quinta-feira, junho 11, 2015

Flashes Biográficos (2)... Jurgen Croy

Jurgen CROY (República Democrática Alemã): Nas suas quatro décadas de vida como nação independente a República Democrática Alemã (RDA) poucas ou nenhumas alegrias vivenciou dentro dos retângulos de jogo, contrariamente à sua vizinha e irmã República Federal da Alemanha (RFA), que enquanto país logrou vencer três títulos mundiais e dois Campeonatos da Europa. Passando de forma rápida os olhos pela história do futebol saltam-nos à vista um par de acontecimentos memoráveis para o futebol da hoje extinta RDA. E em ambos um homem esteve em destaque: Jurgen Croy. Guarda-redes de posição, Croy nasceu a 19 de outubro de 1946, em Zwickau, tendo ao longo de toda a sua carreira profissional – que durou mais de duas décadas, mais precisamente entre 1967 e 1985 – sido fiel ao emblema da sua cidade natal, o BSG Sachsenring Zwickau – hoje denominado de FSV Zwickau. Croy defendeu em mais de 370 jogos a baliza do BSG, tendo como pontos altos a conquista de duas taças da RDA (em 1967 e 1975). O amor ao clube da sua terra fez com que tivesse passado ao largo de uma grande carreira internacional, no que a clubes diz respeito, pois não foi por falta de qualidades que não defendeu as balizas de emblemas de maior nomeada da então RDA, casos do Dynamo Dresden, do Magdeburg, ou do Carl Zeiss Jena.
Denotando mestria entre os postes Croy foi por diversas vezes elogiado pela imprensa do seu país, que o chegou a comprar aos melhores guarda-redes internacionais de então, casos de Dino Zoff, ou Sepp Meier. Mas seria ao serviço da seleção da RDA que Jurgen Croy viveu os seus cinco minutos de fama no plano internacional. O primeiro dá-se em 1974, altura em que a RFA organizou o Campeonato do Mundo da FIFA, tendo o sorteio da fase de grupos ditado que as duas Alemanhas ficassem no mesmo grupo! Ironia do destino. Croy foi um dos selecionados pelo técnico Georg Buschner para esse certame, e mais do que isso um dos heróis que no dia 22 de junho de 74 subiram ao relvado (molhado) do Volksparkstadium, em Hamburgo, para participar no embate entre a RFA e a RDA. Um duelo de irmãos, ou inimigos, que terminou com o triunfo dos alemães de leste por 1-0, naquela que mais do que uma das maiores surpresas ocorridas em fases finais de Mundiais – já que pelo seu poderio a RFA era teoricamente favorita a vencer esta partida – constituiu-se como um dos dois momentos mais sublimes da história do futebol da RDA. O outro aconteceu dois anos mais tarde (1976), quando Georg Buschner comandou a seleção germânica de leste nos Jogos Olímpicos de Montreal. A caminhada dos alemães no torneio olímpico seria de glória, já que o ouro olímpico foi conquistado após um triunfo (3-1) sobre a Polónia numa final onde Croy esteve em grande destaque. Com um vasto leque de grandes defesas Jurgen Croy deu um forte contributo para que a RDA conquistasse o seu único título internacional.
Croy defendeu a baliza da RDA em 86 ocasiões, tendo sido ainda eleito futebolista do ano da Alemanha de Leste em três ocasiões (1972, 1976, e 1978).

Nenhum comentário: