual. É como da água para o vinho, completamente diferentes. Bom, apesar de diferentes umas das outras todas as fases do desporto rei, desde a sua criação, tiveram histórias de encantar, escritas e protagonizadas por lendários jogadores, cerebrais treinadores, e inteligentes dirigentes, e levadas ao ato em imponentes e míticos palcos. É sobre um desses palcos que hoje vamos iniciar mais uma viagem a bordo da máquina do tempo, para conhecer os cantos daquela que é muito provavelmente a primeira grande catedral que o jogo conheceu a nível planetário. Sem mais demoras, entremos no centenário The Oval Stadium.

Erguido em Londres, em 1845, num local que outrora havia sido um terreno agrícola, o Oval, também conhecido como Kennington Oval, por estar instalado na zona de Kennington, começou por ser aquilo que... é hoje, por outras palavras, um estádio de cricket. Começou por ser a casa do Surrey County Cricket Club, e com o passar dos anos acolheu os jogos da seleção inglesa ante outras potências desta popular modalidade - em terras britâncias, sobretudo -, casos da Austrália, ou de África do Sul.
Com o crescimento do football, o The Oval, assim batizado pelo seu formato oval, já que assim são os campos de cricket, também passou a receber os encontros mais importantes organizados pela Football Association (FA), sendo o mais importante deles a FA Cup final, vulgo, a final da Taça de Inglaterra, a competição futebolística mais antitga do Mundo. No seu relvado oval foi disputada a 16 de março de 1872 a primeira final da taça, entre os Wanderers e os Royal Engineers (nota: ver mais detalhes sobre esta final em "arquivos do futebol mundial" época 1871/72), tendo a vitória sorrido aos primeiros graças a um tento solitário de Morton Betts, perante uma assistência de 2000 pessoas. A festa da taça, isto é, as finais da FA Cup, disputaram-se no mítico estádio londrino até 1892, altura em que a FA passou as decições da sua cup para o Crystal Palace Stadium.

Nem só de encontros de taça se escreve a história do Oval em termos de futebol. Também a seleção inglesa aqui disputou uma dúzia de partidas internacionais, sendo a primeira delas histórica. A 5 de março de 1870 a Inglaterra recebia os vizinhos da Escócia, naquele que foi o primeiro jogo internacional de sempre a nível global. Terminou empatado a uma bola, cabendo ao escocês Robert Copland-Crawford a honra de apontar - para a sua seleção - o primeiro golo de um duelo internacional. Alfred Joseph Baker marcaria para os ingleses quase ao cair do pano. A última final da FA Cup realizada no histórico recinto, em 1892, entre o Aston Villa e o West Bromwich Albion foi mesmo a maior em termos de assistência no que a um jogo de futebol diz respeito. 32 810 almas presenciaram uma vitória por 3-0 do West Brom sobre os Villains.
Com o aparecimento do Crystal Palace Stadium - e posteriormente com o White City Stadium, ao qual se seguiu a celebrérrima catedral de Wembley - o futebol deixou de vez o Oval, que até aos dias de hoje - sim, ainda existe, embora com significativas melhorias a nível de estética, e vale bem a pena os fanáticos, como eu, adeptos do passado do belo jogo darem lá uma saltada - seria usado para partidas de cricket. Uma coisa é certa, esta foi sem dúvida a primeira catedral mundial do belo jogo.

Legenda das fotografias:
1-The Oval, a rebentar pelas costuras, na sua última final da FA Cup, entre o Aston Villa e o West Brom
2-Uma imagem área do princípio do século XX, comprova o formato oval que esteve na origem do nome de batismo do mítico recinto

Nenhum comentário: