terça-feira, maio 14, 2019

Histórias do Futebol em Portugal (28)... Depois de Riade o trajeto da glória seguiu para... Vejle! Foi há 30 anos!


Seleção Nacional de sub-16 que se sagrou
campeã da Europa em 1989

Quando abrimos a enciclopédia da História do futebol português e recuámos até 1989, a primeira imagem que nos vem à memória é (provavelmente) a mítica epopeia das arábias. Por outras palavras, a gloriosa caminhada da seleção nacional de sub-20 no Campeonato do Mundo da categoria que nesse ano decorreu na Arábia Saudita, e que teve o seu apogeu com Tozé (então o capitão dessa equipa) a erguer nos céus de Riade o troféu de reis do futebol planetário ao nível da formação.
Porém, poucos se lembram que cerca de dois meses volvidos o futebol português viveu uma nova e (então) inédita conquista no plano internacional no que aos escalões de formação concerne: o título europeu de sub-16.

Faz precisamente neste dia 14 de maio 30 anos que a seleção nacional tocava o céu no cair do pano sobre a 7.ª edição do Campeonato da Europa de Sub-16 - que uma dúzia de anos mais tarde daria lugar ao atual Europeu de Sub-17 -, e cuja fase final decorreu na Dinamarca.
Em Vejle, local da grande final, os bravos putos lusitanos derrotavam a antiga República Democrática Alemã (RDA) por claros 4-1 e traziam, 28 depois, um novo título europeu para Portugal ao nível de seleções jovens - o primeiro e único até 1989 havia sido conquistado em 1961 no então denominado Torneio Júnior da UEFA.  
E para recordar esse inesquecível momento de glória - sim, temos a obrigação de jamais esquecer as grandes conquistas - nada melhor do que trazer ao Museu Virtual do Futebol alguém que muito contribuiu para que ela fosse uma realidade. É com enorme prazer que abrimos as portas a Miguel Simão, um dos 16 heróis que sob o comando de Carlos Queirós levou a nau portuguesa à terra prometida. Mas antes de passar a bola ao talentoso médio, lancemos um breve olhar do trajeto de Portugal nesse Europeu que decorreu entre 4 e 14 de maio no país dos Vikings.

Paulo Santos (Sporting), Nuno Fonseca (FC Porto), Abel Xavier (Estrela da Amadora), Álvaro Gregório (FC Porto), Adalberto (Boavista), Canana (Sporting), Costa (FC Porto), Virgílio (Sporting), Miguel Simão (Boavista), Bino (FC Porto), Emílio Peixe (Sporting), Sérgio Lourenço (Sporting), Tulipa (FC Porto), Luís Figo (Sporting), Gil (Benfica) e Geani (Vitória de Guimarães) foram então os 16 soldados que o general Queirós levou à Dinamarca para fazer esquecer a amarga derrota na final da categoria do ano anterior. Em Vallecas (Madrid), diante da Espanha, Portugal havia perdido a lotaria dos penaltis (2-4) e procurava agora na Escandinávia melhor sorte.

Integrada no Grupo A do Euro 89 juntamente com a Suíça, Roménia e Noruega, a seleção lusa realizou uma 1.ª fase à qual podemos chamar de passeio! Três jogos realizados e outras tantas vitórias (4-0 diante da Roménia, 3-0 à Noruega e 2-0 à Suíça) asseguraram o 1.º lugar do grupo e a consequente passagem às meias-finais onde iriam ajustar contas com... a Espanha. Nesse jogo, ocorrido em Kolding, veio ao de cima a veia goleadora de Gil, que viria a sagrar-se o melhor marcador do torneio, com dez golos. Dois deles precisamente diante dos vizinhos espanhóis, a quem de nada valeu um golo de Cuellar. 2-1, resultado final e Portugal viajava para Vejle.

A final foi «Uma viagem maravilhosa ao Mundo (fantasioso) da... "Brincolândia"»

A festa após o primeiro golo na final
E a final não foi mais do que uma... brincadeira fantasista, a julgar pela interpretação da prosa do jornalista de A Bola, Rui Santos, que acompanhou in loco a jornada de glória.   
Sob o título de «Uma viagem maravilhosa ao Mundo (fantasioso) da... "Brincolândia"», a edição de 15 de maio de 1989 de A Bola escrevia que «os portugueses... "foram ao Jardim da Celeste, gi-ro-fla, gi-ro-flé", fintaram e simularam, driblaram e inventaram, fizeram, enfim, desta final uma... brincadeira pegada. Essa era, de resto, a estratégia (assumida) de Carlos Queirós».
Esta introdução à final dizia muito do futebol fantasista que Portugal começava a apresentar ao Mundo através dos seus jovens, os quais nas décadas seguintes tantas e tantas glórias iriam dar à nação lusa.

No rescaldo da final, Rui Santos lembrava que na véspera da grande decisão Carlos Queirós havia sugerido «que Portugal tinha de brincar com os alemães no sentido de fazerem, com prazer, aquilo que eles não conseguem fazer: pôr em campo doses importantes de fantasia».
E Portugal assumiu sem rodeios na final de Vejle essa postura fantasista tão característica do seu futebol.
«A estratégia era, simplesmente, fazerem-se mais fintas, mais simulações, mais "piruetas" do que aquelas que já tinham sido feitas frentes aos suíços, noruegueses, romenos e espanhóis, talvez por se reconhecer nesta escola alemã grande falta de maleabilidade técnico-táctica. Carlos Queirós e Nelo Vingada tinham sentenciado: "vamos fantasiar!" E das palavras à acção, das cabinas ao relvado, um pequeno passo. A equipa fantasiou, improvisou, inventou (...) Pode-se fantasiar com gozo, com prazer, com graça, mas, ao mesmo tempo, com dinamismo e um mínimo de rigor. Foi essa a lição que a final de ontem encerrou. A selecção portuguesa de sub-16 predispôs-se, em síntese, a fazer uma viagem ao Mundo (fantasioso) da... "Brincolândia". Digamos que Portugal esvaziou, no campo, o sentido das exigências que, normalmente, é confinado a uma partida correspondente a uma final europeia. Brincando. (...) Voluntariamente, Portugal fez a desdramatização desta final e, com ela, começou a ganhar terreno ao seu adversário que, na ânsia de corresponder a uma disciplina táctica férrea, que nem permite um "atchim" de um jogador (sob pena de "aquilo" se desmoronar tudo), até se esqueceu de, em situação de clara desvantagem (1-3), procurar uma solução alternativa qualquer, que, de facto, não se chegou a descortinar...».

O estádio da final, em Vejle
De forma mais precisa, o jornalista de A Bola escrevia que Portugal havia tido um começo de jogo espetacular, quinze (primeiros) minutos de futebol que na sua ótica foram um espetáculo, destacando no plano individual o jogador Tulipa.
«Foram 15 minutos empolgantes de... fantasias de Portugal. Um reportório inesgotável de dribles e simulações e jogadas combinadas, com a capacidade técnica individual dos jogadores portugueses a vir, gritantemente, ao de cima em contraste com o futebol geométrico dos alemães, que andaram, neste período, positivamente a cheirar a bola. (...) Durante 15 minutos, Portugal jogou, com classe, para a galeria. Parecia cinema. Pareciam bonecos animados. A RDA parecia deslumbrada pelo futebol praticado pelos portugueses e não conseguiam, prisioneiros do seu próprio estilo, fazer chegar a bola à baliza de Paulo Santos. (...) Os alemães orientais concretizaram a única oportunidade de golo que criaram ao longo dos oitenta minutos, e mesmo essa, resultou de uma situação de bola parada (pontapé de canto) (...)».

Estas palavras do então jovem enviado especial de A Bola servem para atestar a inquestionável vitória lusa, cujo primeiro golo aconteceu aos 15 minutos, por intermédio de Canana. «No seguimento de uma bela jogada de Álvaro (Gregório), pelo lado esquerdo, com o portista, depois de driblar dois adversários, a ir à linha de fundo centrar, com Gil a aparecer para dar um pequeno toque no esférico (o suficiente para o guarda-redes não conseguir bloqueá-lo) e Canana a aproveitar para atirar para a baliza deserta», assim era cantado o primeiro grito de golo português.
A RDA chegaria ao empate (por intermédio de Lars Kampf) aos 8 minutos da segunda parte, aproveitando a tal única oportunidade de golo de que dispôs. Dez minutos volvidos o então jovem promissor Luís Figo repôs justiça no marcador ao converter uma grande penalidade a castigar uma mão na bola de Manke. O 3-1 foi da autoria de Miguel Simão, que deu o melhor seguimento ao uma jogada de Figo «pelo lado direito, que "trocou" os olhos a Kauerhof e cedeu a bola a Tulipa, o qual furou entre dois adversários e foi à linha de fundo centrar para Miguel Simão aparecer solto e só ter de escolher o sítio para onde rematar». Era Luís Figo a anunciar o jogador fenomenal em que se viria a tornar na década seguinte!

O derradeiro golo desta final surgiu por intermédio do grande goleador deste Euro 89, Gil de seu nome. Decorria o minuto 79 quando o avançado do Benfica apontou uma grande penalidade a castigar um derrube do guardião germânico a Sérgio Lourenço.

A taça é nossa!
O timoneiro desta seleção, Carlos Queirós, era, naturalmente, um homem feliz no cair do pano desta final, desde logo porque no espaço de dois meses arrecadara para Portugal dois títulos internacionais, coisa pouco habitual no nosso futebol por aqueles dias.
Sobre a final em concreto referiu que Portugal tornou as coisas fáceis, «ao não dar hipótese à RDA de jogar de acordo com o seu estilo. Controlámos os acontecimentos (...). Não sei se ganhar um Campeonato do Mundo (numa alusão a Riade) dá mais prazer do que ganhar um Campeonato da Europa, mas mesmo sem saber explicar as razões sinto que esta vitória tem um sabor especial. Além disso, as pessoas já olham para Portugal de outra maneira, porque percebem que estes resultados não apareceram por acaso, mas são fruto de trabalho a longo prazo. Durante o jogo trabalhámos para a vitória e o golo que sofremos foi um golo fortuito. E já agora quero lembrar que a RDA afastou da prova a URSS, a Escócia, a Itália e a França. Se isto não chega para valorizar a nossa vitória, não sei o que dizer».

Na grande final a nossa seleção alinhou com: Paulo Santos (Nuno Fonseca, 79), Abel Xavier, Adalberto, Álvaro Gregório, Canana (Sérgio Lourenço, 51), Peixe, Tulipa, Figo, Bino, Miguel Simão e Gil.

ENTREVISTA: Miguel Simão recorda a jornada de glória vivida em Vejle

Miguel Simão
Como já vimos, Miguel Simão foi um dos miúdos que no dia 14 de maio de 1989 ajudou (com golos) a conquistar o primeiro Europeu de sub-16 para Portugal. O então promissor médio da formação do Boavista efetuou nos anos seguintes um percurso que passou pelo principal escalão do futebol português, ao serviço do Salgueiros, clube que defendeu entre 1993 e 1997. Na 1.ª Divisão vestiu ainda a camisola do Gil Vicente (em 2000/01). No segundo escalão nacional atuou em clubes como o Nacional, Académica, Feirense, Moreirense e Aves. Entre 1998 e 2000 teve uma bem sucedida aventura internacional, quando defendeu as cores dos escoceses do St. Johnstone, clube onde ainda hoje é olhado como um ídolo.  
Neste Europeu de 1989 Miguel Simão foi um jogador preponderante na seleção, atuando como titular em todos os jogos efetuado na fase final.
Hoje a viver no Luxemburgo, o campeão da Europa de sub-16 esteve no Museu Virtual do Futebol, onde recordou o então inédito feito do futebol português.
A bola é tua campeão...

Museu Virtual do Futebol (MVF): 1989 é um ano marcante para o futebol português. Depois da conquista do então inédito título mundial de sub-20, em março, eis que cerca de dois meses volvidos surge a conquista do também inédito título de campeão da Europa de sub-16. O Miguel Simão integrou o grupo que esteve na Dinamarca. Que memórias guarda dessa epopeia?
Miguel Simão (MS): As memórias são muitas...e que logicamente culminam com o título de campeão europeu e o consequente acesso ao Mundial (de sub-17) que mais tarde foi disputado na Escócia. Esse título europeu foi um alerta de que em Portugal além de qualidade (futebolística) tínhamos também pessoas muito competentes ao nosso redor para nos ajudar a evoluir, com destaque, logicamente, para o professor Carlos Queirós e o Nelo Vingada , sem deixar de lembrar os treinadores da formação dos nossos clubes.
Recordo com saudade essa conquista, que foi, aliás, dos primeiros títulos internacionais que trouxemos para o nosso país. A partir daí começamos a habituar, e bem, o nosso pequeno país com mais conquistas. Lembro-me que em 1989 tínhamos um grupo fantástico e forte. Naquela altura éramos irreverentes, estávamos sempre na brincadeira, mas na hora do trabalho encarávamos tudo com muita seriedade e profissionalismo, algo que nos era incutido pela equipa técnica.

Carlos Queirós com as taças de campeão da Europa
de sub-16 e de campeão do Mundo de sub-20
MVF: O título mundial de Riade deu-vos algum alento extra, digamos assim, para conquistar o Europeu de sub-16?
Miguel: O título conquistado pelos mais velhos em Riade colocou Portugal no mapa em termos de qualidade futebolística. Se até ali, Portugal era visto como um país pequeno que tinha jogadores bons tecnicamente, mas não muito mais do que isso, a partir dali houve uma mudança de mentalidade enorme. Quando começamos a acreditar nas nossas capacidades passamos a ter uma mentalidade de entrar em campo para ganhar e os resultados vieram num ápice, como se pôde constatar (nos anos seguintes) em várias categorias. Isso deve-se, sem duvida, ao trabalho profundo na formação de atletas, com relevo para o papel do professor Queirós, que sem dúvida nos deixava leves dentro de campo para fazermos o que melhor sabíamos fazer. Nós pensávamos jogo a jogo, e como disse há pouco entravámos em campo sempre para ganhar. Recordo que o nosso grupo era composto por jogadores que (hoje) dispensam apresentações, casos do Figo, que chegou a melhor do Mundo anos mais tarde, mas também o Tulipa, o Peixe, o Gil, o Abel Xavier e eu (risos). De facto tínhamos muita qualidade e tínhamos muita confiança em poder ganhar o titulo. Lembro-me que nesse Europeu o Gil foi o melhor marcador da prova com 10 golos, o que ainda hoje é um recorde.

MVF: Na antecâmara deste Euro 89 o Carlos Queirós fez-vos acreditar que podiam sair da Dinamarca como campeões da Europa ?
MS. O professor Queirós trabalhava de forma diferente, fazia-nos acreditar nas nossas capacidades e isso, com a devida organização, fazia-nos pensar que poderíamos chegar longe. Lembro-me que o jogo mais fraco em termos de qualidade que fizemos nessa fase final foi o primeiro contra a Suíça, mas depois disso foi sempre em crescendo. E acabámos por ganhar o "caneco" (risos).

MVF: E por falar em Carlos Queirós, que recordações tem dele?
MS: As melhores. Tive a sorte de trabalhar com ele até aos 19/20 anos e posso dizer que aprendi muito com ele, fez-me crescer como jogador e como homem e tenho a certeza de quem teve o privilégio de trabalhar com ele na formação "bebeu" dos ensinamentos dele na carreira.
Como hei-de dizer isto, ele tirava-nos a pressão de cima, dando-nos responsabilidades em que cada um sabia o que fazer em campo. Além disso, recordo-me dele como uma pessoa calma, sempre de fácil acesso, alguém em quem acreditávamos naquilo o que nos dizia, porque sabíamos que nos ia levar algum lado bom.

MVF: Acha que ele foi o grande revolucionador do futebol em Portugal, o grande obreiro do aparecimento dos talentos que vieram a seguir, o homem que afirmou o jogador português no Mundo (?)...
Miguel: Sem dúvida, e eu posso dizer que faço parte da chamada "Geração de Ouro" do futebol português, porque realmente foram anos em que foram extraídos muitos talentos. Aliás, a nossa seleção de sub-16 juntou-se aos sub-17 que era composta por jogadores como João Pinto, Jorge Costa, Paulo Pilar, ou Paulo Torres, e essa junção acabou por fazer da seleção de sub-20 campeã do Mundo dois anos mais tarde. Sem dúvida que o futebol português deve muito ao professor Queirós, e por isso não entendo o porquê de hoje não ser uma das pessoas "mais" no futebol português! Mas isso é uma coisa que agora não vem ao caso...
Miguel Simão ao serviço do St. Johnstone, da Escócia
MVF: Voltando ao Euro. Quando sentiram que podiam ser campeões da Europa, houve algum momento em que sentiram que aquele título já não vos escapava?
MS: No futebol tudo é possível, e como costumo dizer "não é tudo auto-estrada". Nesse Europeu tivemos jogos difíceis, em que tivemos de sofrer, mas o jogo mais complicado que tivemos foi nas meias-finais com a poderosa Espanha. Mas recordo-me que nesse jogo o Gil decidiu (risos). Éramos um grupo forte e acreditávamos em nós e à medida em que fomos passando os adversários essa confiança dentro de nós ia aumentando... Queríamos muito ser campeões da Europa.

