sexta-feira, maio 11, 2007

Grandes Mestres do Jornalismo Desportivo (2)... Bernardino Barros

De novo no cantinho dedicado aos grandes mestres do jornalismo desportivo vou hoje fazer uma breve referência – homenagem, se preferirem - a uma das actuais figuras de vulto desta área. Falo de Bernardino Barros, o popular BB, uma figura por quem nutro uma grande admiração enquanto profissional da Comunicação Social desportiva.
Um homem do norte, que – quanto a mim – segue as pisadas de ilustres personalidades como Mestre Cândido de Oliveira (o maior de todos os jornalistas desportivos, na minha modesta opinião), Ribeiro dos Reis, Vítor Santos, Artur Agostinho, Homero Serpa, Carlos Pinhão, Rui Tovar, David Borges, entre outros.
Nascido em Vila Real, a 6 de Novembro de 1955, Bernardino Barros desde cedo se deixou “enfeitiçar” pelo bichinho do jornalismo desportivo. Com 20 anos começou a trabalhar no jornal O Norte Desportivo, onde permanceu até 1979. Paralelamente desempenhou outras actividades profissionais díspares do jornalismo, pelo que só em 1985 regressou às lides da escrita, desta feita no jornal O Comércio do Porto, na qualidade de redactor de futebol e basquetebol.
Em 1991 travou conhecimento com o seu grande amor dentro da área da Comunicação Social, a rádio. Foi aqui que se deu verdadeiramente a conhecer aos amantes do desporto, e em particular do futebol, através da sua inconfundível e notável voz. A ela aliou os seus infinitos e sábios conhecimentos do mundo da bola, que fizeram - e continuam a fazer - dele um dos mais prestigiados jornalistas desportivos deste país. Na rádio começou na TSF, “transferindo-se” em 2003 para a Renascença, onde ainda se mantém.
E às “aventuras” nos jornais e nas rádios Bernardino Barros juntou a experiência na televisão, sendo que desde 1999 é um “habitué”, na qualidade de comentador, em jogos de futebol transmitidos pela “caixinha mágica”, tendo aqui colaborado com a RTP, SIC e Sport TV. Neste campo as suas qualidades ficaram bem vincadas e não foi de estranhar que a televisão regional NTV, aquando da sua breve aparição, o tivesse “contratado” para ser um dos rostos da secção de desporto, tendo então apresentado o programa NJogadas.
O regresso aos jornais, e desta feita a tempo inteiro, deu-se em 2004, altura em que foi convidado pelo director d' O Comércio do Porto, Rogério Gomes, para ser o editor de desporto do diário portuense. Cargo que desempenhou com grande brilhantismo até ao fecho daquele jornal em meados de 2005. E em 2006 Bernardino Barros volta aos ecrãs, desta feita através do novo canal regional Porto Canal, onde assume o papel de editor de desporto. Neste jovem canal regional destacam-se a qualidade de programas – por si criados e que eu não perco por nada deste mundo – como os Comentários do BB e a A Bola é Redonda, onde o popular BB aplica com grande mestria os seus vastos conhecimentos desportivos. Um SENHOR!

Nenhum comentário: