terça-feira, outubro 28, 2008

Grandes Mestres do Jornalismo Desportivo (6)... Alves Teixeira

A sua escrita serviu de escola para muitos dos actuais notáveis jornalistas desportivos do nosso país. O seu nome é sinónimo de alma e profissionalismo… características que sempre o acompanharam nos “desafios” da escrita que encarou ao longo da vida.
É pois com orgulho e saudades que recordamos esta grande figura do jornalismo desportivo nacional. Senhoras e senhores visitantes… Alves Teixeira.
Homem do norte, nasceu em 1909, e ao longo da sua carreira dividiu a sua criatividade e paixão implícita na escrita por diversos jornais. A sua primeira “aventura” deu-se n’ O Século, em 1923, na qualidade de colaborador.
Do seu extenso e rico currículo constam ainda passagens por alguns nomes míticos da imprensa portuguesa casos do Diário de Lisboa, Diário Popular, Comércio do Porto e Primeiro de Janeiro. Em alguns destes jornais não só exerceu funções de colaborador como também de redactor. Também a bíblia do jornalismo desportivo português, vulgo o jornal A Bola, viu impressos nas suas páginas inúmeros e brilhantes textos da sua autoria.
Alves Teixeira tornou-se conhecido no mundo do jornalismo desportivo português pelo seu estilo polémico e contundente, defendendo sempre as causas que achava justas e criticando sempre a parcialidade.
O seu nome ficará eternamente ligado a outro histórico órgão de comunicação social desportivo do nosso país, o Norte Desportivo (na imagem), jornal do qual foi fundador (em 1934) e director.
A sua ligação ao desporto não se restringiu apenas à escrita já que ao longo da sua vida também exerceu diversas funções directivas, sendo de destacar o facto de ter fundado a Federação Portuguesa de Andebol. Desempenhou ainda papéis de dirigente nas federações portuguesas de basquetebol e hóquei patins.
Foi igualmente presidente da popular agremiação portuense Vasco da Gama, clube que durante a sua “gestão” formou alguns dos melhores jogadores de sempre do basket lusitano. Chegou também a ser director da Volta a Portugal em bicicleta.
Um homem (falecido em 1981) a quem o desporto português e o jornalismo desportivo devem muito… Um exemplo a seguir... sem margem para dúvidas.

Nenhum comentário: