sexta-feira, maio 25, 2007

Emblemas Históricos (4)... DC United

Olá! Estamos hoje de volta ao cantinho dos Emblemas Históricos, dos grandes clubes/equipas que escreveram pelo "seu punho" algumas das páginas mais bonitas do futebol mundial. É certo que o clube que vamos hoje visitar não tem o peso histórico de um Real Madrid, de um Barcelona, de um Inter, de um Manchester United ou de um Milan (que ainda na 4ª feira passada conquistou a sua 7ª Taça/Liga dos Campeões Europeus), mas possui já um registo notável de títulos na sua curta vida, e como tal merece um lugar de destaque na vitrina dos Emblemas Históricos do Museu Virtual do Futebol.
E para falar deste clube vamos "sobrevoar" o imenso Oceano Atlântico e assentar arraiais na cidade de Washington, a capital dos Estados Unidos da América (EUA). E agora o visitante poderá estar a pensar: «lá vem este falar outra vez do futebol dos "States", de um país que não tem qualquer tradição no fantástico e apaixonante mundo da bola». Pois, mas devo confessar-vos uma coisa, eu sou um curioso pelo futebol a nível mundial, não só do europeu e do sul-amerciano (os dois estilos mais poderosos e famosos), ou seja, procuro conhecer um pouco da história do "pontapé na bola" ao nível planetário, como já disse. E de facto, o soccer (futebol) norte-americano desperta-me muita curiosidade, em especial a selecção dos EUA (da qual sou fã), e não tem sido à toa que já contei aos ilustres visitantes histórias/factos do futebol estado-unidense, ao apresentar-vos não só jogadores lendários como Billy Gonsalves (anos 20/30), Joe Gaetjens (anos 40/50) e Alexi Lalas (anos 90/00), bem como um dos momentos altos da história do soccer dos "states", ou seja, a vitória sobre a Inglaterra no Mundial de 1950.
É claro que os EUA ainda têm de percorrer um longo caminho para chegar aos calcanhares das nações europeias e sul-americanas, pois hoje em dia não passam de uma selecção mediana a nível mundial. O soccer padece também de algum desinteresse, e desconhecimento, da maior parte da população dos EUA, que preferem antes os populares Baseball, Basquetebol, ou o Futebol Americano. O soccer não anima a maior parte dos norte-americanos como um dia disse um jornalista nativo daquele país... «os americanos não conseguem gostar, nem perceber, um jogo que pode terminar empatado e sem golos»... hehehehehe, curiosa esta explicação. No entanto, a Federação Norte Americana de Futebol tem feito um esforço enorme para tornar este desporto popular, e aos poucos vai conseguindo, devagar, mas lá vai conseguindo, embora ainda muito longe do desejado.
E esses esforços começaram com o surgimento de uma Liga Profissional, a Major League Soccer (MLS), criada em 1996, onde se criaram clubes que por sua vez contrataram algumas estrelas do futebol mundial, embora a maior parte delas já na... pré-reforma. E a última grande aquisição da MLS é David Beckham, que a partir de Julho vai passar a envergar as cores do LA Galaxy.

O nascimento de um gigante
Bom, mas o clube de que hoje vou falar é o DC United, sediado em Washington, e é, digamos que, o maior emblema dos EUA em termos de soccer. Se preferirem, o DC está para os EUA como o Real Madrid está para Espanha, o Bayern para a Alemanha, ou a Juventus para Itália. É o maior clube do país, o que mais títulos conquistou em apenas 11 anos de vida! Sem dúvida alguma, notável.
Bem, mas começemos pelo princípio, para dizer que com o surgimento da MLS fundou-se em Washington o DC United (DC quer dizer Distrit Capital, uma vez que Washington é também a capital do Estado de Columbia), em 1996. E o DC não poderia ter tido melhor estreia na MLS, já que venceu não só a primeira edição da recém criada competição, intitulada de MLS Cup, como também a US Open Cup, uma espécie de taça daquele país, que é aliás a competição mais antiga dos EUA. Logo no primeiro ano de vida o DC United conquistou a "dobradinha".
E a primeira MLS Cup foi conquistada de uma maneira emocionante, já que na grande final (disputada no Foxborough Stadium, em Boston) o DC bateu o LA Galaxy por 3-2, isto depois de estar a perder por 0-2! A "remontada", como dizem os espanhóis, começou a ser dada por intermédio de Tony Sanneh, tendo o empate surgido ao minuto 82 por Shawn Medved. No prolongamento o defesa internacional norte-americano Eddie Pope fez o 3-2 final, o golo da vitória. Que melhor estreia se podia pedir?
No ano seguinte voltou a vencer não só a MLS Cup como também a Supporters Shield Cup. Por esta altura o DC era já o gigante dos EUA. Em termos de restante palmarés a equipa do Washington conquistou por mais duas vezes a principal competição norte-americana, vulgo a MLS Cup, em 1999 e 2004, sendo por isso o clube com mais campeonatos ganhos. A Supporters Shield Cup seria ganha ainda em 1999 e 2006. Mas os maiores títulos do clube foram conquistados além fronteiras, sendo que o primeiro deles ocorreu em 1998, com a conquista da CONCACAF Cup, uma espécia de Liga dos Campeões da América do Norte. O DC foi assim a primeira equipa norte-americana a vencer um título internacional. Na final da competição, realizada a 16 de Agosto desse ano, o DC bateu os mexicanos do Toluca por 1-0. O jogo foi disputado em casa, no RFK Stadium, com Eddie Pope a ser uma vez mais o herói ao marcar o golo do triunfo.
E 1998 seria um ano que ficaria inevitavelmente marcado na história do DC United, já que o clube venceria uma nova competição internacional, desta feita a Interamerican Cup, uma espécie de Supertaça Europeia, ao bater o poderoso clube brasileiro Vasco da Gama. Ambos os jogos foram realizados em solo norte-americano, sendo que o primeiro foi realizado em Washington, onde a equipa brasileira venceu por 1-0. A segunda partida realizada três semanas mais tarde ocorreu na Flórida, no Lockhart Stadium, e o DC provocou uma enorme surpresa no futebol mundial, pois derrotou os vascaínos por 2-0. Tony Sanneh marcou o primeiro golo, na primera parte, enquanto que o tento da vitória foi marcado por... Eddie Pope, um jogador que de imediato entrou para a curta história do clube de Washington por ser o autor de golos que deram origem a títulos. Com esta vitória o DC United proclamava-se Campeão das Américas. Este foi sem margem para dúvida o título mais importante alguma vez conquistado por uma equipa de futebol norte-americana. O crescimento do soccer dos EUA deve muito, sem dúvida, a este grande emblema.

As maiores estrelas
Em 11 anos de vida o DC United teve já a defender as suas cores (equipamento todo negro) inúmeros craques. Nomes que ficarão eternamente ligados ao clube, pela sua preciosa ajuda na conquista de títulos importantes. O central Eddie Pope, como já vimos, foi um deles, o homem dos golos decisivos nas grandes conquistas. Mas há mais. O melhor jogador búlgaro de todos os tempos, Histro Stoitchkov, acabou a sua gloriosa carreira com a camisola do DC. Raul Diaz Arce, um dos melhores jogadores de sempre de El Salvador, também foi ídolo da famosa claque do DC, os La Barra Brava. Os internacionais norte-americanos Jeff Agoos, Ernie Stweart e John Harkes também envergaram esta famosa camisola. O prodigío do actual futebol norte-americano, Freddy Adu, para muitos o futuro melhor jogador do Mundo dentro de muito pouco tempo, também já espalhou a magia do seu futebol com as cores do clube. Mas os dois maiores ídolos dos adeptos do DC United falam castelhano, bolivianos de nascimento, Jaime Moreno e Marco "El Diablo" Etcheverry. O primeiro ainda joga no clube, e é o melhor marcador de sempre da equipa de Washington, com 69 golos apontados em 150 jogos realizados. Richie Williams é o jogador que mais vezes jogou pelo DC United, 169 partidas. O palco dos jogos caseiros do clube é o imponente RFK Stadium, com capacidade para cerca de 55 000 lugares. Curiosidades

-O DC United é a equipa que mais vezes venceu a MLS Cup: quatro vezes (1996, 1997, 1999 e 2004).
-Também é a equipa que mais vezes venceu a MLS Supporters' Shield: três vezes (1997, 1999 e 2006).
-Os maiores rivais do DC United são o Los Angeles Galaxy e o Red Bull New York (antes conhecidos como Metrostars).
-O DC United já se bateu algumas das maiores equipas de futebol do mundo tais como o Boca Juniors, da Argentina; o Bayer Leverkusen, da Alemanha; o Vasco da Gama, do Brasil; o Club América, do México; o Newcastle United, o Leeds United, o Tottenham Hotspur e o Chelsea FC, todos da Inglaterra.
-Apesar de ser o clube mais vitorioso da MLS até agora, a sua estreia não foi assim: no primeiro jogo da história da MLS, em 1996, perdeu com o San Jose Clash (que, atualmente, se chama Houston Dynamo) por 1-0. Legendas das fotografias:

1- Emblema do DC United
2- Equipa faz a festa da vitória de 1997 na MLS Cup
3- A conquista da MLS Cup de 1999
4- A actual estrela do soccer norte-americano Freddy Adu, quando defendia as cores do DC
5- A maior conquista de sempre do clube: A Interamerican Cup
6- Jaime Moreno, o melhor marcador de sempre do DC United
7- Eddie Pope, o goleador das grandes conquistas
8. O RKF Stadium de Washington
9- Um senhor do futebol Mundial com a camisola do DC: Stoitchkov
10- Um ídolo da "torcida"... El Diablo Etcheverry

2 comentários:

João Pedro disse...

Acho que andam a tentar incutir o futebol à força para aqueles lados. O futebol lá é para meninas e será dificil mudar a mentalidade. Mas seja como for já lá jogaram Pelé, Eusébio, agora o Beckam e tal, mas não me convencem. Não gosto. De lá só mesmo o Lalas.

P.S. Podias era falar do futebol da Ásia e Austrália. Desses aí tenho curiosidade! :)

Miguel Barros disse...

De facto, o "gringos" acham que o futebol é um jogo de gajas... heheheheh. Como tal, e como dizes, é muito dificil mudar essa mentalidade. Já muita coisa foi feita nos últimos 50 anos para implementar lá o jogo, por exemplo contrataram o Pélé, o Eusébio, o Bobby Moore, o Cruyf, entre outras super-vedetas dos anos 60/70, para jogarem juntos numa liga criada nessa época, e não deu em nada.
Depois, em 1994, organizaram um Mundial, o melhor de todos os tempos, na minha opinião, e também não deu em nada.
Em 1996 criaram a MLS, e no início até despertou alguma curiosidade, mas depois foi morrendo aos poucos.
Agora, vai para lá o Beckham ver se arrebita aquilo, mas acho que ele não vai para lá jogar futebol, vai é para se lançar numa carreira em Hollywood.
Em termos femininos, os gajos são uma das superpotências do futebol, embora as melhores jogadoras também joguem em ligas europeias, já que a Liga Norte Americana teve pouco impacto.

Mas apesar de tudo, eu tenho curiosidade em saber mais sobre o soccer dos EUA, parece que há um mundo novo por descobrir, e interessa-me muito o que os EUA fizeram no passado, e olha que já fizeram muito. Foram 3ºs no Mundial de 30, e bateram a Inglaterra no Mundial de 50. Interessa-me saber mais sobre alguns dos jogadores que fizeram parte desse passado, e já aqui falei no Billy Gonsalves e no Joe Gaetjens. Tenho curiosidade. Inclusive já falei, por mail, como é óbvio, com um homem que faz parte da história do FUTEBOL MUNDIAL. É verdade. No entanto, quase ninguém (do mundo da bola) o conhece, nem mesmo os próprios americanos. Chama-se FranK Borghi, e foi o redes que defendeu a baliza dos EUA no célebre jogo do Mundial de 50 contra a Inglaterra. Jogo esse de que já falei aqui no Museu, e que é ainda hoje é considerado como o maior escândalo do futebol mundial. Os amadores dos EUA bateram por 1-0 a superpotência Inglaterra. Tal como os outros jogadores o Borghi jogava futebol apenas para se divertir, nunca foi profissional. Há tempos, descobri na net que o gajo é proprietário de uma agência funerária... ehehehee. Fica em St. Louis, donde ele é natural. Aquilo tinha site e tudo, e como é óbvio contactos, pelo que decidi escrever-lhe a falar de futebol, é claro. O gajo (que hoje anda na casa dos 80 e tal anos) respondeu-me, fiquei surpreendido e muito contente (pois não é todos os dias que trocamos mails com um gajo que já jogou num Mundial, e ainda para mais num jogo tão célebre quanto este), e ele também, pois nem imaginava que era conhecido na Europa... eheheheheh. Quando falar nele mais a fundo hei-de publicar aqui esse mail.
Isto tudo para dizer que o futebol dos EUA é um mundo desconhecido para muita gente, inclusive para os americanos. É um mundo com um passado glorioso. É verdade.

Quanto à tua sugestão, e só para te aguçar a curiosidade, vou em breve falar de um craque chamado Al Jaber. O melhor jogador saudita de todos os tempos. Um dos poucos jogadores no Mundo que se pode orgulhar de ter jogado quatro Mundiais seguidos (1994, 1998, 2002 e 2006) e de em todos eles ter marcado...golos. É que nem o Pélé conseguiu fazer isto.

Abraço de um malukinho da bola.