segunda-feira, julho 15, 2024

Museus REAIS do Futebol - Museu do Clube de Futebol "Os Belenenses"


Se há esperas que valem a pena, esta foi sem dúvida uma delas. Há muito tempo que ansiávamos por uma ida a Lisboa para fazer esta viagem ao passado do centenário Clube de Futebol “Os Belenenses”. Por muitos considerado como o “quarto grande” do futebol português, o emblema da capital lusa é detentor de uma história riquíssima, não só no Desporto Rei, como em muitas outras modalidades, que fazem muito justamente de si um dos maiores clubes de Portugal. E este lindíssimo museu é precisamente a prova dessa grandeza. 




Fomos recebidos de forma extremamente simpática pela guardiã deste templo museológico, também ela uma figura com história no futebol português, ou não fosse filha de um dos maiores símbolos do Belenenses e do próprio futebol luso: Matateu. Falamos de Argentina Fonseca, que nos abriu as portas deste incrível espaço, composto por dois pisos onde está guardada a gloriosa história do Belém, como carinhosamente é tratado o clube. São cerca de 11.000 troféus que aqui são exibidos, intercalados por largas centenas de fotografias de equipas e atletas lendários, bem como outras centenas de objetos que pertenceram a figuras icónicas que ajudaram a escrever esta bela história em tons de azul e branco. 








O piso de baixo é dedicado por inteiro ao futebol, desde os troféus conquistados pelo futebol de formação até aos que foram arrecadados pela equipa sénior. Neste último capítulo realce para a vitrina onde estão guardadas as três Taças de Portugal, as três taças de vencedor do Campeonato de Portugal, e a taça de campeão nacional da 1.ª Divisão de 1945/46. Alusões aos maiores ídolos do futebol belenense há vários, com destaque para as vitrinas destinadas às lendas Pepe, Matateu e Vicente. 



Saltou à vista ainda o bem organizado arquivo do clube, composto por milhares de livros que guardam outros tantos milhares de factos escritos ao longo dos 105 anos de vida do Belenenses. 




No piso de cima encontram-se as vitrinas com os troféus conquistados pelos muitas modalidades que o clube agrega a si, desde a natação, passando pelo futsal, o futebol de praia, o andebol, ao triatlo, entre outras. No piso de cima temos ainda o privilégio de nos deliciarmos com uma vista majestosa para o magnífico Estádio do Restelo, por muitos considerado como o estádio mais bonito de Portugal. 


Em suma, esta visita ao Museu Manuel Bulhosa / Clube de Futebol “Os Belenenses” foi um sonho cumprido da nossa parte, e do qual jamais nos iremos esquecer.  

Nenhum comentário: