quinta-feira, maio 09, 2024

Efemérides do Futebol (52)...

Há 84 anos, Nunes deixava a Avenida (da Boavista) rumo à Constituição no âmbito de uma transferência recorde no futebol da Cidade Invicta

As trocas de camisola – vulgo transferências – entre clubes rivais ou vizinhos, suscitou sempre contornos de espanto ou, em muitos casos, de mediatismo. Vem isto a propósito de uma transferência que causou grande impacto na cidade do Porto no ano de 1940, há mais de oito décadas a esta parte. Mudança de camisola essa que seria protagonizada pelo então jovem e promissor médio do Boavista, Nunes, que trocaria os ares da Avenida (da Boavista) pelos da zona da Constituição, onde morava o vizinho da Invicta, o FC Porto. Uma notícia que em setembro do referido ano caiu «um tanto de surpresa», como dava conta o jornal O Norte Desportivo. E assim o foi não só pela já referida troca de camisola entre vizinhos da mesma terra, mas acima de tudo pelos valores que a transferência acarretou. 20 contos, pela “carta de desobriga”, foi quanto o FC Porto pagou ao Boavista pela transferência de António Nunes, um valor recorde para a época. Os portistas ganharam assim o concurso do futebolista ao Sporting, que também manifestava interesse na sua aquisição. O Norte Desportivo sublinhava que nunca o FC Porto tinha pago um valor tão elevado pela aquisição de um futebolista, acrescentando que se tratava ainda de uma das transferências mais caras – até então – do futebol português.

António Jesus Nunes nasceu no dia 13 de abril de 1919, no Porto, e iniciou a sua carreira de futebolista no Boavista, corria o ano de 1935. Em 40/41 ingressa então nos vizinhos da Cidade Invicta, cujas cores defendeu nas três temporadas seguintes, em mais de 60 jogos. Fez a sua estreia com a camisola do FC Porto no Campo da Constituição precisamente contra o… Boavista. Ao serviço dos azuis-e-brancos, Nunes conquistou dois campeonatos regionais. Após deixar o FC Porto, rumou para o sul, mais concretamente para a zona da Linha de Cascais, tendo ali representado o Estoril Paria durante nove temporadas.

Nenhum comentário: