sexta-feira, junho 03, 2022

Arquivos do Futebol Português (23)...

A equipa do Marítimo que em 1916/17 conquistou
o primeiro Campeonato Regional da Madeira

A temporada de 1916/17 no futebol português fica marcada pela fundação de um novo organismo regional, no caso a Associação de Futebol da Madeira (AFN). Não foi um parto fácil, já que a nova associação apenas viu a luz do dia ao fim de nove reuniões preparatórias. O primeiro passo oficial foi dado por dois dos clubes da ilha, mais concretamente o União Futebol Clube e o Grupo Desportivo Insulano, que a 28 de setembro de 1916, levam por diante a primeira reunião, realizada na sede do primeiro emblema. Porém, seria apenas no dia 19 de outubro de 1916, na sede do Insulano, que se aprovariam os estatutos da associação, cujo primeiro presidente da Direção foi o tenente José Bettencourt da Câmara (1879-1927).

Harry Hinton 
Abra-se aqui um parêntese para referir a título de curiosidade que a bola já rolava na ilha desde a última metade do século XIX, havendo ainda hoje muitos historiadores que defendem que o primeiro jogo de futebol em Portugal aconteceu precisamente na Madeira, na zona da Camacha, no Largo da Achada, em 1875, por iniciativa de Harry Hinton, um jovem de origem inglesa nascido no Funchal a 8 de janeiro de 1857. Harry era filho de William Hinton, um empresário britânico que se estabeleceu na ilha em 1838, local onde se estabeleceu na área do comércio e indústria, mais concretamente no mobiliário, em produtos em vime, na produção da banana, e na atividade fabril açucareira. Harry deu continuidade aos negócios do pai, e paralelamente à atividade profissional era um profundo entusiasta do futebol, e reza a lenda que no regresso de uma das viagens realizadas a Inglaterra trouxe na bagagem uma bola de futebol, reunindo posteriormente no Largo da Achada alguns amigos seu da elite madeirense de então e sem respeitar as regras do jogo e com cariz de puro lazer terá então organizado os primeiros matchs de futebol. Outros historiadores apontam Cascais como o local onde se jogou futebol pela primeira vez no nosso país, pela mão de Guilherme Pinto basto (como já aqui mencionámos em inúmeras ocasiões), mas o que é certo em entrevistas dadas nos anos 40 Harry Hinton afirmava que e «os primeiros encontros de futebol de que há memória no nosso país (…) tiveram lugar ao velho Campo da Achada da Camacha, essa espécie de baldio à inglesa, arrelvado», sendo que diversos historiadores não colocam de lado essa hipótese, sublinhando no entanto que esses jogos eram disputados sem regras, apenas entre amigos, ao passo que o macth de Cascais foi realizado já sob as regras da Football Association, e como tal terá sido o primeiro jogo realizado em solo português de forma, digamos que oficial. Harry Hinton faleceu no Funchal a 16 de abril de 1948.

Mas voltando à AFM, para dizer que após ter sido fundada esta rapidamente se coloca em ação para organizar o primeiro campeonato regional, à semelhança do que acontecia nas principais urbes portugueses.  

Foram pois oito os clubes da ilha que deram vida a esse primeiro Campeonato da Madeira, a saber o Clube Sport Marítimo, o Club Sports da Madeira, o União Futebol Clube, o Sporting Grupo do Funchal, o Grupo Desportivo Nacional, o Grupo Desportivo Insulano, o Futebol Clube Madeirense, e o Grupo Sportivo Internacional.

O triunfo coube aos maritimistas, fundados sete anos antes, por gente ligada ao mar, a 20 de setembro de 1910, e que conquistava desta forma o primeiro troféu da sua história. E para essa história ficam os nomes dos campeões regionais da Madeira de 16/17: José Rodrigues Barrinhas, José Pimenta, João da Motta, Carlos Rodrigues, Guilherme Fernandes, José de Souza, Francisco Vieira, Luiz de Gouveia, António de Castro, Cornelio da Silva e Albin Jud.

Nenhum comentário: