segunda-feira, novembro 19, 2012

Lista de Campeões... Campeonato do Mundo de Futsal


A ideia de criar um grande evento global que reunisse as melhores seleções do futsal nasceu no início da década de 80 do século passado pela mão do país que - talvez - melhor tem interpretado esta variante do futebol, o mesmo é dizer o Brasil. O primeiro Mundial de uma modalidade que na época era ainda denominada de futebol de salão foi organizado pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) em 1982, tendo sido ganho - naturalmente - pela seleção brasileira. Este Campeonato do Mundo não oficial, por assim dizer, prolongou-se por mais duas edições, em 1985 (Brasil foi novamente campeão), e 1988 (Paraguai venceu a competição). Apercebendo-se do crescimento e consequente popularidade da modalidade a nível global a FIFA resolveu chamar até si a organização do Mundial, e desta forma oficializar o torneio, não reconhecendo porém os três eventos anteriores chancelados pela FIFUSA.
Em 1989 é dado o tiro de partida, com a realização do primeiro CAMPEONATO DO MUNDO DE FUTSAL. Tal como no futebol este evento é organizado de quatro em quatro anos, e tem tido como grande dominador o Brasil, que nas oito edições disputadas até à data venceu cinco campeonatos (!), reinado apenas interrompido entre 2000 e 2008, período em que a Espanha subiu ao trono do planeta do futsal, e em 2016, ano em que a outsider Argentina surpreendeu o Mundo. Portugal entrou para a história em 2021, quando conquistou o título no torneio realizado na Lituânia. 
Em seguida apresentamos as imagens dos imortais campeões do Mundo (Nota: Em cima podemos ver os dois troféus mais recentes criados pela FIFA para coroar o campeão mundial)

Holanda 1989 - Vencedor: BRASIL
Hong Kong 1992 - Vencedor: BRASIL
Espanha 1996 - Vencedor: BRASIL
Guatemala 2000 - Vencedor: ESPANHA
China Taipé 2004 - Vencedor: ESPANHA
Brasil 2008 - Vencedor: BRASIL
Tailândia 2012 - Vencedor: BRASIL
Colômbia 2016 - Vencedor: ARGENTINA
Lituânia 2021 - Vencedor: PORTUGAL

Nenhum comentário: