Para a mais nova geração de adeptos do “jogo maravilhoso” este nome é bem capaz de não dizer nada, mas para os fãs mais antigos ele é significado de glória. Visitamos hoje o histórico clube belga Malines, ou KV Mechelen como também é conhecido, sediado na pequena cidade com o mesmo nome, situada na região de Antuérpia. Fundado em 1904 este clube viveu os seus tempos áureos nos anos 80, altura em que se deu a conhecer ao mundo do futebol. Foi nessa longínqua era que o Malines se tornou não só num dos melhores clubes da Bélgica como também num dos melhores do Velho Continente. O ano de 1987 foi o ponto de partida para o nascimentos do grande Malines, ano em que este pequeno, e até então praticamente desconhecido, clube venceu a Taça da Bélgica. Aliás, esta foi a única vez que o Malines inscreveu o seu nome na galeria dos vencedores desta competição. Mas o melhor estava para vir. Um ano mais tarde (1988) representou a Bélgica na Taça dos Vencedores das Taças, competição europeia esta onde chegaria à final com o todo poderoso Ajax de Amesterdão. Um jogo realizado em Estrasburgo onde os belgas eram à partida considerados como meros figurantes, não só porque o Ajax era o detentor do título como também umas das maiores equipas da Europa de então. Mas como diz a velha máxima no futebol não há vencedores antecipados e o Malines acabaria por surpreender a Europa e arrecadar o troféu após uma vitória por 1-0. O autor do golo foi Piet den Boer, um nome que ficará eternamente na história do clube. Nessa equipa figuravam igualmente outras lendas do Malines, como o isrealita Ohana, o belga Marc Emmers, o holandês Erwin Koeman, e o guarda-redes Michel Preud’Homme, treinados pelo mítico holandês Aad De Mos.
Mas os êxitos internacionais não se ficariam por aqui, pois no ano seguinte o Malines venceria a Supertaça Europeia após derrotar os também holandeses do PSV por 3-1. Este foi o último título internacional alcançado por uma equipa belga até à data. Em 1989 o Malines vence pela última vez o título belga, prova que tinha já vencido nos longínquos anos de 1943, 1946 e 1948.
Os anos 90 trouxeram o declínio deste clube, que desde então tem passado mais vezes nos escalões secundários do que na divisão principal da Bélgica. Esta época o Malines regressou ao topo, vai voltar a disputar a 1ª divisão belga, esperando os seus adeptos que seja para ficar por muitos e bons anos e quem sabe regressar à alta roda do futebol internacional. O palco dos jogos do clube é o pequeno e modesto Achter de Kazerne Stadium, com capacidade para cerca de 14 000 lugares.
Legendas das Fotografias:
1- Emblema do Malines
2- O histórico "11" que disputou a final da Taça das Taças de 1988
3- Festejos após a vitória sobre o Ajax na final de Estrasburgo
4- A equipa que venceu a Taça da Bélgica em 1987