sexta-feira, abril 01, 2022

Arquivos do Futebol Português (22)...

O Benfica de Cosme Damião e Cândido de Oliveira viu facilitada 
a sua tarefa de vencer o campeonato de Lisboa após a desistência do rival Sporting

Houve mosquitos por cordas na temporada de 1915/16 no seio do futebol lisboeta. O Sporting, campeão lisboeta em título, desiste do Campeonato Regional em claro pé de guerra com a associação de futebol por causa de um castigo aplicado por este órgão ao capitão leonino Francisco Stromp. Estávamos no virar do campeonato, isto é, na entrada para a segunda volta, altura em que sportinguistas e benfiquistas lideravam taco a taco a competição. Terá sido por esta altura que o Club Internacional de Football (CIF) convidou o Sporting e o Império para uma partida amigável, sendo que estes dois últimos clubes iriam a jogo unidas, isto é, apresentavam um "onze" composto por jogadores de ambos os lados. Acontece que o Império havia sido castigado pela Associação de Futebol de Lisboa (AFL) por 60 dias no âmbito de uma questão burocrática. Assim sendo, a AFL não aprovou este encontro amigável entre CIF e o misto do Sporting e do Império, resolvendo aplicar uma suspensão aos capitães de CIF e do Sporting - Stromp e Picão Caldeira - por considerar a participação neste jogo treino um ato de desobediência, retirando os dois atletas da convocatória da seleção distrital que iria defrontar a sua congénere portuense dali a dias.

O Sporting não concordou com esta decisão e decidiu, em protesto, retirar todas as suas equipas da competições organizadas pela AFL, deixando assim o caminho aberto para que o Benfica revalidasse o título regional. Em solidariedade com os sportinguistas também o CIF e o Império retiraram as suas equipas da competição, tendo a AFL suspendido os três clubes por cinco meses devido a este ato, decretando o Benfica como campeão regional, tendo em conta que os encarnados já haviam vencido na segunda volta o Lisboa FC, o outro clube que participou no Regional lisboeta de 15/16.  

Para a história ficam os nomes dos campeões lisboetas desta temporada: Stock, Cândido de Oliveira, Herculano Santos, Artur Augusto, Carlos Homem de Figueiredo, Cosme Damião, Francisco Pereira, Henrique Costa, Carlos Sobral, Leopoldo Mocho e Alberto Rio.

FC Porto não teve tarefa fácil para vencer o Regional portuense de 1915/16

No Porto a disputa do título regional foi mais renhida. FC Porto e Académico do Porto terminaram o campeonato com o mesmo número de ponto, havendo pois a necessidade da disputa de um jogo para apurar o campeão. No tira-teimas os academistas até entraram melhor no encontro, já que ao intervalo venciam os seus vizinhos por 2-0, No entanto, no reatamento os portistas deram a volta aos acontecimentos com golos de Floriano, Hamilton e Weber, sagrando-se assim campeões do Porto.

Ainda a norte, esta temporada fica marcada pela realização da última edição da Taça Monteiro da Costa. Quatro clubes inscreveram-se na derradeira edição do certame, nomeadamente o FC Porto, o regressado Boavista, o Académico do Porto, e a novidade Sport Grupo e Salgueiros, que mais tarde seria rebatizado de Sport Comércio e Salgueiros. Salgueiristas que tiveram o seu batismo de fogo ante os portistas, perdendo por 1-2. No encontro seguinte o Salgueiros deu mais uma prova da sua inexperiência ao ser batido por 1-4 pelo bem organizado team do Académico, emblema este que mais tarde seria batido pelo mesmo resultado pelo FC Porto. Na partida decisiva os portistas derrotaram por 2-0 o Boavista, encerrando assim a famosa competição da mesma maneira que a iniciaram, ou seja, a vencer.

Nenhum comentário: