terça-feira, janeiro 13, 2009

Prémio Melhor Jogador do Mundo FIFA... os seus vencedores

O Museu abre hoje as suas portas para falar um pouco do prémio individual mais desejado por todos jogadores, atribuido anualmente pela instituição que comanda o Mundo da bola. O Prémio de Melhor Jogador do Mundo (FIFA World Player of the Year) foi instituido em 1991 e visa, anualmente, eleger o melhor craque da bola do planeta. O vencedor é encontrado após a contagem dos votos de treinadores e capitães de equipa de todas as selecções do Mundo.
A par da Bola de Ouro (de que já aqui falámos) este prémio é o mais desejado por todos os futebolistas, pois ambos significam que o seu vencedor é simplesmente o melhor dos melhores.
Desde a sua instituição o FIFA World Player of the Year já foi conquistado por 14 jogadores, sendo os mais laureados o francês Zinedine Zidane e o brasileiro Ronaldo, ambos com três troféus na conta pessoal. O Brasil é o país com mais troféus (uma peça banhada a ouro que pode ser vista na imagem acima) com um total de 8 conquistas. Em relação a clubes o FC Barcelona foi o emblema que viu mais jogadores seus vencerem o prémio, 7 na totalidade. Portugal venceu por 2 ocasiões este galardão individual, antes de Cristiano Ronaldo ter arrecadado o troféu já Luís Figo o havia feito em 2001. E foi precisamente a partir deste último ano que a FIFA decide também eleger a melhor jogadora do Mundo. Uma questão de direitos de igualdade... provavelmente. Entre as senhoras a brasileira Marta é a mais laureada, com 4 títulos de melhor das melhores. O Brasil é por isso o país com mais prémios ao nível de senhoras. Em termos de clubes o FFC Frankfurt (Alemanha) e o Umea IK (Suécia) são os emblemas que viram mais jogadores suas conquistar o prémio, 3 na totalidade.
Seguidamente, e sem mais demoras, fiquem-se com a vitrina onde estão guardados as grandes lendas (primeiro em homens e depois em senhoras)do futebol mundial que um dia venceram este importante prémio:1991: MATTHAUS (Alemanha/Inter)
1992: VAN BASTEN (Holanda/Milan)
1993: ROBERTO BAGGIO (Itália/Juventus)
1994: ROMÁRIO (Brasil/FC Barcelona)
1995: WEAH (Libéria/PSG/Milan)
1996: RONALDO (Brasil/PSV/FC Barcelona)
1997: RONALDO (Brasil/FC Barcelona/Inter)
1998: ZIDANE (França/Juventus)
1999: RIVALDO (Brasil/FC Barcelona)
2000: ZIDANE (França/Juventus)
2001: FIGO (Portugal/Real Madrid)
2002: RONALDO (Brasil/Inter/Real Madrid)
2003: ZIDANE (França/Real Madrid)
2004: RONALDINHO (Brasil/FC Barcelona)
2005: RONALDINHO (Brasil/FC Barcelona)
2006: CANNAVARO (Itália/Juventus/Real Madrid)
2007: KAKÁ (Brasil/Milan)
2008: CRISTIANO RONALDO (Portugal/Man. United)
2009: MESSI (Argentina/FC Barcelona)


SENHORAS...
2001: HAMM (EUA/Washington Freedom)
2002: HAMM (EUA/Washington Freedom)2003: PRINZ (Alemanha/FFC Frankfurt)
2004: PRINZ (Alemanha/FFC Frankfurt)
2005: PRINZ (Alemanha/FFC Frankfurt)
2006: MARTA (Brasil/Umea IK)
2007: MARTA (Brasil/Umea IK)
2008: MARTA (Brasil/Umea IK)
2009: MARTA (Brasil/Santos)

2 comentários:

Mah (Mayra Lobão) disse...

boo!
Estava vendo uns blogs e me deparei com o seu!
Eu sou da área de marketing da boo-box, uma empresa de publicidade na internet. Todos os blogs que utilizam nossas soluções têm se dado muito bem. Eu mesma uso no meu.
Gostaria de fazer uma proposta: por que você não começa a usar também? Eu posso te ajudar a fazer as primeiras contextualizações. Dessa forma, além de oferecer um bom conteúdo aos leitores, seu blog poderá prestar serviços, oferecendo ofertas relacionadas aos assuntos abordados e você começará a ganhar dinheiro =D

Atenciosamente,

Mayra Lobão
mayra@boo-box.com

Samuel disse...

Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo para blogueiros.

Chama Ocasional, se você tiver interessa veja como funciona a rede aqui em www.ocasional.com.br/howto.aspx ou então pode enviar um email no smatosjr@gmail.com

Abs,
Samuel