sexta-feira, outubro 18, 2019

Histórias do Futebol em Portugal (30)... Lobos do Mar foram os pioneiros em "tingir" os seus mantos sagrados com publicidade

Um "onze" do Varzim que entrou na história do futebol português
por ter sido o primeiro clube com publicidade nas camisolas

Tingir o manto sagrado de um clube de futebol com o nome de uma qualquer marca ou empresa foi algo inimaginável durante décadas a fio no Planeta da Bola. O orgulho de exibir uma camisola limpa de publicidade resistiu até meados da segunda metade do século XX numa altura em que o dinheiro começava a falar cada vez mais alto no seio do futebol.
Na verdade, a publicidade estampada nas camisolas era um negócio agradável para ambas as partes: para as empresas/marcas que viam no mediatismo crescente do futebol um veículo para se promoverem, e para os clubes que viam os seus cofres serem inundados pelo dinheiro de marcas comerciais e dessa forma garantiam a sua sobrevivência numa modalidade onde os cifrões eram (e são) cada vez mais imprescindíveis.

Wormatia Worms, pioneiros a nível mundial
no uso de publicidade nas camisolas
Contudo, grandes clubes mundiais só há bem pouco tempo romperam com a tradição de se passearem nos relvados com as suas camisolas livres dos ataques das marcas comerciais. Foi o caso do Barcelona e do Athletic de Bilbao, que só neste novo milénio aceitaram um patrocínio nas camisolas.
É preciso recuar quatro décadas face a este facto para conhecer o primeiro emblema a nível planetário que exibiu publicidade na frente das suas camisolas. Estávamos em 1967 quando os alemães do Wormatia Worms ousaram enfrentar a lei que proibia publicidade nas camisolas de equipas desportivas, estampando no seu manto sagrado a propaganda a uma empresa de máquinas pesadas, a CAT.
Porém, este não foi caso único no futebol germânico, já que ainda antes da Federação Alemã de Futebol permitir o uso de publicidade nas camisolas, algo que aconteceu em 1973, o Eintracht de Braunschweig ludibriou a proibição ao substituir o seu símbolo pelo logótipo da empresa Jagermeister.

Histórico edifício da Maconde
E em Portugal, quando foi que um clube de futebol exibiu pela primeira vez uma marca comercial nas suas camisolas? É esta questão a razão que nos leva hoje a abrir as portas do Museu.
A resposta óbvia para muitos seria o FC Porto, o Benfica, ou o Sporting, porventura os três emblemas mais apetecíveis (para o setor empresarial) do futebol português. Mas não, nenhum deles foi pioneiro nesta moda. Esse dado histórico pertence aos Lobos do Mar, vulgo, o Varzim Sport Clube, que na temporada de 1982/83 estampou na sua camisola listada de preto e branco o nome da Maconde. Esta foi tão só uma das maiores empresas têxteis do país dos anos 70 e 80. Fundada em 1969, em Vila do Conde, com capital holandês, esta empresa chegou a ter nos seus tempos áureos 2000 funcionários a laborar nas quatro unidades fabris dispersadas pela região norte do país: Braga, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Maia, além de deter uma rede de lojas com balcões abertos em todo o país.
Como em quase tudo na vida, a célebre Maconde teve o seu fim.
A crise do têxtil que assolou muitas empresas na região norte (Vale do Ave, por exemplo, foi uma das zonas mais afetadas, com o encerramento de dezenas de empresas) nos finais dos anos 90, levou em 2000 a Maconde a ser dividida em duas novas empresas a Macvila e a Mactrading. Porém, 10 anos volvidos, ambas abriram insolvência.

Ficam, no entanto, muitas memórias da emblemática Maconde, e uma delas é precisamente o facto de ter sido a primeira marca a estampar o seu nome na camisola de um clube português.
A versão de 1982/83 do Varzim era comandada por um histórico do futebol nacional, José Torres. Esse mesmo, o Bom Gigante, o homem que enquanto atleta brilhou com as cores do Benfica e da seleção nacional, sendo que neste último capítulo foi um dos lendários Magriços que levou Portugal à conquista de um (então) impensável terceiro lugar no Mundial de 1966. Na Póvoa de Varzim, Torres comandava uma equipa à imagem daquela região, lutadora e aguerrida dentro de campo, uma equipa que tal e qual um pescador no alto mar nunca virava a cara às adversidades.
A fortaleza da Póvoa começava na baliza, onde pontificava um homem nascido noutra escola com fortes ligações ao mar, neste caso nos Bébés de Matosinhos, a escola do popular Leixões. Lúcio era o seu nome e nessa época ninguém lhe roubou a baliza poveira. Fez os 30 jogos desse campeonato.

À sua frente, erguia-se um verdadeiro muro para os avançados adversários, uma defesa de aço, duríssima de transpor e comandada por um brasileiro cujas feições assustavam o mais feroz dos avançados daquela 1.ª Divisão. Um autêntico "armário", que apesar dos seus então já adiantados 35 anos impunha respeito a muito boa gente. Washington Alves, de seu nome, um brasileiro com cara de poucos amigos - que tem a particularidade de ser pai de outro nome icónico do futebol português: Bruno Alves – e que tinha a seu lado craques como José Alberto Torres, ou Vitoriano Ramos - que anos mais tarde seria campeão nacional pelo FC Porto.
No meio campo figurava um jovem artista, um dos maiores carregadores de piano lusos. Todo o futebol daquele Varzim passava pelos seus pés. António André, a sua graça. Atuou em 28 jogos nessa campeonato pelos Lobos do Mar, tendo apontado dois golos. Dois anos mais tarde seguiria viagem para a Cidade Invicta onde construiu uma carreira em tons de azul e branco que dispensa apresentações.
E na frente, com a missão de atacar as redes contrárias, estavam figuras como Valdemar e Folha, uma dupla que só à sua conta apontou 11 dos 23 golos varzinistas nesse Nacional da 1.ª Divisão.

A modesta classificação dos Lobos do Mar nessa temporada - foram 12.º, salvando-se da descida de divisão por um ponto - não espelha a qualidade dessa equipa. Sobretudo nos jogos realizados na Póvoa de Varzim, onde a esmagadora das equipas visitantes se via negra para sair de lá viva. Em 15 encontros disputados no seu território o Varzim do Bom Gigante Torres só perdeu três: Espinho, FC Porto e Vitória de Setúbal, e todos pela margem mínima: 0-1. De resto, nem Benfica, nem Sporting lá passaram, tendo os leões sido mesmo vergados a uma derrota (2-1) com um bis de Valdemar.

Esse Varzim deixou a sua marca, não só pelo futebol aguerrido exibido diante do seu público, sobretudo, mas por ter sido igualmente a primeira equipa lusa a apresentar publicidade nas suas camisolas. 

Nenhum comentário: