domingo, fevereiro 17, 2019

Histórias do Futebol em Portugal (23)... Nunca ninguém usou tanto o chicote como o Belenenses em 1981/82


Eis uma equipa do Belenenses em 81/82,
uma época no mínimo...invulgar para os lados do Restelo

Numa equipa de futebol o elo mais fraco é quase sempre… o treinador.
É encarada como a profissão mais armadilhada no Desporto Rei, pois num domingo podem ser endeusados e levados em ombros na sequência de uma vitória e na semana seguinte postos no olho da rua após uma derrota.
É uma questão cultural (!)… em qualquer parte do Mundo. Sempre foi assim, embora no futebol atual a urgência em obter resultados positivos seja mais acentuada do que no passado – os investimentos financeiros cada vez mais avultados em torno da bola assim o exigem – e quando estes não aparecem o mister é o primeiro a levar com o chicote, por outras palavras, o primeiro – e quase sempre o único – a quem a porta da rua é de imediato aberta.
É a vida de treinador!

É por isso vulgaríssimo que um pouco por todo o Planeta da Bola não haja uma época desportiva em que o chicote não entre em ação. Ou porque o clube A está a perder terreno na luta pelo título, ou porque o clube B está longe da inicialmente equacionada meta europeia, ou porque o clube C está posicionado em zona aflita da tabela. Motivos para um clube fazer reset e voltar à estaca zero, isto é, despede o treinador e contrata outro. E muitos clubes usam o chicote mais do que uma vez ao longo da temporada.

Este facto conduz-nos à história de hoje, a história de um clube que entrou para a História – e desculpem-nos a redundância – por ter tido não um, nem dois, nem três… mas sim nove treinadores na mesma temporada desportiva! Um recorde (nacional) que pertence ao Belenenses, clube que em 1981/82 se apresentou no escalão maior do futebol português – a então 1.ª Divisão Nacional – demasiado… impaciente para com os mestres da tática.
Foram nove treinadores em 30 jornadas (!), o que para os adeptos da estatística diz que cada um desses treinadores esteve em média apenas três jornadas à frente do clube da Cruz de Cristo! Algo inédito no futebol português até aos dias de hoje.

O filme da troca constante de treinadores começou à 9.ª jornada do Nacional de 81/82, quando Artur Jorge apresentou a sua demissão. O então jovem técnico de 36 anos, que vivia a sua primeira experiência como treinador principal, após ter saído debaixo da asa do mestre José Maria Pedroto – de quem fora adjunto em Guimarães na época anterior -, saiu do comando dos azuis do Restelo com o melhor registo dos nove técnicos que fugazmente se sentaram no banco belenense nessa temporada: duas vitórias, três empates e quatro derrotas.
O Rei Artur, como anos mais tarde seria chamado, teve inclusive um início prometedor no comando dos azuis, com um sensacional empate (2-2) no reduto do futuro campeão nacional, o Sporting. A vitória mais expressiva desse Belenenses no campeonato de 81/82 foi conquistada sob a sua batuta: 4-0 em casa diante do Espinho. Porém, uma pesada derrota (1-4) caseira na 9.ª ronda diante do Benfica ditaram a saída do técnico estreante – que acabaria por trabalhar o resto da época ao serviço do Portimonense.  

Para o seu lugar os dirigentes belenenses escolhem outro técnico que dava também os primeiros passos na (ingrata) profissão: Nelo Vingada. O futuro adjunto de Carlos Queirós, então com apenas 30 anos, vivencia uma primeira e quase relâmpago passagem pelo banco dos lisboetas com uma pesada derrota em Portimão, por 1-5. Na verdade, este foi o mais doloroso (ou dilatado) desaire belenense nesse campeonato.

Nelo Vingada saí, mas por pouco tempo, já que o seu substituto, Pedro Gomes, não se aguenta mais do que seis jornadas na função. O ex-jogador do Sporting até nem começa mal a aventura: vence em casa a União de Leiria por 1-0. Mas a derrota (1-3) e sobretudo a má imagem deixada no jogo de viragem do campeonato, no Restelo diante do Sporting de Malcolm Allison, acabou por ajudar ao fim de (curto) ciclo do técnico, que por iniciativa própria pede a demissão.

Para o seu lugar, o presidente azul, Mário Rosa Freire, repesca o bombeiro Nelo Vingada, que fará dupla (!) com Carlos Pereira. Claramente, esta é uma aposta temporária, já que a dupla só se mantém em funções por apenas duas jornadas… traduzidas noutras tantas derrotas.
Estava difícil a vida do aflito Belenenses.
Num ato de desespero a Direção deposita as esperanças para a obtenção do milagre da salvação nas mãos de Rodrigues Dias. O então experiente técnico de 57 anos, que havia sido campeão em Alvalade (nota: embora na caminhada triunfal dos leões em 1979/80 tenha sido substituído no cargo por Fernando Mendes, em novembro de 1979), está longe de inverter o rumo negativo de resultados do Belenenses, não se aguentando nas funções mais do que três jornadas! – traduzias em dois empates e uma derrota.

A impaciência belenense atingia proporções nunca dantes vistas, já que à dupla que se seguiu, composta por António Dominguez e Manuel Castro, não foi dada a oportunidade de provar se a vitória diante do Boavista no Restelo, por 1-0, na 23.ª jornada, seria obra do acaso ou mérito dos treinadores, pois não ficaram no cargo mais do que um par de jornadas.

O senhor que se seguiu foi Júlio Amador, profundo conhecedor do Belenenses, já que por ali passara numa breve ocasião como treinador principal, quatro anos antes. Mas para provar que aquela era tudo menos uma época estável no Restelo, também Amador não teve tempo sequer para aquecer o banco mais do que cinco jornadas, contabilizando três derrotas e dois empates.
E como não há uma sem duas, nem duas sem três... ou nove (!), nesta história, a época termina com o histórico ex-jogador belenense Vicente Lucas no comando da equipa nas duas últimas ronda do campeonato.
Ah, nesse ano o Belenenses desceu à 2.ª divisão. O que perante este cenário inédito de troca constante de treinadores nem foi de estranhar.

Nenhum comentário: