terça-feira, janeiro 30, 2024

Efemérides do Futebol (50)...

 

Quando Matateu iniciou da melhor maneira a caminhada portuguesa em Europeus e deixou alemães loucos e rendidos ao seu talento

 A seleção portuguesa assegurou a qualificação para o Campeonato da Europa de 2024 de forma invicta. Com a folha limpa. O mesmo será sem qualquer ponto perdido nos dez jogos realizados na fase de qualificação, o que desde logo se constituiu como um registo inédito na história do futebol luso. Vem isto a propósito da efeméride de hoje, a qual recorda o pontapé de saída da seleção portuguesa numa fase de qualificação para um Europeu. Tal facto aconteceu há (quase) 65 anos, quando os lusos defrontaram em Berlim a então República Democrática da Alemanha (RDA) na 1.ª eliminatória com vista à presença na primeira edição do Campeonato da Europa, que em 1960 teve como palco a França. No dia 21 de junho de 1959 a seleção portuguesa, orientada por José Maria Antunes, subiu ao relvado do Estádio Walter-Ulbricht para medir forças com a RDA na primeira mão da eliminatória. O ambiente hostil aos lusos rapidamente se eclipsou graças ao génio de Matateu, um dos grandes astros portugueses de então, que mais do que marcar – aos 12 minutos – o golo inaugural do jogo – e que 65 anos volvidos é visto como o primeiro golo de Portugal no âmbito da maior prova de seleções do Velho Continente – encantou os alemães orientais com o seu mágico futebol. A tal ponto que após o apito final o craque do Belenenses foi levado em ombros pelos adeptos da seleção da casa, facto que levaria Matateu a proferir a célebre observação ao jornalista Aurélio Márcio: «Vistes os russos a chamar pelo meu nome?». Esse hoje célebre jogo terminou com a vitória portuguesa por 2-0 (a primeira de sempre contra a Alemanha), sendo o outro tento da autoria de Mário Coluna. Na segunda mão da eliminatória Portugal voltou a bater os alemães, desta feita por 3-2, no Estádio das Antas, mas o sonho de estar presente na fase final do primeiro Europeu esfumou-se perante a futura vice-campeã da Europa, a Jugoslávia.

Para a história fica o “onze” português que em Berlim deu o primeiro passo nas andanças do Campeonato da Europa: Acúrcio, Virgílio, Ângelo, Fernando Mendes, Raúl Figueiredo, Vicente , Carlos Duarte, Teixeira, Matateu, Mário Coluna, Cavém.

Vídeo: O golaço de Matateu em Berlim contra a RDA nesse histórico jogo



Nenhum comentário: