quinta-feira, junho 16, 2022

Grandes Mestres do Jornalismo Desportivo (21)... David Sequerra

Tempos houve em que os bons mestres da pena transportavam os seus conhecimentos técnico táticos do Belo Jogo para a prática e tornaram-se igualmente em notáveis mestres da tática. Trocado isto em miúdos, para dizer que o nosso país teve outrora grandes jornalistas desportivos que foram em simultâneo notáveis treinadores. O caso mais saliente terá sido talvez o de Cândido de Oliveira, cuja carreira – nas mais variantes facetas do mestre – já aqui foi esmiuçada em diversas ocasiões. Mas outros seguiram-lhe, por assim dizer, as pisadas e deixaram o seu nome na história do nosso futebol. E é sobre um desses mestres de duas facetas que vamos hoje traçar umas breves linhas.

Falamos de David Sequerra. Nasceu em Lisboa a 21 de junho 1933 e formou-se em engenharia, ciências históricas e ciências pedagógicas. Paralelamente às funções de agente técnico de engenharia, o bichinho pela escrita desportiva cedo o levou para um campo bem distinto da sua formação académica, sendo que com 18 anos inicia a sua brilhante carreira de jornalista no Mundo Desportivo, jornal onde desenvolveu a esmagadora maioria dos anos de ligação ao jornalismo e onde no qual se tornou numa lenda. Ali, foi subdiretor de pessoal e redator principal. Cedo mostrou de igual modo uma inclinação para o futebol de formação, estando constantemente atento às promessas emergentes do Desporto Rei, e dando-lhes o devido destaque na imprensa.

Conhecendo pois como ninguém os meandros do futebol jovem em Portugal e com apenas 28 anos o seu nome ficaria imortalizado na nossa história, tendo em conta que foi ele o selecionador nacional que conduziu a nossa nação ao seu primeiro título internacional: o de campeão europeu de juniores. Estávamos em 1961, e o Campeonato da Europa da categoria teve lugar em solo luso. Com José Maria Pedroto na condição de treinador de campo e David Sequerra enquanto selecionador, Portugal esmagou a Polónia no Estádio da Luz a 8 de abril desse ano, e sagrou-se campeão europeu.

O dirigismo foi igualmente outra das suas grandes paixões, e cinco anos depois deste êxito como selecionador esteve na génese do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto. Foi um dos fundadores e associado número 3 desta entidade. Foi também membro fundador da Academia Olímpica de Portugal (AOP), tendo integrado o Comité Olímpico de Portugal a partir de 1976, tendo sido secretário-geral do organismo entre 1980 e 1989. Foi nesta condição que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984) e de Seul (1988), sendo que na condição de jornalista já havia estado nas Olimpíadas de Roma, em 1960.  Do seu currículo como jornalista destaca-se ainda o cargo de Diretor, durante alguns anos, de O Sesimbrense, jornal de Sesimbra, bela localidade costeira situada próximo de Setúbal onde fixou residência.

Em 2012 recebe a medalha de Mérito Desportivo, atribuída pelo Governo Português. Foi também agraciado, a título de exemplo, pela organização do mundialmente prestigiado Torneio de Toulon – competição destinada ao futebol de formação -, tendo além de muitos textos escritos sobre este torneio, David Sequerra estado como selecionador na primeira edição da competição, em 1967. Sobre a vocação de David Sequerra para este campo do futebol de formação, o CNID refere que biografia que traça deste homem que «o seu trabalho jornalístico, no período em que este foi mais permanente, reflete com evidência, um trabalho insano de análise e de promoção dos jovens futebolistas que despontavam, ao tempo das suas atentas observações. Muitos desses atletas ficaram-lhe a dever apoio, conselhos e soluções para os seus futuros profissionais. Nos vários jornais nacionais, desportivos e/ou generalistas, noutras publicações também estrangeiras, ou na Imprensa Regional, onde David Sequerra publicou um acervo valioso de textos, manteve este tema como assunto recorrente».

No sentido de perpetuar a figura deste homem, a AOP criou já no novo milénio um concurso de jornalismo, sobre a temática olímpica, destinado a jornalistas da Imprensa Regional, cujo prémio se denomina… David Sequerra. 

Esta ilustre figura faleceu do dia 14 de janeiro 2016.

Nenhum comentário: