
Localizado na zona sul de Glasgow esta catedral foi erguida em 1903, tendo sido inaugurada a 31 de Outubro desse ano num jogo entre os donos da casa, o Queen's Park FC, e o Celtic de Glasgow, o qual terminaria com o triunfo dos primeiros por 1-0.
Mas este foi apenas um dos muitos clássicos que o Hampden Park viveu. Como já frisámos o estádio está carregado de deliciosas memórias, jogos e recordes que ainda hoje figuram em qualquer livro que se aventure a relatar a história do “belo jogo”. O primeiro grande momento deu-se num Escócia – Inglaterra, em 1937, data em que o recinto registou a sua maior enchente de sempre: 149.415 espectadores!
Por falar em capacidade, aquando da sua inauguração o Hampden Park dispunha de 44. 530 lugares, sendo que apenas um ano mais tarde albergava quase o dobro: 80.000. Mas a ambição dos escoceses era cada vez maior, queriam que o seu templo da bola fosse cada vez mais grandioso, e em 1910 o recinto comportava 125.000 lugares. Mas o gigante não parava de crescer, e em 1927 ali cabiam já 150.000 almas! Pequeno demais diriam por esta altura os donos do recinto, e em 1937 o estádio atingia a sua lotação máxima: 183.724 lugares!!! Foi até 1950 o maior estádio do planeta, ano este em que nasceu para o Mundo outro colosso da bola, o Maracanã, do Rio de Janeiro, construído propositadamente para o Mundial de 1950 com a capacidade recorde de 200.000 lugares.
Mas nem isto tirou protagonismo ao Hampden Park, que continuou a receber confrontos dignos de realce. Entre outros diversas finais das competições europeias, sendo que um desses encontros decisivos é ainda hoje sinónimo de recordes ao nível das competições entre clubes da Europa. Falamos da final da Taça dos Campeões Europeus (TCE) de 1960, entre o Real Madrid e o Eintracht Frankfurt, confronto já aqui recordado no Museu (na vitrina “Clássicos da Bola”), o qual terminou com a expressiva vitória dos madrilenos por 7-3, um recorde de golos numa final europeia que é mantido até hoje, e um recorde ao nível de assitência num jogo decisivo de uma competição continental, sendo que mais de 130.000 pessoas

Em termos de finais da TCE também aqui se jogou o Bayern – Saint-Étienne (1976), e o Real Madrid – Bayer Leverkusen (2002). O último grande momento europeu foi vivido em 2006, ano em que as equipas espanholas do Sevilha e do Espanhol ali disputaram a final da Taça UEFA.
Com as regras de segurança impostas pelos organismos que tutelam o futebol mundial o Hampden Park viu com o passar dos anos a sua capacidade ser reduzida, sendo que actualmente alberga 52.103 lugares.