MVF: Houve algum sentimento de vingança no jogo com a Espanha, uma vez que na final do Europeu anterior eles tinham-nos derrotado?
MS: Sabíamos que a Espanha era uma equipa forte, mas já os tínhamos defrontado antes no Torneio do Algarve e ganhámos-lhes. Por isso, eles também sabiam que iam encontrar uma equipa forte. Quando estamos no campo não há tempo de pensar em vinganças, mas sim em ganhar.... Mas sabe bem mudar o rumo da história (risos).

MVF: O Miguel Simão foi um jogador preponderante nessa seleção. Na fase final, atuou como titular em todos os jogos, e inclusive marcou um golo na final. Lembra-se desse momento?
MS: Sim, lembro. Foi uma excelente jogada pelo lado direito, protagonizada pelo Tulipa, que cruzou para mim e eu depois de dominar encostei para o 3-1. Deu-nos alívio esse golo (risos).

MVF: Foi o seu melhor momento com a camisola da seleção?
MS: Não. Tive muitos momentos bons, graças a Deus. Como disse, estive nas seleções até às Esperanças, e tudo junto faz com que hoje eu seja um homem orgulhoso da forma como representei o meu país. Nesse ano (1989) fiz um Mundial (sub-17) muito bom na Escócia, em que fui considerado "man of the match" em dois jogos. Por essas e por outras tenho muitos momentos a recordar.

MVF: Na altura da conquista do Euro de sub-16, vocês eram todos miúdos com 16 anos, pelo menos a esmagadora maioria. Mas já com essa tenra idade aperceberam-se do feito que tinham conquistado para Portugal?
MS: Sim, tivemos a noção, porque o Presidente da República safou-nos logo da tropa (risos). Os jogadores oriundos da Cidade do Porto receberam todos uma medalha de Honra da Cidade pelo feito alcançado. De facto, é um título que ainda hoje é lembrado.

MVF: Peixe, Figo, ou Abel Xavier foram jogadores que mais tarde singraram a nível internacional. Conviveu desde muito jovem com eles. Algum destes, ou outros desse grupo, o surpreendeu por ter chegado onde chegou?
MS: Nenhum deles me surpreendeu ter chegado onde chegou, porque notava-se desde muito cedo a qualidade que tinham. Mas é assim: há sempre motivos para outros não terem aparecido (a nível internacional). Aliás, penso que um outro jogador com quem tive a oportunidade de jogar mais tarde no Salgueiros e que também não chegou de forma surpreendente à selecão AA foi o Tulipa...

MVF:.. Além do Tulipa também o Miguel Simão não chegou à seleção AA. Faltou dar esse passo na sua carreira (?)...
MS:... Jogávamos em clubes com menos visibilidade e quando é assim é mais complicado chegar aos AA. Além disso, estávamos igualmente bem servidos em termos de seleção AA. Seria uma honra ter chegado à seleção AA, mas já me orgulho muito do trabalho que fiz nas seleções de formação.

Miguel Simão na atualidade
MVF: Olhando para o presente, ainda está ligado ao futebol?
MS: Sim ... só jogo aos sábados com amigos (risos). Mas também deteto novos talentos e tento coloca-los em clubes de França, Bélgica e Portugal também. Atualmente vivo no Luxemburgo.

MVF: Mesmo para terminar. Há alguma história curiosa que ainda hoje guarde na memória sobre esse Europeu de 1989?  
MS: O que mais marcou foi a nossa alegria depois de termos ganho o Europeu. Estávamos todos ansiosos por mostrar o "caneco" ao país e estar com as nossas famílias. Das histórias mais giras que tenho da nossa selecão sub-16  foi passada na Escócia e tem a ver com o VIROSCA, mas deixo para o Gil ou o Canana contarem (risos)...

MVF:... Ok Miguel, será uma história para contar numa outra viagem à... História. Muito Obrigado por esta breve e simpática visita ao Museu Virtual do Futebol. Foi um prazer trocar estas breves palavras com um CAMPEÃO DA EUROPA. Abraço. 

Nenhum comentário: