sexta-feira, novembro 23, 2012

Efemérides do Futebol (12)...

A primeira "seleção nacional"

Noutras visitas à história já recordámos a primeira vez que a seleção nacional de Portugal entrou em campo para defender a sua bandeira. Facto ocorrido, nunca é demais relembrar, a 18 de dezembro de 1921, em Madrid, diante da Espanha, que bateu o combinado luso por 3-1. Este foi efetivamente o primeiro encontro em que a seleção nacional portuguesa apareceu sob esta desiganção, mas mais de uma década antes a Associação de Futebol de Lisboa (AFL) reuniu alguns dos melhores clubes da sua região administrativa para representar a sua equipa em duelos ante equipas internacionais, equipa essa que seria batizada de... seleção nacional. A estreia desse combinado nacional ocorreu em Huelva (Espanha) a 27 de agosto de 1910 e resulta de um convite inicial do Recreativo daquela cidade castelhana a Eduardo Luís Pinto Basto, filho do introdutor do futebol em Portugal, Guilherme Pinto Basto, e dirigente/atleta do Clube Internacional de Futebol (CIF). Pinto Basto sugeriu o Sporting como substituto do CIF, que por motivos desconhecidos não se mostrou disponível para viajar até Espanha, acabando o CIF e o Sporting por decidir enviar uma equipa que fosse composta por jogadores provenientes de vários clubes filiados na AFL. E a equipa que viajou para Huelva e bateu o Recreativo local por 4-2 era composta por: António Bentes (Sporting), Augusto de Freitas (Sporting), Henrique Costa (Benfica), Francisco Bellas (Sport União Belenense), António Couto (Sporting), Cosme Damião (Benfica), António Rosa Rodrigues (Sporting), António Stromp (Sporting), Francisco Stromp (Sporting), e Luiz Vieira (Benfica).
Encantados com a experiência a AFL resolve em 1911 voltar a reunir a sua "seleção nacional", desta feita para enfrentar os franceses do Stade Bordelais, que a convite da associação lisboeta efetuaram três encontros em território português, um diante do CIF, outro com o Benfica, e por último ante a "seleção" da AFL. Este último desafio decorreu no dia 21 de maio, no Campo da Feiteira, em Lisboa, e a "seleção nacional", equipando de camisola azul e branca (cores da monaquia que então acabara de cair em Portugal), calção branco, e meia preta, alinhou com: Eduardo Luís Pinto Basto (CIF), Merick Barley (CIF), Henrique Costa (Benfica), William Sissener (CIF), Cosme Damião (Benfica), Artur José Pereira (Benfica), António Stromp (Sporting), Francisco Stromp (Sporting), António Rosa Rodrigues (Sporting), Carlos Sobral (CIF), e João Bentes (Sporting). Quanto ao resultado o conjunto luso esmagou o seu congénere gaulês por 5-1.
Nos anos que se seguiram a "seleção nacional" da AFL efetuou mais alguns jogos, sendo de sublinhar uma ida ao Brasil, onde no Rio de Janeiro somaram uma vitória, um empate, e duas derrotas.
Na imagem de cima pode ver-se a equipa da AFL, sob os desígnios de "seleção nacional" que enfrentou o Stade Bordelais na tarde de 21 de maio. (da esquerda para a direita na fila de baixo: António Stromp, António Rosa Rodrigues, Francisco Stromp, Carlos Sobral, e João Bentes. Em cima pela mesma ordem: Cosme Damião, Merick Barley, Eduardo Luís Pinto Basto, Henrique Costa, Artur José Pereira, e William Sissener).

Nenhum comentário: