sexta-feira, julho 10, 2009

Grandes Clássicos da Bola (5)... Real Madrid - Eintracht Frankfurt (7-3)...

É considerado por muitos especialistas na matéria como o maior clássico de todos os tempos das finais da Taça/Liga dos Campeões. “Espectacular” chega a ser uma palavra demasiado modesta para caracterizar a partida épica protagonizada por Real Madrid e Eintracht Frankfurt no jogo decisivo da Taça dos Clubes Campeões Europeus (TCCE) referente à temporada de 59/60. Realizado no dia 18 de Maio de 1960 este jogo fez história não só pela sua – para lá de - espectacularidade mas igualmente porque nele foram estabelecidos alguns recordes em finais da prova rainha do futebol europeu que ainda hoje prevalecem intocáveis. Desde logo a moldura humana presente no Hampden Park, de Glasgow (Escócia), o palco desta final: aproximadamente 130 mil almas lotaram por completo o santuário do futebol escocês. Recorde foi também o número de golos marcados: 10 (!), 7 para o Real Madrid e 3 para o Eintracht.
Espanhóis que face a esta incrível e inesquecível vitória por 7-3 conquistariam a sua quinta TCCE consecutiva, prova clara de que na altura a sua supremacia no futebol europeu era por mais do que evidente. Para – mais - este triunfo muito contribuiram as fenomenais exibições das estrelas-mor madrilenas: Puskas, Di Stefano, Gento, e Del Sol.
No entanto, «o Eintracht começou melhor e dominou os primeiros 25 minutos. E seria sem surpresa que inaugurou o marcador à passagem do minuto 18, por intermédio de Kreß. O 2-0 esteve à vista, mas foi o Real Madrid a chegar ao empate aos 27 minutos, pelo mago Di Stefano. O argentino-espanhol aproveitou a desorientação alemã e fez o 2-1 dois minutos depois. Quando o resultado ao intervalo parecia feito, Puskas fez o 3-1 em cima do apito e mostrou o que estava para vir na segunda parte. O “Major Galopante” marcou mais três golos consecutivos e decidiu o encontro. O 4-1 surgiu aos 56, na marcação de uma grande penalidade. Mais dois golos aos 60 e 70 minutos e o húngaro fechou a sua conta pessoal. Com 6-1 no marcador, o Eintracht não desanimou e dedicou-se a aproveitar a oportunidade de estar naquele palco. Aos 72 minutos, Stein reduziu para 2-6.
No minuto seguinte Di Stefano fez o seu terceiro golo e aumentou para 7-2. Mais dois minutos passaram e Stein bisou. Até final muitas mais oportunidades houve, para ambos os lados, impedindo os espectadores de irem mais cedo para casa. Mas o 7-3 manteve-se, honrando vencedores e vencidos».
Anos mais tarde outra lenda do futebol mundial, de seu nome Bobby Charlton, resumiria assim o épico desafio: “O meu primeiro pensamento foi que este jogo era uma mentira, um filme, porque estes jogadores fizeram coisas que não são possíveis, não são reais, não são humanas!” Ficha do jogo:
Estádio: Hampden Park, Glasgow.
Espectadores: 127.621
Árbitro: Mowat, da Escócia.
Real Madrid: Dominguez; Marquitos e Pachin; Vidal, Santamaria e Zarraga; Canario, Del Sol, Di Stefano, Puskas e Gento.
Eintracht Frankfurt: Loy; Lutz e Höfer; Weilbächer, Eigenbrodt e Stinka; Kreß, Lindner, Stein, Pfaff e Meier.
Golos: 0-1, Kreß (18m); 1-1, Di Stefano (27m); 2-1, Di Stefano (29m); 3-1, Puskas (45m); 4-1, Puskas (56m, g.p.); 5-1, Puskas (60m); 6-1, Puskas (70m); 6-2, Stein (72m); 7-2, Di Stefano (73m); 7-3, Stein (75m).

Legenda das fotografias:
1- Cartaz oficial da final
2- Puskas marca mais um golo para o Real Madrid
3- Abraço das duas grandes estrelas "blancas": Di Stefano e Puskas

Nenhum comentário: