quarta-feira, março 28, 2012

Craques da areia (3)... André

Com o calor à espreita é altura de dar um salto até à praia para conhecer um pouco mais ao pormenor um dos atuais astros do beach soccer planetário. Neste regresso à vitrina dedicada aos “craques da areia” visitamos André, um artista das areias que nasceu a 26 de maio de 1977 em Natal (Brasil), tendo apresentado o seu talento ao Mundo por alturas de 2004. De lá para cá tem encantado os adeptos da modalidade um pouco por todo o lado com a sua invulgar técnica de manusear a bola nas difíceis areias e o seu apurado instinto de goleador.
Antes de inverdar pelo beach soccer André Álvaro Batista do Nascimento – de seu nome completo – teve uma passagem pelos relvados, cenário onde vestiu as cores de clubes como o ABC, o América, e o desaparecido Força e Luz. Contudo, seria na areia que se sentiria como um “peixe dentro de água”. 2004 marcou como já referimos o início de uma gloriosa carreira para a nossa estrela de hoje, colecionando títulos e prémios que fazem dele uma lenda do futebol de praia.
Um estatuto alcançado pelo “bigode” - alcunha dada a André pelo peculiar bigode que se tornou na sua imagem de marca – sobretudo ao serviço da seleção brasileira, com a qual tem brilhado.
Com a “canarinha” venceu (já) nada mais nada menos do que 4 Campeonatos do Mundo da FIFA (!), tendo o primeiro deles sido conquistado em “casa”, o mesmo é dizer no Rio de Janeiro, a capital do beach soccer mundial, em 2006, ao lado de outras lendas da modalidade como Júnior Negão, Benjamin, Sidney, ou Buru. Um ano mais tarde, novamente na “Cidade Maravilhosa” o “bigode” arrecadava a sua segunda estrela de campeão do Mundo, depois de na grande final o “escrete” ter batido o estreante – em Mundiais – México por 8-2 com dois golos da sua autoria.
Em 2008 a FIFA leva o Mundial de beach soccer pela primeira vez para a Europa, escolhendo Marselha (França) para acolher a fase final de um evento que sem surpresa seria novamente ganho pelos “reis da areia”, por outras palavras, o Brasil, que no jogo decisivo batia a Itália por 5-3 com a preciosa ajuda de André que na Praia do Prado fez o gosto ao pé por uma ocasião em mais um momento de ouro para o futebol de praia brasileiro.
Em 2009 o Mundial viaja até ao Dubai, local que recebe a 5ª edição do certame. Mais uma vez o Brasil leva a melhor sobre a concorrência, erguendo a sua quarta “copa” após ter batido na final a sensacional Suíça liderada pelo astro Dejan Stankovic por 10-5, tendo o “bigode” apontado dois dessa dezena de golos. Quatro títulos mundiais para André, um feito ao alcance de muito poucos!
Com o passar dos anos o craque foi ganhando um maior protagonismo dentro da seleção brasileira, liderando – e vencendo – a “canarinha” em outros torneios internacionais em que esta competia.
E 2011 é disso um bom exemplo, o ano onde André foi... rei. Por outras palavras, ele foi o melhor jogador do Mundo – para muitos dos críticos da modalidade – no ano passado, muito devido às suas magníficas atuações no Campeonato do Mundo realizado em Ravenna (Itália). A coroação de André só não foi perfeita porque para espanto de todos a Rússia derrotaria o Brasil na final desse Mundial. Mesmo assim o “bigode” alcançou o título de melhor marcador da competição, com 14 golos, tendo sido ainda eleito como o segundo melhor jogador do torneio logo atrás do russo Ilya Leonov.
2011 foi mesmo um ano em que André teve o “pé quente” como se costuma dizer por terras de Vera Cruz, já que na 1ª edição do Mundialito de Clubes, realizado em Represa de Guarapiranga (São Paulo), ele foi coroado o rei dos goleadores na sequência de 16 remates certeiros com as cores do Flamengo. Foi ainda campeão da Liga da Rússia, ao serviço do Lokomotiv de Moscovo, pouco antes de voltar ao seu país para defender as cores do Corinthians, emblema com o qual no passado dia 25 de março de 2012 conquistou a 1ª edição do Campeonato Brasileiro de beach soccer depois de na final ter batido o Santos, liderado pelo seu companheiro de seleção Buru, por 4-1. Nesse jogo André apontou dois golos.
Na rica história da seleção do Brasil André é – até à data – o quinto melhor marcador de sempre da equipa, com 204 golos, atrás de craques como Nenén (336 golos), Júnior Negão (318), Benjamin (291), e Jorginho (290).

Legenda das fotografias:
1-Com a camisola que o tornou célebre no Mundo; a do Brasil
2-O "bigode" com as cores do Flamengo no Mundialito de Clubes em 2011
3-Lutando pelo Corinthians, com quem venceu o 1º Campeonato Brasileiro da história

Nenhum comentário: