sexta-feira, dezembro 31, 2010

Boas entradas... permanências... e saídas em 2011

Pensamentos filosóficos em... "futebolês" (2)...

O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso...

Bill Shankly (lendário ex-treinador do Liverpool)

O melhor de 2010...

Uma imagem para a eternidade, é assim que podemos caracterizar a foto que o Museu Virtual do Futebol escolheu para encabeçar a lista dos melhores momentos de 2010. A Espanha chegava ao topo do planeta depois de em Joanesburgo ter conquistado a primeira coroa Mundial da sua história. Um prémio merecido para a actual melhor equipa do planeta...

O melhor de 2010...


Seria um portugês que 45 anos depois voltaria a conduzir o Inter de Milão ao título europeu. José Mourinho, pela segunda vez na sua carreira, colocava a mão no troféu mais desejado do planeta ao nível de clubes, o da Liga dos Campeões, após guiar os italianos durante um trajecto fantástico até Madrid onde numa final não menos fantástica o Inter derrotaria o Bayern por 2-0. Já neste final de ano, e sem Mourinho que entretanto havia ficado precisamente em Madrid a treinar o Real, o Inter subia ao topo do Mundo na sequência da conquista do Mundial de clubes.

O melhor de 2010...


O Atlético de Madrid foi umas das equipas em destaque neste ano. O regresso aos triunfos em provas internacionais (Liga Europa e Supertaça Europeia) dos colchoneros ajudou a fazer deste um ano inesquecível para o futebol espanhol.

O melhor de 2010...





No plano individual interno nomes houve que durante o ano foram em centenas de ocasiões badalados na imprensa nacional e internacional pelos seus desempenhos nos relvados portugueses. Um deles viveu em 2010 um autêntico conto de fadas - como o próprio faz questão de frisar - após ter viajado da 2ª Divisão Nacional de Portugal directamente para o colosso mundial Manchester United. Falamos do até há bem pouco tempo desconhecido Bebé, avançado que nem sequer chegou a pisar os relvados da principal liga portuguesa, sendo uma das apostas de Alex Ferguson em muitos dos jogos que os red devils fizeram nesta segunda metade de 2010. A boa temporada do Benfica muito ficou a dever ao talento de dois jovens atletas, Di Maria e Fábio Coentrão. Os bons desempenhos do argentino valeram-lhe a ida para Madrid onde é já um dos titulares absolutos do Real de Mourinho, ao passo que o segundo é um dos actuais melhores defesas-esquerdos do futebol mundial... sendo que o campeonato português é já pequeno demais para o seu enorme talento. Talento e força são características do incrível Hulk, avançado brasileiro do FC Porto, que neste final de ano surge como a grande figura do panorama futebolístico luso.

quinta-feira, dezembro 30, 2010

O melhor de 2010...



A primeira metade de 2010 a nível interno foi pintada em tons de encarnado. De facto este foi um ano em que o Benfica voltou a ter motivos para sorrir na sequência da reconquista do título de campeão nacional. Para a Luz viajaria também a Taça da Liga conquistada no Algarve ao grande rival FC Porto. Portistas que de 2009/10 levaram duas recordações, a Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira. Nada mau.

O melhor de 2010...





Semana após semana 2010 trouxe-nos grandes espectáculos futebolíticos inseridos nos melhores e mais competitivos campeonatos nacionais. Foi o caso de Inglaterra, onde o futebol é vivido de uma maneira apaixonante ímpar, onde é jogado com uma alma imensa... e onde o Chelsea celebrou o primeiro título nacional na era pós-Mourinho. E por falar no "Special One" Itália rendeu-se um ano mais à mestria do treinador lusitano, o qual conduziu o Inter à conquista de mais um Scudetto. Na fria Alemanha o poderoso Bayern voltou a largar foguetes de festejos de título, ao passo que em Espanha a máquina de Guardiola - o mesmo é dizer o FC Barcelona - não deu hipóteses à concorrência. Fora da Europa o destaque maior vai sem margem de dúvidas para o popular Fluminense que 26 anos depois voltou a vencer o Campeonato Nacional do Brasil, o popular "Brasileirão".

O melhor de 2010...


No que toca a vedetas cá do nosso burgo o destaque maior vai para dois emigrantes de luxo. O primeiro ganhou tudo o que tinha para ganhar ao serviço do Inter de Milão (campeonato, taça, e Liga dos Campeões), e o segundo realizou o melhor registo individual em termos de golos apontados (48) durante o ano civil. Falamos como é óbvio de José Mourinho e Cristiano Ronaldo.

O melhor de 2010...




2010 trouxe à superfície grandes momentos de futebol protagonizados por diversos astros da arte de manusear o esférico. Alguns deles ficaram guardados no baú dos melhores momentos do último Campeonato do Mundo, ocorrido na África do Sul, como por exemplo os golos e as magníficas exibições do uruguaio Diego Forlán que muito justamente lhe valeram o prémio de melhor jogador do certame. Mas nem só em terras africanas o craque sul-americano espalhou o seu perfume, já que também os relvados europeus tiveram o privilégio de ser palco de alguns recitais futebolíticos levados a cabo pelo jogador do Atlético de Madrid, como é o caso do Estádio de Hamburgo no qual o avançado apontou os dois golos que selaram a vitória dos colchoneros na Liga Europa.
Ainda no Mundial os holandeses Sneijder e Robben adocicaram o sumo da laranja, sendo que o primeiro viveu momentos de sonho com a camisola do Inter de Milão na sequência da conquista de um "triplete" histórico para o emblema transalpino (Scudetto, Taça de Itália, e Liga dos Campeões).
Mesmo sem ter feito um grande Mundial, longe disso, o argentino Leo Messi foi indiscutivelmente um dos melhores de 2010. Momentos de pura magia (na sua esmagadora maioria ao serviço do Barcelona) foram protagonizados por um rei que muito justamente foi neste ano coroado como o melhor do melhores.

O melhor de 2010...


O futsal português viveu no ano que agora finda o momento mais glorioso da sua história no plano além fronteiras com a vitória do Benfica na UEFA Futsal, o equivalente à Liga dos Campeões no futebol.
Ainda a nível internacional é destacar mais um título europeu de futsal conquistado pela selecção de Espanha.

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Efemérides do Futebol (8)...

Campeão no futebol... e no atletismo

Quando em 1898 o Orgryte ganhou o campeonato sueco pela terceira vez consecutiva no lado direito da sua defesa actuava Paul M. Pehrson. Até aqui nada de mais. A curiosidade reside no facto deste atleta ter sido dois anos antes campeão nacional sueco de... atletismo nos 1.500m e 10.000m!

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Grandes Mestres do Jornalismo Desportivo (9)... Aurélio Márcio

O mundo do jornalismo desportivo lusitano ficou muito mais pobre neste final de 2010 com o desaparecimento de um dos seus maiores astros... Aurélio Márcio. Se de uma lendária equipa de futebol se tratasse então poderíamos dizer que este vulto da pena fez parte do maior “dream team” lusitano de todos os tempos. Um combinado composto por lendas como Vítor Santos, Carlos Pinhão, Homero Serpa, ou Alfredo Farinha, todos com a camisola de “A Bola” vestida. Aurélio Márcio era um dos elementos mais destacados dessa famosa equipa. O encanto e sabedoria da sua escrita fizeram dele um dos grandes mestres do jornalismo desportivo. Na sua veia literária corria o sangue crítico de Santos Neves, de quem se dizia grande admirador, ou o estilo único e belo do mestre Cândido de Oliveira.
Aurélio Márcio nasceu no norte, mais concretamente em Fafe, a 12 de Julho de 1919, tendo iniciado a sua ímpar carreira no “Diário Popular”, em 1943, onde começou a coleccionar prémios de cariz individual alusivos à mestria do seu notável trabalho. Espalhou ainda o seu perfume literário pelas páginas de “O Século”, “Record”, ou a “Gazeta dos Desportos”. Também os microfones de algumas rádios nacionais foram testemunhas da melodia da sua inigualável sabedoria desportiva, tais como a “Emissora Nacional”, a “TSF”, ou a “Rádio Renascença”.
Mas seria “A Bola” que guardaria alguns dos maiores tesouros literários de um vulto que viajou pelos cinco continentes, sempre com a bola como motivo principal. Neste aspecto Aurélio Márcio é um ícone a nível planetário, já que foi o jornalista da história que mais Campeonatos do Mundo e da Europa cobriu enquanto profissional. No que concerne aos primeiros esteve em 10 Mundiais, tendo a estreia ocorrido em 1966, no célebre Mundial de Inglaterra onde os “Magriços” de Eusébio e companhia brilharam a grande altura. Em termos de Europeus o seu vasto e rico currículo conta com oito presenças. Notável, e apetece mesmo dizer que muito dificilmente alguém irá derrubar este recorde pessoal que mereceu já uma distinção da parte da FIFA.
Distinções é coisa que aliás não falta no trajecto deste homem... que foi condecorado com a Medalha de Prata de Mérito Concelhio da Câmara Municipal de Fafe, a Medalha de Bons Serviços - Desporto do Ministério da Educação Nacional, a Medalha de 25 anos do CNID e da Comenda da Ordem de Mérito, agraciado pela Presidência da República Mário Soares. Palavras para quê?
O mito abandonou o Mundo terrestre no passado dia 20 de Dezembro, aos 91 anos, vítima de doença prolongada.

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Memórias lusitanas (38)...

Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Época 1971/72

CAMPEÃO NACIONAL: SPORT LISBOA E BENFICA

CLASSIFICAÇÃO GERAL:


CLUBE-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Benfica---30---26---3---1---81---16---55

2º V. Setúbal---30---17---11---2---62---16---45

3º Sporting------30---17---9---4---51---26---43

4º CUF------------30---12---13---5---43---28---37

5º FC Porto-----30---13---7---10---51---32---33

6º V.Guimarães-30---11---8---11---49---47---30

7º Belenenses---30---11---7---12--35---33---29

8º Barreirense---30---11---5---14---34---46---27

9º Farense-------30---9---7---14---34---48---25

10º Atlético-----30---8---9---13---35---52---25

11º Boavista-----30---7---10---13---28---46---24

12º U.Tomar----30---9---5---16---25---42---23

13º Beira-Mar---30---7---9---14---29---51---23

14º Leixões-----30---7---7---16---26---51---21

15º Académica-30---7---7---16---29---38---21

16º Tirsense-----30---6---7---17---26---66---19

OS RESULTADOS DO CAMPEÃO:

V. SETÚBAL: 3-1 / 0-0

SPORTING: 3-0 / 2-1

CUF: 2-9 /1-1

FC PORTO: 1-0 / 3-1

V. GUIMARÃES: 3-0 / 3-1

BELENENSES: 1-0 / 1-0

BARREIRENSE: 5-1 / 0-1

FARENSE: 2-0 / 5-2

ATLÉTICO: 5-1 / 5-1

BOAVISTA: 2-0 / 2-2

U. TOMAR: 3-0 / 1-0

BEIRA-MAR: 2-1 / 3-1

LEIXÕES: 6-0 / 1-0

ACADÉMICA: 3-1 / 3-0

TIRSENSE: 7-0 / 3-0

OS NOMES DOS CAMPEÕES NACIONAIS:

José Henrique, Jaime Graça, Humberto Coelho, Artur Correia, Nené, Eusébio, Artur Jorge, Adolfo, Jordão, Toni, Simões, Malta da Silva, Rui Rodrigues, Messias, Vítor Baptista, Vítor Martins, Diamantino Costa, Zeca, Fonseca, e Eurico Caires. Treinador: Jimmy Hagan

Com um plantel de luxo, onde figuravam algumas das maiores lendas de todos os tempos do futebol português, casos do incontornável Eusébio, de Artur Jorge, Humberto Coelho, Simões, Nené, Vítor Baptista, entre muitos outros, o Benfica voltava a passear classe no Nacional da 1ª Divisão, deixando o rival mais directo, no caso o Vitória "sadino" a uma distância de 10 pontos

Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Época 1971/72

CAMPEÃO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO: UNIÃO DE COIMBRA 

CLASSIFICAÇÃO GERAL ZONA NORTE:

CLUBE-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º União Coimbra---30---13---12---5---35---18---38

2º Riopele----------30---12---13---5---40---26---37


3º Marinhense------30---15---6---9---43---27---36


4º Varzim----------30---12---10---8---32---27--- 34


5º Sanjoanense----30---12---9---9---41---33--- 33


6º Famalicão------30---12---6---12---46---44---30


7º Braga----------30---12---6---12---33---35---30


8º Fafe-----------30---12---6---12---37---39---30


9º Sp. Espinho-------30---9---11---10---37---31---29


10º Penafiel-----30---10---9---11---32---42---29


11º U. Lamas---30---12---4---14---38---39---28


12º Salgueiros--30---8---12---10---25---32---28


13º Gil Vicente-30---9---9---12---29---35---27


14º Sp. Covilhã----30---11---4---15---46---47---26


15º Alba-------30---9---5---16---37---55---23


16º Gouveia---30---9---4---17---21---42---22


CLASSIFICAÇÃO GERAL ZONA SUL:

CLUBE-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Montijo----30---19---10---1---52---14---48

2º Peniche----30---16---8---6---50---27---40


3º U. Leiria---30---14---7---9---50---29---35


4º Sacavenense--30---15---3---12---45---44---33


5º Oriental-------30---14---5---11---39---30---33


6º Sesimbra------30---11---10---9---44---37---32


7º Torres Novas--30---13---5---12---39---45---31


8º Olhanense------30---12---6---12---41---38---30


9º Sintrense--------30---8---13---9---40---37---29


10º Seixal---------30---11---7---12---29---46---29


11º Cova da Piedade-30---11---6---13---39---37---28


12º Tramagal--------30---11---6---13---33---34---28


13º Portimonense----30---13---2---15---29---43---28


14º Nazarenos-------30---8---6---16---32---49---22


15º L. Évora---------30---7---3---20---32---58---17


16º Torreense--------30---4---9---17---31---57---17


Apuramento do campeão:

União Coimbra - Montijo: 2-1
Vivendo sempre na sombra da Académica o União de Coimbra teve em 1972 o seu primeiro grande momento de glória nacional, ao sagrar-se campeão nacional da 2ª Divisão

Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Época 1971/72 

CAMPEÃO NACIONAL DA 3ª DIVISÃO: CALDAS

CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE A:

CLUBE-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS
  
1º Vilanovense-----30---21---6---3---52---21---48

2º Vianense-------30---20---6---4---69---33---46


3º Chaves--------30---17---5---8---59---29---39


4º Régua---------30---15---8---7---58---33---38


5º Leça----------30---15---7---8---50---32---37


6º Freamunde----30---14---6---10---60---42---34


7º Vizela---------30---14---4---12---46---36---32


8º Limianos------30---10---9---11---31---30---29


9º Vila Real------30---11---7---12---33---35---29


10º Sp. Lamego-----30---11---6---13---40---45---28


11º S. Pedro da Cova---30---8---12---10---36---41---28


12º D. Aves-----30---9---7---14---43---42---25


13º Vieira-------30---6---13---11---38---47---25


14º Mirandela---30---6---4---20---31---84---16


15º Alijoense----30---5---5---20---27---67---15


16º Bragança----30---2---7---21---18---76---11


CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE B:

CLUBE-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Oliveirense-----30---21---8---1---62---16---50

2º Valecambrense--30---22---5---3---67---11---49


3º Ovarense-------30---18---8---4---64---19---44


4º Feirense--------30---19---6---5---66---24---44


5º Marialvas------30---20---2---8---65---25---42


6º Acad. Viseu----30---16---5---9---58---28---37


7º Lourosa-------30---13---9---8---54---27---35


8º Anadia--------30---15---4---11---40---25---34


9º Naval 1º Maio--------30---8---10---12---34---36---26


10º Ala Arriba--30---9---5---16---40---52---23


11º Mortágua---30---9---4---17---29---61---22


12º Penalva-----30---8---4---18---32---54---20


13º Guarda-----30---7---5---18---28---60---19


14º Eirense-----30---5---4---21---19---69---14


15º Panasqueira-30---2---7---21---29---99---11


16º Celoricense--30---4---2---24---21---102---10


CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE C:

CLUBE-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Caldas--------30---18---10---2---56---12---46

2º Portalegrense--30---17---8---5---52---26---42


3º Alhandra------30---15---8---7---47---27---38


4º Odivelas-------30---11---15---4---39---21---37


5º U. Almeirim----30---12---13---5---43---20---37
 

6º Casa Pia-------30---12---10---8---39---28---34

7º Alverca--------30---11---6---13---48---50---28


8º Marrazes-------30---9---10---11---38---43---28


9º U. Santarém----30---10---7---13---30---40---27


10º Amiense------30---9---9---12---40---42---27


11º Bombarralense-30---8---11---11---35---43---27


12º O Elvas--------30---6---13---11---35---45---25


13º Est. Portalegre--30---8---9---13---36---44---25


14º Alferarrede-----30---9---6---15---38---56---24


15º Soure----------30---7---8---15---38---63---22


16º Calipolense----30---2---9---19---23---77---13


CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE D:

CLUBE-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Almada ---------30---19---9---2---56---18---47

2º Juv. Évora-------30---17---9---4---54---24---43


3º Lusitano VRSA-30---18---7---5---51---25---43


4º Silves-----------30---15---5---10---43---35---35


5º Vasco da Gama-30---12---10---8---42---26---34


6º Estoril----------30---13---7---10---46---50---33


7º D. Beja--------30---11---9---10---43---33---31


8º Esp.Lagos-----30---9---12---9---38---36---30


9º Amora--------30---10---9---11---42---42---29


10º Paio Pires----30---10---8---12---35---44---28


11º Luso---------30---11---6---13---32---41---28


12º U. Montemor-30---10---8---12---44---39---28


13º Faro e Benfica-30---8---10---12---42---42---26


14º Moitense------30---4---8---18---29---74---16


15º Grandolense---30---3---9---18---26---55---15
 

16º  Serpa---------30---3---8---19---26---65---14

Apuramento do campeão:

Meias-finais:

Oliveirense - Vilanovense: 3-0/1-3

Almada -Caldas: 0-0/0-1

Final:

Oliveirense - Caldas: 2-3

Taça de Portugal, Época 1971/72

1ª Eliminatória


Alijoense - S. Pedro da Cova: 1-3

Marinhense - Penalva do Castelo: 2-0

Guarda - Celoricense: 1-1 / 1-3 (desempate)

Limianos - Leça: 0-0 / 0-6 (desempate)

Sanjoanense - Naval 1º Maio: 3-2

Alhandra - Sacavenense: 1-0

Almada - Vasco da Gama: 1-2

Anadia - Gouveia: 1-0

Caldas - Torreense: 5-0

Calipolense - Bombarralense: 2-2 / 0-2 (desempate)

Casa Pia - Alverca: 0-2

Alferrarede - Tramagal: 0-4

Amiense - Torres Novas: 2-1

Desp. Beja - Amora: 0-1

Cova da Piedade - Serpa: 4-0

Feirense - Acad. Viseu: 1-0

Grandolense - Montijo: 0-4

U. Coimbra - U. Lamas: 2-1

Panasqueira - Lourosa: 0-2

Eirense - Sp. Espinho: 0-3

Faro e Benfica - Portimonense: 0-1

Penafiel - Mirandela: 12-0

Vizela - Desp. Aves: 3-0

Bragança - Vilanovense: 1-5

Nazarenos - Sintrense: 1-1 / 0-6 (desempate)

Peniche - Leiria e Marrazes: 6-1

Portalegrense - O Elvas: 2-0

Riopele - Fafe: 2-0

Sesimbra - Luso: 2-1

Juv. Évora - Silves: 2-1

L. Évora - Esperança Lagos: 4-1

Norte Soure - E. Portalegre: 0-3

Odivelas - Almeirim: 2-1

Oriental - Santiago Cacém: 2-2 / 2-0 (desempate)

Paio Pires - Olhanense: 2-3

Alba - Marialva: 1-0

Braga - Vila Real: 1-0

Sp. Covilhã - Valecambrense: 3-1

Sp. Lamego - Gil Vicente: 1-1 / 2-6 (desempate)

Régua - Freamunde: 0-1

Salgueiros - Chaves: 7-1

Vianense - Varzim: 1-3

Seixal - Estoril: 6-4

Moitense - Lusitano VRSA: 1-2

U. Leiria - U. Santarém: 3-0

Oliveirense - Ala-Arriba: 2-0

Vieira - Famalicão: 1-2

2ª Eliminatória

Marinhense - Ovarense: 3-2

S. Pedro da Cova - Anadia: 0-0 / 0-1 (desempate)

Caldas - Seixal: 1-0

Celoricense - Leça: 2-1

Cova da Piedade - Portalegrense: 2-1

Feirense - Vilanovense: 3-3 / 2-1 (desempate)

Montijo - Amiense: 4-0

Alverca - Amora: 1-0

Famalicão - Penafiel: 4-3

Riopele - Braga: 2-1

Sesimbra - Tramagal: 5-0

Gil Vicente - Freamunde: 4-2

Lourosa - Sanjoanense: 0-1

L. Évora - Peniche: 1-4

Lusitano VRSA - Bombarralense: 4-1

Odivelas - Alhandra: 0-1

Oriental - Olhanense: 1-0

Sp. Covilhã - Vizela: 3-2

Sp. Espinho - Varzim: 2-0

Salgueiros - Alba: 1-0

Sintrense - Portimonense: 1-1 / 2-0 (desempate)

U. Leiria - Juv. Évora: 1-0

Oliveirense - U. Coimbra: 0-2

Vasco da Gama - E. Portalegre: 3-2

3ª Eliminatória

Sanjoanense - Peniche: 3-1

Anadia - Alverca: 2-1

Cova da Piedade - Montijo: 2-0

Feirense - Marinhense: 0-1

U. Coimbra - Riopele: 2-2 / 3-2

Famalicão - Salgueiros: 2-0

Sesimbra - Vasco da Gama: 7-0

Lusitano VRSA - Celoricense: 5-1

Oriental - Alhandra: 3-1

Sp. Covilhã - Caldas: 5-4

Sintrense - Sp. Espinho: 3-1

U. Leiria - Gil Vicente: 5-1

3ª Eliminatória (triagem)

Sanjoanense - Sp. Covilhã: 2-1

4ª Eliminatória

Marinhense - Famalicão: 1-0

Académica - V. Guimarães: 1-2

Sanjoanense - Cova da Piedade: 1-3

Atlético - Sesimbra: 5-1

Boavista - Oriental: 2-1

Marítimo - Sporting: 1-2

Barreirense - Lusitano VRSA: 3-1

FC Porto - Anadia: 8-0

Tirsense - Independente Angola: 2-1

CUF - Belenenses: 1-2

Beira-Mar - Praiense: 8-0

Sporting Bissau - Sintrense: 0-2

Benfica - U. Coimbra: 1-0

Textáfrica - Leixões: 1-3

U. Leiria - V. Setúbal: 1-4

U. Tomar - Farense: 0-3

Oitavos-de-final

Atlético - Boavista: 1-0

Belenenses - V. Guimarães: 1-0

Barreirense - Cova da Piedade: 0-2

FC Porto - Farense: 3-1

Tirsense - Leixões: 1-1 / 1-3

Benfica -Marinhense: 5-1

Sporting - Sintrense: 3-0

V. Setúbal - Beira-Mar: 3-0

Quartos-de-final

Atlético - FC Porto: 0-2

Cova da Piedade - Benfica: 3-6

Belenenses - V. Setúbal: 1-0

Sporting - Leixões: 4-1

Meias-finais

Belenenses - Sporting: 2-3

Benfica - FC Porto: 6-0

Final

Benfica - Sporting: 3-2


Data: 4 de Junho de 1972

Estádio: Estádio Nacional, em Lisboa

Benfica: José Henrique, Artur Santos, Humberto Coelho, Messias, Adolfo Calisto, Jaime Graça, Toni, Vítor Martins, Nené, Eusébio, e Diamantino Costa. Jogou ainda: Jordão. Treinador: Jimmy Hagan

Sporting: Damas, Pedro Gomes, Laranjeira, José Carlos, Hilário, Fernando Tomé, Vítor Gonçalves, Fernando Peres, Chico Faria, Yazalde, e Dinis. Jogaram ainda: Marinho, e Nélson. Treinador: Mário Lino

Marcadores: Eusébio (3)/Fernando Peres, Dinis

Uma tarde diabólica do Rei Eusébio deu ao Benfica a sexta dobradinha da sua história. Quem pagou as favas? O grande rival Sporting, que cairia apenas no prolongamento perante o show do Pantera Negra e companhia

Vídeo: BENFICA - SPORTING

Memórias lusitanas (37)...

Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Época 1970/71

CAMPEÃO NACIONAL: SPORT LISBOA E BENFICA

CLASSIFICAÇÃO GERAL:


CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Benfica------26---18---5---3---62---17---41

2º Sporting-------26---16---6---4---45---14---38

3º FC Porto-------26---16---5---5---44---21---37

4º V. Setúbal-----26---15---4---7---51---16---34

5º Académica-----26---13---7---6---38---24---33

6º Boavista--------26---9---4---13--18---38---22

7º Belenenses----26---7---8---11---20---27---22

8º CUF--------------26---8---15---13---28---37---21

9º Tirsense--------26---6---8---12---24---45---20

10º Barreirense---26---5---10---11---21---31---20

11º Farense--------26---7---6---13---15---27---20

12º V. Guimarães--26---4---11---11---15---27---19

13º Leixões----------26---7---5---14---22---44---19

14º Varzim-----------26---7---4---15---23---52---18

OS RESULTADOS DO CAMPEÃO:

SPORTING: 5-1 / 1-1

FC PORTO: 2-2 / 0-4

V. SETÚBAL: 1-0 / 0-2

ACADÉMICA: 5-1 / 0-0

BOAVISTA: 4-0 / 3-0

BELENENSES: 3-1 / 1-1

CUF: 1-0 / 2-0

TIRSENSE: 7-0 / 4-2

BARREIRENSE: 1-0 / 2-0

FARENSE: 5-0 / 0-1

V. GUIMARÃES: 1-0 / 0-0

LEIXÕES: 5-0 / 2-1

VARZIM: 3-0 / 4-0

OS NOMES DOS CAMPEÕES NACIONAIS:

Artur Jorge, Zeca, Humberto Coelho, José Henrique, Malta da Silva, Eusébio, Nené, Jaime Graça, Adolfo, Simões, Matine, Vitor Martins, Diamantino, Costa, Toni, Torres, Calado, Barros, Fonseca, Messias, Praia, Raul Águas, Marques e Jacinto. Treinador: Jimmy Hagan

Eusébio e companhia preparavam-se em 1971 para iniciar mais uma gloriosa década cravada de títulos nacionais. Em 70/71 surgiria o primeiro dos seis ceptros que as águias arrecadariam nos anos 70 

Vídeos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 70/71*
SPORTING - BENFICA
 
Nota: Com a devida "venia" aos detentores dos direitos dos mesmos

Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Época 1970/71 

CAMPEÃO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO: BEIRA-MAR

CLASSIFICAÇÃO GERAL ZONA NORTE: 

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º  Beira-Mar . . .26-14-7-5-51-35-35

2º Marinhense. . .26-12-10-4-45-28-34

3º U. Leiria . . .26-11-8-7-40-34-30

4º Sp. Espinho . . . .26-12-6-8-30-25-30

5º Riopele . . . .26-3-3-10-37-32-29

6º U. Lamas. . . .26-11-7-8-39-35-29

7º Braga . . . . .26-13-2-11-51-39-28

8º Famalicão . . .26-12-4-10-30-32-28

9º Gouveia . . . .26-10-4-12-36-41-24

10º U. Coimbra. . .26-9-5-12-35-35-23

11º Salgueiros. . .26-6-11-9-29-40-23

12º Penafiel. . . .26-8-6-12-34-37-22

13º Sanjoanense . .26-7-7-12-28-34-21

14º Vizela. . . . .26-2-4-20-15-53-8

CLASSIFICAÇÃO GERAL ZONA SUL: 

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Atlético. . . .26-20-5-1-69-25-45

2º U. Tomar. . . .26-16-3-7-52-28-35

3º Montijo . . . .26-15-5-6-52-31-35

4º Peniche . . . .26-10-8-8-31-27-28

5º Tramagal. . . .26-10-7-9-36-40-27

6º Olhanense . . .26-8-9-9-38-40-25

7º Portimonense. .26-10-5-11-27-33-25

8º Torreense . . .26-8-7-11-29-43-23

9º Oriental. . . .26-7-8-11-27-34-22

10º Sesimbra. . . .26-7-7-12-32-33-21

11º Torres Novas. .26-9-3-14-24-40-21

12º Sintrense . . .26-7-6-13-34-46-20

13º Seixal. . . . .26-7-6-13-29-43-20

14º Luso. . . . . .26-6-5-15-25-42-17

Apuramento do campeão:

Beira- Mar - Atlético: 3-1


Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Época 1970/71 

CAMPEÃO NACIONAL DA 3ª DIVISÃO: COVA DA PIEDADE

CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE A: 

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Gil Vicente . . . . . .30-20-6-4-59-23-46

2º Fafe. . . . . . . . . .30-15-10-5-52-23-40

3º Vianense. . . . . . . .30-14-10-6-46-21-38

4º Freamunde . . . . . . .30-15-6-9-42-24-36

5º Limianos. . . . . . . .30-13-9-8-44-35-35

6º Chaves. . . . . . . . .30-15-5-10-59-31-35

7º Sp. Lamego. . . . . . . . .30-16-3-11-55-49-35

8º Leça. . . . . . . . . .30-14-6-10-59-34-34

9º Régua . . . . . . . . .30-14-5-11-47-32-33

10º Vila Real . . . . . . .30-11-5-14-48-42-27

11º Mirandela . . . . . . .30-10-7-13-36-56-27

12º S. Pedro da Cova . . .30-10-5-15-52-65-25

13º D. Aves . . . . . . . .30-10-2-18-34-56-22

14º Vila Pouca de Aguiar. .30-8-5-17-28-75-21

15º Valdevez. . . . . . . .30-7-4-19-34-58-18

16º Macedo de Cavaleiros. .30-3-2-25-27-98-8

CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE B: 

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Alba. . . . . . . . . .30-23-3-4-61-17-49

2º Sp. Covilhã . . . . . .30-19-7-4-58-25-45

3º Lourosa . . . . . . . .30-16-8-6-53-26-40

4º Oliveirense . . . . . .30-16-7-7-63-26-39

5º Anadia. . . . . . . . .30-15-5-10-47-26-35

6º Feirense. . . . . . . .30-13-7-10-48-40-33

7º Acad. Viseu . . . . 30-10-12-8-34-24-32

8º Marialvas . . . . . . .30-11-9-10-32-30-31

9º Ala Arriba. . . . . . .30-13-4-13-39-45-30

10º Naval 1º Maio. . . .30-12-6-12-51-42-30

11º Valecambrense . ..30-10-6-14-33-36-26

12º Soure . . . . . . . . .30-10-5-15-36-49-25

13º Guarda. . . . . . . .30-6-5-19-32-70-17

14º Penalva . . . . .  . .30-7-2-21-37-62-16

15º Moimenta. . . . . .30-6-4-20-25-61-16

16º Trancoso.  . . . .. .30-6-4-20-21-91-16

CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE C: 

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Nazarenos . . . . . . .30-22-5-3-62-22-49

2º Sacavenense . . . . . .30-15-6-9-34-26-36

3º Caldas. . . . . . . . .30-15-6-9-41-23-36

4º Estoril . . . . . . . .30-15-6-9-48-34-36

5º Marrazes. . . . . . . .30-16-4-10-45-33-36

6º U. Almeirim . . . . . .30-12-10-8-46-36-34

7º Odivelas. . . . . . . .30-13-6-11-37-31-32

8º Casa Pia. . . . . . . .30-11-8-11-36-38-30

9º Alhandra. . . . . . . .30-11-7-12-37-33-29

10º Est. Portalegre . . . .30-11-6-13-33-34-28

11º Alferarrede . . . . . .30-11-6-13-36-45-28

12º Portalegrense . . . . .30-12-4-14-33-38-28

13º Vilafranquense. . . . .30-10-5-15-23-35-25

14º U. Santarém . . . . . .30-9-5-16-39-42-23

15º Campomaiorense. . . . .30-7-5-18-22-55-19

16º D. Castelo Branco . . .30-1-9-20-18-65-11

CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE D: 

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Cova da Piedade . . . .30-19-8-4-59-23-44

2º L. Évora. . . . .30-15-8-7-45-36-38

3º Juv. Évora. . . . . . .30-15-7-8-42-25-37

4º Vasco da Gama . . . . .30-11-11-8-35-26-33

5º Amora . . . . . . . . .30-14-4-12-43-33-32

6º Almada. . . . . . . . .30-10-12-8-43-34-32

7º Lusitano VRSA . . . . .30-11-8-11-33-36-30

8º Esp. Lagos . . . .30-11-7-12-36-43-29

9º Silves. . . . . . . . .30-7-14-9-27-25-28

10º Grandolense . . . . . .30-9-10-11-38-41-28

11º Paio Pires. . . . . . .30-12-4-14-43-59-28

12º U. Montemor . . . . . .30-9-9-12-39-38-27

13º D. Beja . . . . . . . .30-8-11-11-33-50-27

14º E. Vendas Novas. . . . . .30-8-9-13-35-45-25

15º Moura . . . . . . . . .30-6-12-12-32-45-24

16º Algés . . . . . . . . .30-6-6-18-29-53-18

Apuramento do campeão:

Meias-finais:

Alba - Gil Vicente: 1-1/0-2

Cova da Piedade - Nazarenos: 1-0/0-1/1-0 (desempate)

Final: 

Cova da Piedade - Gil Vicente: 3-0

Cova da Piedade, o clube que em 47/48 inaugurou a lista de campeões da 3ª Divisão voltava duas décadas mais tarde a trazer o caneco para a localidade da margem sul do (rio) Tejo


Taça de Portugal, Época 1970/71

1ª Eliminatória


Atlético Valdevez - Acd. Viseu: 1-3

Moimenta da Beira - Sp. Lamego: 0-2

Valecambrense - Régua: 2-1

S. Pedro da Cova - Sp. Covilhã: 2-6

Anadia - Leça: 3-1

Caldas - Cova da Piedade: 0-1

Casa Pia - Algés: 3-2

Alferrarede - Desp. Beja: 0-3

D. Aves - Desp. Guarda: 3-1

Esperança Lagos - Odivelas: 1-3

Desp. Castelo Branco - Almada: 3-1

Estrela Vendas Novas - Sacavenense: 3-1

Nazarenos - Amora: 2-1

Gil Vicente - Trancoso: 3-0

U. Montemor - Alhandra: 2-1

L. Évora - Marrazes: 1-3

Moura - Vilafranquense: 0-0 / 0-2 (desempate)

Naval 1º Maio - Fafe: 1-0

Norte Soure - Limianos: 2-0

Paio Pires - Estoril: 2-2 / 0-3 (desempate)

Alba - Vila Real: 2-1

Estrela Portalegre - Grandolense: 3-2

Freamunde - Ala-Arriba: 0-1

Penalva Castelo - Chaves: 1-5

Vianense - Lusitânia Lourosa: 3-2

Vila Pouca - Feirense: 0-3

Silves - Campomaiorense: 1-0

UD Oliveirense - Macedo Cavaleiros: 9-1

U. Santarém - Juv. Évora: 3-0

U. Almeirim - Lusitano Vildemoínhos: 2-1

Vasco Gama - Portalegrense: 0-3

2ª Eliminatória

Valecambrense - Marinhense: 0-3

Anadia - Alba: 1-0

Atlético - Desp. Castelo Branco: 3-0

Casa Pia - Luso FC: 1-1 / 0-2 (desempate)

Desp. Beja - Vilafranquense: 2-0

Gouveia - Penafiel: 0-1

Montijo - Cova da Piedade: 1-0

União Coimbra - Famalicão: 3-1

Estrela Vendas Novas - Estoril: 2-5

Vizela - Aves: 3-1

Chaves - Norte Soure: 5-0

Nazarenos - Oriental: 1-2

Peniche - Olhanense: 5-1

Portalegrense - Odivelas: 3-0

Riopele - Sanjoanense: 2-0

Sesimbra - Tramagal: 1-0

Gil Vicente - Sp. Covilhã: 1-1 / 0-1 (desempate)

U. Montemor - U.Almeirim: 0-1

Beira Mar - União Lamas: 3-0

Braga - Ala-Arriba: 4-0

Sp. Espinho - Salgueiros: 1-2

Sp. Lamego - Marialvas: 1-0

Vianense - Naval 1º Maio: 1-3

Marrazes - Estrela Portalegre: 3-2

Torreense - Silves: 2-0

Seixal - Torres Novas: 1-1 / 1-2 (desempate)

Sintrense - U.Tomar: 1-3

U. Leiria - Acd. Viseu: 3-0

U. Oliveirense - Feirense: 1-2

U. Santarém - Portimonense: 3-2

3ª Eliminatória

Anadia - Salgueiros: 0-2

Desp. Beja - Atlético: 3-1

Montijo - U. Leiria: 4-1

Torres Novas - U. Tomar: 0-1

União Coimbra - Sp. Lamego: 3-1

Chaves - Braga: 0-2

Portalegrense - Feirense: 3-1

Riopele - Naval 1º Maio: 2-0

Sesimbra - Penafiel: 2-1

Luso FC - Peniche: 1-0

Oriental - Marinhense: 1-0

Beira Mar - Estoril: 4-1

Sp. Covilhã - Torreense: 1-3

Marrazes - U. Santarém: 0-1

U. Almeirim - Vizela: 1-0

4ª Eliminatória

Desp. Beja - Oriental: 1-2

Riopele - Braga: 4-3

Sesimbra - Portalegrense: 2-1

Beira Mar - Montijo: 3-1

Salgueiros - Luso FC: 1-1 / 3-4 (desempate)

Torreense - U. Tomar: 1-0

U. Almeirim - U. Santarém: 4-0

5ª Eliminatória

Boavista - Varzim: 5-1

União Coimbra - Farense: 2-0

Barreirense - Beira Mar: 2-1

FC Porto - CUF: 5-1

Tirsense - U. Almeirim: 2-2 / 2-1 (desempate)

Riopele - V. Setúbal: 0-2

Sesimbra - Académica: 2-0

Leixões - V. Guimarães: 4-3

Oriental - Sporting: 0-8

Torreense - Belenenses: 0-2

Benfica - Luso FC: 11-0

Oitavos-de-final

Boavista - Belenenses: 0-1

Barreirense - Benfica: 1-7

FC Porto - Ferroviários L. Marques: 4-1

Tirsense - Leixões: 4-0

Sesimbra - Marítimo: 1-1 / 2-1 (desempate)

Independente Angola - União Coimbra: 1-0

Mindelense - Sporting: 0-21

V. Setúbal - Praiense: 11-0

Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)

Belenenses - Sporting: 0-0 / 2-2 / 1-2 (desempate)

FC Porto - V. Setúbal: 1-1 / 0-1

Sesimbra - Tirsense: 0-1 / 1-3

Benfica - Independente Angola: 6-0 / 2-0

Meias-finais (1ª e 2ª mãos)

Tirsense - Benfica: 1-3 / 1-5

Sporting - V. Setúbal : 1-0 / 1-1

Final

Sporting - Benfica: 4-1


Data: 27 de Junho de 1971

Estádio: Estádio Nacional, em Lisboa

Sporting: Damas, Pedro Gomes, Laranjeira, José Carlos, Manaca, Vítor Gonçalves, Nélson, Fernando Peres, Chico Faria, Marinho, e Dinis. Jogaram ainda: Francisco Caló, e Tomé. Treinador: Fernando Vaz

Benfica: José Henrique, Malta da Silva, Humberto Coelho, Zeca, Adolfo, Jaime Graça, Matine, Simões, Nené, Artur Jorge, e Eusébio. Jogaram ainda: Diamantino, e Torres. Treinador: Jimmy Hagan

Marcadores: Chico Faria (2), Nélson, Dinis; Eusébio

A "cadeira do poder" do futebol português continuava indiscutivelmente a morar em Lisboa, e a cimentar esse facto estava mais um triunfo de uma equipa da capital na prova rainha do nosso futebol, desta feita o Sporting, que na relva sagrada do Jamor goleava o seu maior rival (Benfica) e assim levava mais uma taça para as vitrinas de Alvalade

Vídeo: SPORTING - BENFICA

Memórias lusitanas (36)...

Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Época 1969/70

CAMPEÃO NACIONAL: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

CLASSIFICAÇÃO GERAL:


CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Sporting-----26---21---4---1---61---17---46

2º Benfica-----------26---17---4---5---58---14---38

3º V. Setúbal-------26---16---4---6---58---26---36

4º Barreirense------26---11---6---9---42---33---28

5º V. Guimarães----26---12---4---10---38---36---28

6º Varzim-------------26---10---8---8---31---26---28

7º Belenenses-------26---9---5---12---23---34---23

8º CUF-----------------26---9---5---12---24---38---23

9º FC Porto-----------26---8---6---12---30---37---22

10º Académica-------26---8---6---12---42---46---22

11º Leixões-----------26---10---1---5---33---47---21

12º Boavista----------26---6---6---14---35---61---18

13º Braga-------------26---6---5---15---25---52---17

14º U. Tomar--------26---5---4---17---20---53---14

OS RESULTADOS DO CAMPEÃO:

BENFICA: 1-0 / 1-1

V. SETÚBAL: 3-1 / 2-0

BARREIRENSE: 1-0 / 3-0

V. GUIMARÃES: 5-1 / 2-1

VARZIM: 1-1 / 0-0

BELENENSES: 2-1 / 2-1

CUF: 3-0 / 3-1

FC PORTO: 2-1 / 1-0

ACADÉMICA: 2-1 / 0-3

LEIXÕES: 4-1 / 5-2

BOAVISTA: 3-0 / 0-0

BRAGA: 4-0 / 3-1

U. TOMAR: 5-0 / 3-0

OS NOMES DOS CAMPEÕES NACIONAIS:

Alexandre Batista, Calo, Carvalho, Celestino, Chico Faria, Damas, Dani, Dinis, Gonçalves, Hilário, José Carlos, José Morais, Lourenço, Manaca, Marinho, Nélson, Pedras, Pedro Gomes, e Fernando Peres. Treinador: Fernando Vaz

Orientado pelo lendário técnico Fernando Vaz (que alguns anos antes havia levado o V. Setúbal a quatro finais consecutivas da Taça de Portugal, tendo vencido duas delas) o Sporting voltou em 1970 a impedir o seu velho rival Benfica de igualar a célebre marca de vencer quatro campeonatos consecutivos (algo que os verde-e-brancos haviam feito na década de 50). Os "leões" somavam desta forma o seu 13º título de campeão nacional 

Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Época 1969/70 

CAMPEÃO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO:TIRSENSE

CLASSIFICAÇÃO GERAL ZONA NORTE:

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º  Tirsense. . . .26-17-4-5-50-26-38

2º Sanjoanense . .26-12-8-6-46-27-32

3º Famalicão . . .26-11-10-5-56-31-32

4º Salgueiros. . .26-12-7-7-50-32-31

5º Beira-Mar . . .26-11-8-7-42-24-30

6º Marinhense. . .26-8-8-10-34-32-24

7º U. Lamas. . . .26-8-8-10-28-33-24

8º Penafiel. . . .26-10-4-12-36-42-24

9º Vizela. . . . .26-8-8-10-30-43-24

10º Torres Novas. .26-11-2-13-32-56-24

11º Gouveia . . . .26-9-4-13-32-41-22

12º Sp. Espinho . . . .26-7-8-11-32-45-22

13º Acad. Viseu . .26-6-7-13-23-43-19

14º Leça. . . . . .26-4-10-12-22-38-18

CLASSIFICAÇÃO GERAL ZONA SUL:

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Farense . . . .26-13-8-5-47-20-34

2º Sesimbra. . . .26-13-7-6-42-27-33

3º Atlético. . . .26-13-6-7-38-21-32
 
4º  Torreense . . .26-14-3-9-55-30-31

5º Montijo . . . .26-13-5-8-35-30-31

6º Portimonense. .26-10-9-7-33-29-29

7º Oriental. . . .26-10-9-7-29-21-29

8º Peniche . . . .26-10-6-10-33-30-26

9º Seixal. . . . .26-7-12-7-23-32-26

10º Sintrense . . .26-10-5-11-36-35-25

11º Luso. . . . . .26-6-8-12-22-40-20

12º Tramagal. . . .26-6-8-12-20-35-20

13º U. Santarém . .26-7-5-14-29-52-19

14º Lusitano. . . .26-3-3-20-19-59-9

Apuramento do campeão:

Tirsense - Farense: 2-0
A equipa do Futebol Clube Tirsense que em 1970 alcançou o ceptro do segundo escalão nacional

Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Época 1969/70 

CAMPEÃO NACIONAL DA 3ª DIVISÃO: OLHANENSE
  
CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE A:

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º Riopele . . . . . . .30-19-6-5-70-29-44

2º Fafe. . . . . . . . .30-16-8-6-50-19-40

3º Gil Vicente . . . . .30-14-8-8-55-33-36

4º Sp. Lamego . . . .30-14-8-8-56-31-36

5º Chaves. . . . . . . .30-16-4-10-52-36-36

6º Limianos. . . . . . .30-15-5-10-45-40-35

7º Régua . . . . . . . .30-13-8-9-50-44-34

8º Vianense. . . . . . .30-13-7-10-46-31-33

9º D. Aves . . . . . . .30-11-8-11-35-35-30

10º Mirandela . . . . 30-12-5-13-39-43-29

11º Vila Real . . . . . .30-10-6-14-38-42-26

12º S. Pedro da Cova . .30-9-7-14-48-55-25

13º Avintes . . . . . . .30- 9-7-14-41-56-25

14º Bragança. . . . . . .30-6-8-16-28-54-20

15º Rio Ave . . . . . . .30-7-5-18-40-60-19

16º Moncorvo. . . . . . .30-3-6-21-25-110-12

CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE B:

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º U. Coimbra. . . . . .30-24-2-4-78-24-50

2º Alba. . . . . . . . .30-21-6-3-85-21-48

3º Sp. Covilhã . . . .30-21-5-4-81-24-47

4º Oliveirense . . . . .30-22-1-7-71-27-45

5º Lourosa . . . . . . .30-17-6-7-62-30-40

6º Marialvas . . . . . .30-16-5-9-63-35-37

7º Valecambrense . . . .30-15- 4-11-47-34-34

8º Feirense. . . . . . .30-13-4-13-54-41-30

9º Ala Arriba. . . . . .30-10-8-12-43-42-28

10º Guarda. . . . . . . .30-12-4-14-39-59-28

11º Penalva . . . . . . .30-10-6-14-55-65-26

12º L. Vildemoinhos . . .30-9-5-16-30-55-23

13º Mortágua. . . . . . .30-6-3-21-20-66-15

14º Celoricense . . . . .30-3-7-20-15-83-13

15º Pinhelenses . . . . .30-4-3-23-24-61-11

16º Gonçalense. . . . . .30-2-1-27-17-117-5

CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE C:

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS

1º U. Leiria . . . . . .30-20-8-2-70-16-48

2º Sacavenense . .  .30-19-5-6-47-21-43

3º Estoril . . . . . . .30-17-5-8-71-35-39

4º Portalegrense . . . .30-17-5-8-47-28-39

5º Odivelas. . . . . . .30-12-8-10-51-40-32

6º Nazarenos . . . . .30-13-6-11-51-45-32

7º Naval 1º Maio ..30-12-7-11-50-36-31

8º Caldas. . . . . . . .30-13-5-12-45-47-31

9º Casa Pia. . . . . . .30-11-8-11-48-29-30

10º U. Almeirim . . . .30-13-4-13-59-45-30

11º Est. Portalegre . . .30-11-7-12-44-50-29

12º Alhandra. . . . . . .30-9-11-10-44-38-29

13º Ferroviário . . . . .30-10-8-12-33-45-28

14º Alcanenense . . . . .30-8-1-21-27-66-17

15º Calipolense . . . . .30-4-6-20-24-71-14

16º Bf. Castelo Branco. .30-2-4-24-20-119-8

CLASSIFICAÇÃO GERAL SÉRIE D:

CLUBES-JOGOS-VITÓRIAS-EMPATES-DERROTAS-GM-GS-PONTOS
  
1º Olhanense . . . . . .26-20-2-4-80-19-42

2º Cova da Piedade . . .26-13-7-6-48-33-33

3º D. Beja . . . . . . .26-12-8-6-49-26-32

4º Almada. . . . . . . .26-12-6-8-50-33-30

5º Grandolense . . . . .26-9-11-6-44-31-29

6º U. Montemor . . . . .26-12-4-10-44-37-28

7º Vasco da Gama . . . .26-12-4-10-41-36-28

8. Lusitano VRSA . .  . .26-8-9-9-39-41-25

9º U. Algés. . . . . . .26-10-5-11-35-53-25

10º Silves. . . . . . . .26-8-9-9-20-26-25

11º Juv. Évora. . .. .26-8-7-11-40-36-23

12º Amora . . . .. . .26-9-4-13-35-41-22

13º Aljustrelense . . .26-5-7-14-23-53-17

14º Despertar . . . . .26-0-5-21-14-97-5 

Faro e Benfica. . . .Desistiu
Sarilhense. . . . . .Desistiu

Apuramento do campeão:

Meias-finais:

U. Coimbra - Riopele: 1-1/2-1

U. Leiria - Olhanense: 4-4/0-0/1-2 (desempate)

Final:

Olhanense - U. Coimbra: 2-1 


 Olhão viveu mais um momento de alegria com a conquista de mais um título de campeão nacional (desta feita da 3ª Divisão) por intermédio do seu Olhanense

Taça de Portugal, Época 1969/70

1ª Eliminatória


Ala-Arriba - Bragança: 4-0

Fafe - Gonçalense: 5-0

S. Pedro da Cova - Pichelenses: 4-0

Benfica Castelo Branco - Despertar: 3-2

Casa Pia - Grandolense: 2-1

Desp. Aves - Oliveirense: 2-1

Desp. Beja - Alhandra: 1-0

Cova da Piedade - Calipolense: 6-1

Marialvas - Torre Moncorvo: 9-1

União Coimbra - Gil Vicente: 1-0

Avintes - Feirense: 1-0

Chaves - Vildemoínhos: 2-1

Nazarenos - U. Montemor: 7-3

Portalegrense - Amora: 3-0

Riopele - Lourosa: 1-1 / 1-0 (desempate)

Juv. Évora - Estoril: 4-1

Naval 1ª Maio - Faro Benfica: 6-1

Odivelas- Aljustrelense: 3-2

Rio Ave - Guarda: 3-0

Alba - Limianos: 2-0

Sp. Covilhã - Mirandela: 8-0

Estrela Portalegre - Lusitano VRSA: 2-0

Sp. Lamego - Penalva do Castelo: 5-0

Olhanense - Alcanenense: 3-1

Régua - Mortágua: 7-0

Vianense - Valecambrense: 2-0

Vila Real - Celoricense: 2-1

Sacavenense - Almada: 2-1

Silves - U. Almeirim: 0-0 / 2-0 (desempate)

Algés - Caldas: 2-2 / 1-1 (Algés venceu nas grandes penalidades)

Vasco da Gama - Ferroviários: 3-2

2ª Eliminatória

Ala-Arriba - Torres Novas: 4-5

Fafe - Sp. Espinho: 1-0

Sanjoanense - Vila Real: 3-0

Atlético - Cova da Piedade: 3-0

Benfica Castelo Branco - U. Santarém: 0-1

Desp. Aves - Riopele: 3-2

Desp. Beja - Sesimbra: 0-0 / 1-3 (desempate)

Montijo - Peniche: 3-0

Marialvas - Sp. Lamego: 1-2

União Lamas - Alba: 1-1 / 0-1 (desempate)

Famalicão - Gouveia: 2-1

Penafiel - Marinhense: 4-0

Vizela - Ac. Viseu: 2-3

Chaves - Salgueiros: 1-1 / 0-1 (desempate)

Nazarenos - Odivelas: 1-0

Juv. Évora - Olhanense: 1-3

Leça - Tirsense: 1-2

L. Évora - Luso: 0-2

Naval 1ª Maio - Sacavenense: 2-1

Oriental - Tramagal: 5-1

Rio Ave - Avintes: 2-0

Sp. Covilhã - União Coimbra: 0-1

Farense - Seixal: 3-1

Régua - S. Pedro da Cova: 1-2

Vianense - Beira-Mar: 0-0 / 0-2 (desempate)

Torreense - Portalegrense: 5-1

Silves - Casa Pia: 2-2 / 0-6

Sintrense - Estrela de Portalegre: 1-0

U. Leiria - Portimonense: 0-0 / 1-3 (desempate)

Vasco da Gama - Algés: 2-1

3ª Eliminatória

Atlético - Luso: 3-2

Casa Pia - S. Pedro da Cova: 5-0

Montijo - Desp. Aves: 1-0

União Coimbra - Sintrense: 2-3

Famalicão - U. Santarém: 4-1

Penafiel - Torres Novas: 4-3

Tirsense - Beira-Mar: 1-0

Sesimbra - Torreense: 3-0

Oriental - Nazarenos: 0-0 / 1-2

Portimonense - Ac. Viseu: 3-3 / 0-1

Alba - Fafe: 5-2

Farense - Naval 1º Maio: 1-0

Sp. Lamego - Rio Ave: 3-0

Olhanense - Sanjoanense: 1-2

Vasco da Gama - Salgueiros: 1-3

4ª Eliminatória

Ac. Viseu - Sintrense: 0-2

Casa Pia - Salgueiros: 0-2

Penafiel - Sanjoanense: 1-1 / 1-2 (desempate)

Tirsense - Atlético: 1-0

Nazarenos - Farense: 3-1

Alba - Montijo: 1-1 / 0-2 (desempate)

Sp. Lamego - Sesimbra: 2-1

5ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)

Académica - Nazarenos: 1-0 / 4-1

Boavista - Varzim: 3-0 / 0-3 / 3-0 (desempate)

Belenenses - Famalicão: 2-1 / 2-0

Tirsense - FC Porto: 2-2 / 1-0

Leixões - Barreirense: 0-1 / 3-1

Braga - Montijo: 1-0 / 0-1 / 2-1 (desempate)

Benfica - V. Setúbal: 2-3 / 2-0

Sporting - Salgueiros: 1-0 / 2-0

Sintrense - Sp. Lamego: 3-0 / 2-4

U. Tomar - CUF: 1-0 / 2-2

V. Guimarães - Sanjoanense: 2-0 / 3-4

Oitavos-de-final (1ª e 2ª mãos)

Tirsense - Sintrense: 0-0 / 0-0 / 2-1 (desempate)

Leixões - Marítimo: 4-0 / 2-0

Benfica - Boavista: 6-1 / 3-2

Sporting - Académica: 1-0 / 3-0

Ténis Bissau - Braga: 0-3 / 1-0

Textáfrica - Belenenses: 2-6 / 0-3

U. Tomar - Independente Angola: 4-0 / 5-1

V. Guimarães - Lusitânia: 11-0 / 9-0

Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)

Belenenses - Tirsense: 1-0 / 0-1 / 2-0 (desempate)

Leixões - U. Tomar: 2-0 / 0-0

Benfica - V. Guimarães: 0-2 / 4-1

Sporting - Braga: 6-1 / 2-0

Meias-finais (1ª e 2ª mãos)

Benfica - Leixões: 8-0 / 1-1

Sporting - Belenenses: 4-2 / 2-2

Final

Benfica - Sporting: 3-1


Data: 14 de Junho de 1970

Estádio: Estádio Nacional, em Lisboa

Benfica: José Henrique, Malta da Silva, Humberto Coelho, Zeca, Toni, Simões, Matine, Jaime Graça, Artur Jorge, Torres, e Diamantino Costa. Jogou ainda: Adolfo Calisto. Treinador: José Augusto

Sporting: Damas, Pedro Gomes, Caló, José Carlos, Hilário, Celestino, Gonçalves, Fernando Peres, Marinho, Nélson, e Dinis. Jogaram ainda: Manaca e Lourenço. Treinador: Fernando Vaz

Marcadores: Artur Jorge (2), Torres/Fernando Peres

A relva sagrada do Jamor acolheu o "clássico dos clássicos" do futebol português na grande decisão da Taça de Portugal de 1970. No final as "águias" levaram a melhor sobre os rivais "leões"

Vídeo: BENFICA - SPORTING