quinta-feira, dezembro 06, 2007

Prémios 2007 "Museu Virtual do Futebol" (3)...

Os candidatos a melhor "onze" são:

Guarda-Redes

Petr Cech (Chelsea e República Checa): Um enorme guarda-redes, não só em altura como também em categoria. Em 2007 Cech provou o porquê de ser um dos melhores keppers do Mundo da actualidade, recuperando de uma grave lesão na cabeça que quase o atirou para fora do futebol. Apesar de ter estado quase toda a época parado ainda chegou a tempo de ser um dos pilares do Chelsea na conquista da Taça da Liga Inglesa e da Taça de Inglaterra, bem como no apuramento da República Checa para o Euro 2008.

Dida (Milan e Brasil): Quem disse que o Brasil nunca teve grandes guarda-redes? Quem proferiu tal chavão deve estar hoje a corar de vergonha pois um dos melhores "goleiros" do Mundo é brasileiro, e chama-se Dida. Titular absoluto no Milan campeão da Europa Dida apenas peca pelo seu mau feitio, algo que lhe tem valido inúmeras críticas e punições.

Andrés Palop (Sevilla e Espanha): Espanha sempre foi berço de grandes guarda-redes, Zamora, Arconada, Zubizarreta, Buyo, e mais recentemente Casillas são alguns desses exemplos. Há um que parece estar na moda, chama-se Palop e defende com grande classe as balizas do Sevilla. Ele foi um dos principais responsáveis, senão o maior, pela conquista da segunda Taça Uefa do clube andalauz, ao rubricar uma excelente exibição na final de Glasgow diante do Espanyol. No desempate por grandes penalidades Palop foi o herói ao defender dois pontapés e dar o título ao seu clube.

(escolha um dos candidatos)

Defesas-Direitos

Máximo Oddo (Milan e Itália): Finalmente o Milan parece ter encontrado um substituto para o eterno Mauro Tassotti (um dos melhores "números 2" do Milan de todos os tempos). Chama-se Máximo Oddo e agarrou com muita classe o lado direito da defesa milanista, tornando-se numa pedra base da conquista da Champions 2007. Ataca bem e defende ainda melhor, de tal forma que encostou Zambrotta para o banco dos suplentes na Squadra Azzurra.

Daniel Alves (Sevilla e Brasil): O ano passado apontámo-lo como um dos melhores defesas-direitos do Mundo e não nós enganamos. Um craque da bola, de tal forma que o Chelsea anda louco atrás dele. Para Dani Alves apenas falta subir um degrau, ou seja, assumir a titularidade da selecção do Brasil, uma vez que tem alternado a "camisa 2" do escrete com Maicón.

Sérgio Ramos (Real Madrid e Espanha): Ora aqui está mais um nome que prova que o futuro do futebol espanhol será risonho. Sérgio Ramos, jovem lateral-direito que o Real Madrid foi buscar há dois anos atrás ao Sevilla afirmou-se definitivamente esta temporada quer no clube merengue (onde foi campeão) quer na selecção espanhola (onde foi fundamental para o apuramento para o Euro 2008). Um lateral que marca golos... uma raridade.

(escolha um dos candidatos)

Defesas-Esquerdos

Philipp Lahm (Bayern de Munique e Alemanha): Jovem revelação do Mundial 2006 confirmou em 2007 todo o seu enorme potencial. A "pedra no sapato" prendeu-se somente com as lesões que o afectaram numa fase da temporada, mas mesmo assim foi um dos melhores jogadores do desolador Bayern que não foi além de um 4º lugar na Bundesliga. Lahm é titular absoluto do clube da Baviera e da selecção germânica.

Paolo Maldini (Milan e Itália): Ora aqui uma prova de que velhos são os trapos. Paolo Maldini aos 38 anos é ainda titular indiscutível do Milan, e foi a voz de comando dos rossineri na conquista da Champions. O lateral que também actua como central ergueu a sua 5ª Taça/Liga dos Campeões com a camisola do Milan. Será que vai erguer ainda uma 6ª? Pelo andar da carruagem acreditamos que sim. Está aqui para as curvas o "número 3" milanista.

Eric Abidal (Barcelona e França): O Barcelona e a selecção francesa já podem dormir descansados pois o lado esquerdo das respectivas defesas está muito bem guardado por este homem. Rápido a sair para o ataque e um autêntico muro na arte de defender Abidal foi uma das grandes surpresas de 2007.

(escolha um dos candidatos)

Defesas-Centrais

Fabio Cannavaro (Real Madrid e Itália): O homem que ergueu em 2006 a Taça FIFA para a Itália e ao qual a France Football atribuiu a Bola de Ouro (que destingue anualmente o melhor jogador do Mundo) comprovou em 2007 o porquê de ser um dos melhores na sua posição. E o Real Madrid que o diga, pois o título merengue começou a ser edificado na sólida defesa comandada por Cannavaro. Um senhor.

John Terry (Chelsea e Inglaterra): Não viveu um ano muito bom, muitas lesões, desentendimentos com Mourinho, e o falhanço da qualificação da Inglaterra para o Euro 2008. Mesmo assim deu mostras que ainda é, e será, um dos melhores centrais do Mundo. Joga com classe e é um muro para os avançados contrários, além de ser um lider natural dentro de campo.

Alessandro Nesta (Milan e Itália): Ora cá está outro expoente máximo do catanaccio italiano. Nesta é um dos actuais artistas do futebol italiano, um defesa que qualquer equipa do Mundo gostaria de ter nas suas fileiras. Um jogador de uma classe ímpar.

Rio Ferdinand (Manchester United e Inglaterra): Quando o defesa Rio sobe à área adversária a defensiva contrária começa a tremer, ou não fosse o central inglês um dos melhores cabeceadores do planeta. A esta característica alia o facto de saber defender como poucos. Se Cristiano Ronaldo foi o homem do Manchester United na hora de atacar e concretizar Rio Ferdinand foi o responsável pelo facto dos Red Devils terem sido a segunda defesa menos batida do campeonato.

(escolha dois dos candidatos)

Médios-Defensivos

Michael Essien (Chelsea e Gana): Foi um dos grandes jogadores da edição 2006/07 da Premier League. Um jogador que Mourinho raramente prescindia de ter no seu onze tal a sua impressionante capacidade física na arte de roubar bolas e conduzir o jogo. Poucos jogadores no Mundo se podem gabar de serem excepecionais quer no aspecto físico quer no aspecto técnico. Essien é uma dessas excepções.

Gennaro Gattuso (Milan e Itália): Ora cá está um daqueles exemplos que dá pouco nas vistas durante um jogo mas acaba sempre por ser considerado no final do mesmo um dos melhores em campo. Gattuso é um jogador peculiar, vive o jogo de uma maneira única, entrega-se totalmente à causa, é um jogador que deixa tudo em campo, dá a vida pela própria equipa. O sucesso do Milan na Europa tem muito deste grande jogador.

Andrea Pirlo (Milan e Itália): É o jogador da moda em Itália quanto a nós. Ocupa a mesma posição que o seu colega Gattuso, embora actue um pouco mais à esquerda que o anterior candidato. Juntamente com Káká é o motor de arranque do Milan. Possui uma técnica apurada, um génio silencioso como dizem os críticos da modalidade, ou seja, um jogador que num instante é capaz de resolver um jogo.

(escolha um dos candidatos)

Extremos-Direitos

Lionel Messi (Barcelona e Argentina): Dele já falámos aquando da apresentação da lista de candidatos a melhor jogador do Mundo de 2007. Um astro argentino, palavras para quê?

Ricardo Quaresma (FC Porto e Portugal): Vai ser difícil o FC Porto manter nos seus quadros por muito mais tempo o rei das trivelas do futebol Mundial. O campeonato português já é pequeno demais para o talento do ciganito do Dragão. Tem magia nos pés, possui uma técnica como poucos, é um artista na arte de driblar, fazer assistências, e golos de levantar estádios. O FC Porto muito lhe deve pela conquista de mais um campeonato nacional. Perfila-se como uma pedra fundamental na selecção portuguesa no Euro 2008, deixando sentados no banco craques como Simão ou Nani.

Clarence Seedorf (Milan e Holanda): Venceu em 2007 a sua quarta Taça/Liga dos Campeões Europeus. Um jogador fundamental na estratégia do Milan para chegar ao triunfo. Provou que velhos são os trapos, e a sua condição física faz inveja a muitos jovens de vinte e poucos anos.

(escolha um dos candidatos)

Extremos-Esquerdos

Cristiano Ronaldo (Manchester United e Portugal): É indiscutivelmente um dos melhores jogadores do Mundo da actualidade. É um mágico com a bola nos pés. Em 2007 só lhe faltou a cereja no topo do bolo para ter vivido uma temporada inesquecível, ou seja, ter vencido a Champions. Um artista português, palavras para quê?

Florent Malouda (Chelsea e França): Transitou do Lyon para o Chelsea no início da nova temporada. Tanto nos campeões franceses como nos Blues de Londres Malouda foi e é um jogador fundamental. Rápido e letal quando aparece na cara do golo. É um dos novos ídolos do futebol francês.

Frank Ribéry (Bayern Munique e França): Já lhe chamam na Baviera o Kaiser Frank, uma alusão que faz dele o líder do clube alemão. Deixa a pele em campo pela sua equipa. É um tecnicista e um lutador nato. Para ele o jogo só acaba quando o árbitro assim o determinar. Um dos melhores extremos do Mundo. O sucessor natural de Zidane dentro da selecção gaulesa.

(escolha um dos candidatos)

Números 10

Káka (Milan e Brasil): 2007 foi o ano de Káká. Liderou o Milan na vitória da Champions com a sua magia na arte de conduzir a bola e o engenho na hora de rematar à baliza. Foi o melhor marcador dos milanistas na prova, e dos seus pés sairam golos decisivos. Há quem diga que estamos perante o novo "Deus" do futebol Mundial.

Francesco Totti (Roma e Itália): Fantasia à solta quando pega na bola. Um tecnicista puro que foi o principal responsável pelo sucesso dos romanos na vitória na Taça de Itália e no apuramento pelo segundo ano consecutivo da equipa para a Champions. Foi o melhor marcador da Série A italiana. Apesar de convites dos grandes tubarões da Europa mantém-se fiel à sua Roma.

Diego (Werder Bremen e Brasil): Passou quase despercebido no FC Porto, mas relançou a carreira no clube alemão. As suas boas exibições na Bundesliga reabriram-lhe as portas da selecção, tendo sido um dos esteios da canarinha na Copa América 2007. Juventus e Real Madrid seguem as pisadas daquele que foi um dia apelidado de o "novo Pélé".

(escola um dos candidatos)

Avançados

Didier Drogba (Chelsea e Costa do Marfim): Dele já falámos aquando da apresentação da lista de melhor jogador do Mundo. É um dos melhores avançados do Mundo da actualidade, disso não há dúvidas. Marca golos decisivos e qualquer treinador o gostaria de ter, José Mourinho que o diga.

Filippo Inzaghi (Milan e Itália): O homem da final de Atenas da Champios de 2007. Marcou os dois golos que deram ao Milan a sua sétima vitória na prova rainha do futebol europeu. Pode não encantar como outros pontas de lança mas é eficaz quanto baste, no fundo aquilo o que se pede a um verdadeiro "número 9".

Wayne Rooney (Manchester United e Inglaterra): 2007 foi o ano de Rooney, o avançado com cara de pugilista. Foi decisivo na conquista do título inglês para o United. Pode destruir uma defesa em questão de segundos, e foi isso o que fez por diversas vezes na temporada passada.

Ruud van Nistelrooy (Real Madrid e Holanda): Ora cá temos de volta este grande goleador. Um homem que desde que saiu de Manchester para Madrid nunca mais deu nas vistas. Custou a ambientar-se ao Santiago Bernabéu, mas na temporada passada mostrou o porquê de ser um dos melhores "números 9" do planeta. Foi o melhor marcador na Liga Espanhola e foi fundamental na conquista do campeonato para os merengues. Nesta edição da Champions é já o melhor marcador da competição até ao momento.

(escolha dois dos candidatos)

Um comentário:

João Pedro disse...

Foda-se. Não percebo porque não está aqui nenhum do Benfica!