segunda-feira, maio 21, 2007

Romário fez o seu MILÉSIMO golo!!!

É com enorme alegria que o Museu Virtual do Futebol abre hoje propositadamente as suas portas para assinalar um momento histórico do futebol mundial: O GOLO NÚMERO 1000 DO "BAIXINHO" ROMÁRIO. Finalmente aquele que para mim foi só um dos melhores futebolistas de todos os tempos alcançou, aos 40 anos, o velho sonho de igualar a histórica marca do "rei" Pélé... fazer 1000 golos. O feito ocorreu ontem , na sua cidade natal, o Rio de Janeiro, ao serviço do clube do seu coração, o Vasco da Gama. Agora, o "baixinho" pode finalmente gozar a sua "dourada" reforma. Parabéns Romário. Conseguiste!
Seguidamente apresentamos a narração (acompanhada da fotografia) feita pelo site oficial do Vasco da Gama deste momento histórico:
«E o grande dia chegou. 20 de Maio de 2007 entra para a história do futebol mundial. O atacante Romário tornou-se o segundo jogador de todo o planeta a chegar a marca de 1000 gols na carreira. E o Estádio de São Januário, que acabara de completar 80 anos, tinha que ser o palco. Um minuto e meio do segundo tempo, o lateral-direito Thiago Maciel cruzou na área e o zagueiro adversário cortou o lançamento com o braço esquerdo. Pênalti que o árbitro Giulliano Bozzano não titubeou em assinalar. Aos 2 minutos e 40 segundos, o “Baixinho” Romário correu para a bola e com a sua tradicional categoria colocou a bola no lado esquerdo do goleiro Magrão, que pulou para o outro canto. Na ocasião, o Vasco fazia 3x0 em cima do Sport Recife pelo Campeonato Brasileiro 2007. Com a bola no fundo das redes, o atacante foi abraçado pelos companheiros de equipe. A família do jogador entrou no gramado para participar de um dos maiores momentos da história do esporte. Abraçado à mãe, Dona Lita, Romário deu a primeira declaração após marcar o milésimo gol. “É um momento ímpar em minha vida. Agradeço à minha família, principalmente aos meus pais. Agradeço ao papai do céu. Eu poderia até falar algumas coisas, mas vou deixar para outra hora. A torcida tem que comemorar comigo” – disse o atacante, em meio às lágrimas. Pelo Vasco, até o momento, o “Baixinho” marcou 383 gols em 518 jogos, tendo uma média de 0,74 gols por partida, somando-se as categorias Infantil, Juvenil, Júnior e Profissional. Entre os profissionais, a marca é de 324 gols em 408 jogos (0,79 de média)».

2 comentários:

João Pedro disse...

Ouvi dizer que os festejos duraram 15 minutos...

Mas ao que parece, o Pelé marcou 1281 golos, mas oficiais foram 720. Faltam 2 ao Romário!

Em grande era se as assistências para estes dois golos que lhe faltam fossem feitas pelo grande companheiro Hristo Stoichkov

Miguel Barros disse...

É verdade, só mesmo na América do Sul é que isto é possível. Ora são guarda-redes a parar o jogo para ir à casa de banho (genial esta), ora são jogadores que param o jogo para dar entrevistas e abraçar os familiares.
Mas, muito sinceramente acho merecida, e justa, esta paragem, pois não é todos os dias que se atinge a marca de 1000 golos. Há que se festejar tamanho feito.
E se há alguém que merece uma homenagem destas é o Romário.
Um jogador genial, um fora de série, um dos meus ídolos, muito melhor que o Ronaldo e o Ronaldinho Gaúcho (na minha modesta opinião). Um dos maiores artistas de todos os tempos com a bola nos pés. De vez em quando lá ponho uns joguinhos (clássicos) a rolar lá no meu video e recordo este grande jogador.
Pena é ter um temperamento difícil e ser um "cara malandro" como dizem os brasileiros. Um tipo que não gostava, nem gosta, muito de puxar pelo físico, preferindo antes ir divertir-se para as praias de Copacabana e ir curtir a noite carioca. Se não fosse isto onde ele teria chegado mais?!
É um tipo que não tem "papas na lingua", e diz o que sente, prova disso é a antipatia que tem pelo Pélé, e nunca me esqueceu uma célebre frase que ele disse sobre o "rei" da bola: «Pélé é um "poeta"... quando está de boca fechada!»
O Pélé também não o grama, e ainda ontem depois de lhe dar os parabéns pelos 1000 golos disse: «Agora só te faltam 281 golos para me igualar», como quem diz: eu ainda sou o melhor.

Quanto às contas exactas, sinceramente não sei o que dizer, há quem diga que ele ainda está longe dos 1000 golos, há quem diga o contrário. Pelo que sei ele já apresentou factos concretos que provam que fez 1000 golos.

Em relação ao grande amigo (dele) Stoichkov, de facto eram uma dupla genial, e este "genial" tem dois sentidos, primeiro porque eram dois jogadores do "outro mundo", e segundo porque tinham ambos um géniozinho (feitio) levado da breca... eheheheheheh.
Mas o Romário até nem marcou muitos golos ao serviço do Barça, só fez 50 e tal em duas épocas. Onde ele fez mais golos foi no Vasco.

Em suma, é um SENHOR que eu admiro muito.