segunda-feira, março 26, 2007

Catedrais Históricas (4)... Estádio Centenário


Estádio Centenário. Montevideo. Uruguai. Local exacto onde o passado se cruza com o futuro. Um lugar de culto, sagrado, para os fãs do futebol. Um espaço recheado de histórias encantadoras do belo Mundo da Bola. Como dizem os estudiosos do futebol o "Centenário" é «um monumento ao amor eterno da América do Sul pelo futebol...».
Um estádio onde se "escreveram" centenas das mais belas "prosas futebolísticas", magistralmente escritas por nomes imortais como Nasazzi, Scarone, Andrade, Ghiggia, Schiaffino, Francescoli, Recoba, Péle, Romário, e muitos, muitos outros que um dia tiveram o privilégio de pisar este mítico relvado.
Aqui fez-se história pela primeira vez, ou seja, foi neste recinto que se disputou a primeira final de um Campeonato do Mundo de Futebol. Corria o ano de 1930, e o Uruguai recebia o primeiro Mundial da história, tendo este estádio sido propositadamente construído para receber tal evento.
A inauguração oficial aconteceu a 18 de Julho desse ano, numa altura em que já se havia dado o pontapé de saída desse Mundial. Rezam as crónicas da época que o primeiro jogo do Mundial de 1930 apenas não foi disputado no "Centenário" porque o cimento das bancadas ainda não tinha secado!!!
O ambicioso projecto de construção do "Centenário" começou em 21 de Julho de 1929, mas Montevideo não possuía os requisitos de infra-estrutura e segurança económica necessários para sediar um evento como um Mundial de futebol. De qualquer forma, as equipas de construção civil locais trabalharam incansavelmente para certificar-se de que o estádio estaria pronto a tempo e horas.
Sob a supervisão do arquitecto Juan Antonio Scasso, três turnos foram organizados para que a construção ocorresse 24 horas por dia.
Mas logo que ficou pronto o Mundo pasmou ao conhecer aquele colosso com capacidade para 100 000 pessoas, um espaço que conferia assim ao futebol uma noção de jogo verdadeiramente mundial. Para além de sedir a primeira "Copa" do Mundo este estádio foi igualmente construido com o intuito de celebrar o centésimo aniversário da independência do Uruguai, daí o nome com o qual este anfiteatro desportivo foi baptizado: Estádio Centenário.
Ainda hoje o "Centenário" permanece como um símbolo indestrutível da entidade nacional do povo uruguaio. Voltando ao Mundial de 1930, este estádio recebeu 10 dos 18 encontros desse campeonato, nomedamente o França - Chile (0-1), o México - Argentina (3-6), o Argentina - Chile (3-1), o Brasil - Bolívia (4-0), o Uruguai - Peru (1-0), o Uruguai - Roménia (4-0), o Paraguai - Bélgica (1-0), o Argentina - Estados Unidos da América (6-1), o Uruguai - Juguslavia (6-1) e o Uruguai - Argentina (4-2). Este último jogo seria o da grande final do certame, o jogo que consagraria os uruguaios como a melhor equipa do Mundo. Que melhor começo para a vida de um estádio do que ver a sua selecção sagrar-se ali Campeã do Mundo???
O presidente da altura da FIFA, Jules Rimet, classificaria este recinto como um... «templo do futebol...». Ali tinha-se feito história. Ali tinha nascido o primeiro Campeão do Mundo de Futebol.
Desde então que o "Centenário" se tronou numa verdadeira fortaleza para a selecção do Uruguai, que raramente perde quando joga no estádio, e mesmo as melhores equipas do futebol mundial têm problemas em superar a tradição do "santuário" de Montevideo. Até mesmo o todo poderoso Brasil registou apenas duas vitórias oficiais no estádio, nas mais de 20 tentativas que fez.
Para além do Mundial de 1930 o "Centenário" sediou quatro edições da Copa América, todas vencidas, claro está, pelos uruguaios.
Além dos jogos da selecção este palco dos sonhos recebe também todos os anos os escaldantes derbis entre as duas maiores equipas deste pequeno país sul-americano, o Peñarol e o Nacional.
Com poucas remodelações, o estádio permanece hoje muito próximo daquilo o que foi construído para sediar a primeira Taça do Mundo da FIFA. «E ao ver o estádio aberto e sua orgulhosa torre subindo ao céu, a pessoa é transportada de volta a uma era de camisetas com botões, shorts longos e botas desajeitadas: uma época de inocência...»

Curiosidades...
Sabia que... fortes chuvas atrasaram a construção do "Centenário" e, por isso, as partidas de abertura do Mundial do Uruguai, em 1930, foram transferidas para a casa do Penarol e do Nacional, o Pocitos e o Parque Central, respectivamente. .

Sabia que... milhares de adeptos argentinos cruzaram o Rio de la Plata e abarrotaram o Estádio Centenário para a final totalmente sul-americana do Mundial da FIFA de 1930.
Sabia que... quarenta e quatro golos foram marcados no "Centenário" em 10 partidas na primeira Taça do Mundo da FIFA em 1930.
Sabia que... o Uruguai é invencível quando joga como mandante na Copa América. Jogando 38 partidas em casa, todas em Montevideo, eles nunca perderam uma, venceram 31 e empataram sete.
Sabia que... duas das bancadas do imponente estádio foram baptizadas com o nome dos estádios onde a selecção uruguaia venceu os Jogos Olímpicos (JO) de 1924 e 1928? São elas a Tribuna Olímpica (em alusão ao Estádio Olímpico de Amesterdão, sede dos JO de Amesterdão, em 1928) e a Tribuna Colombes (em homenagem ao Estádio des Colombes, que acolheu os JO de Paris, em 1924).
Sabia que... por debaixo das bancadas do "Centenário" existe um dos maiores e mais importantes museus de futebol do Mundo? Chama-se Museo del Fútbol de Uruguay, e como o próprio nome indica é o local onde está guardada a história do futebol daquele país.

Legenda das fotografias:
1- Vista aérea do Estádio Centenário
2- Equipa do Uruguai que se sagrou Campeã do Mundo em 1930, com o "Centenário" como pano de fundo.
3- Uma vista actual do estádio
4- Uma imagem do Museo del Fútbol de Uruguay, mais precisamente as botas e a camisola de Varela, capitão de equipa do Uruguai que venceu o Mundial de 1950 em pleno Maracanã.

Nenhum comentário: