quarta-feira, outubro 18, 2006

Prémios 2006 "Museu Virtual do Futebol" (1)

A caminhar a passos largos para o final o ano civil de 2006 o Museu resolveu, à semelhança do que fazem por estas alturas a FIFA, a UEFA, entre outras organizações ligadas ao futebol (imprensa, etc.), premiar os melhores intérpretes do belo jogo do presente ano.
Por outras palavras, também nós vamos fazer uma “gala” com vista a premiar os melhores jogadores e equipas do ano que caminha para o fim. Para isso, vamos precisar da importante ajuda do ilustre visitante, são vocês que nos irão ajudar a escolher, precisamente, os destinatários dos Prémios 2006 do Museu Virtual do Futebol, através de um simples voto.
O visitante terá três categorias onde votar, nomeadamente, “Melhor Onze”, “Melhor Equipa” e “Melhor Jogador do Mundo” do ano atrás referido. Nesta votação o Museu escolheu uma lista de jogadores e equipas que quanto a nós se destacaram - ou continuam a destacar-se - ao longo de 2006. A votação irá decorrer desde o presente dia até ao dia 30 de Novembro, altura em que serão “somados” os votos e no dia 1 de Dezembro iremos divulgar então os melhores de 2006.
E vamos começar por nomear os 10 candidatos ao troféu de “Melhor Jogador do Mundo” de 2006, uma lista feita por nós com base nos jogadores que mais se distinguiram neste ano.
Ao contrário do que fazem algumas organizações ligadas ao futebol decidimos incluir nesta lista jogadores dos cinco continentes do planeta, pois o futebol não se concentra apenas na Europa e América do Sul. A lista é a seguinte:

Ronaldinho Gaúcho (Brasil e Barcelona)
O Melhor Jogador do Mundo de 2004 e 2005 teve uma época em grande ao serviço do Barça mas fez um Mundial 2006 decepcionante com o “escrete” canarinho. Será que o título de Melhor Jogador do Mundo lhe continua a assentar bem?

Zidane (retirado do futebol)
Provou e bem durante o Mundial 2006 que velhos são os trapos. Se não fosse a derrota na final do Mundial ante a Itália e a cabeçada a Materazzi nesse jogo, teria um final de carreira glorioso. Mas mesmo assim não será justo atribuir este prémio a um dos melhores jogadores de sempre, uma espécie de prenda pela magia que ofereceu ao longo da sua carreira aos amantes do futebol?

Thierry Henry (Arsenal e França)
O homem que sozinho, praticamente, guiou o Arsenal à final da Champions 2006. Possui um enorme talento e parece ter magia nos pés. Letal dentro da área. Foi um dos melhores, também, na selecção francesa no Mundial 2006. O Melhor Avançado do Mundo? O Melhor Jogador do Mundo? Decidam...

Buffon (Juventus e Itália)
O único guarda-redes presente nesta lista. Considerado o melhor “nº 1” do último Mundial, e por muitos tido como o melhor do Mundo nesta posição (não querendo nós influenciar o visitante nesta escolha, uma vez que na categoria de “Melhor Onze” Buffon é dos seleccionados para o posto de guarda-redes), mas será que Buffon merecerá ser também considerado o Melhor Jogador do Mundo? Será que o italiano consegue igualar o feito de Lev Yashin, o único kepper a ser galardoado com uma Bola de Ouro?

Kaká (Milan e Brasil)
O herdeiro da célebre “camisa 10” do Brasil. Um play-maker à antiga, capaz de fazer jogadas mágicas e de marcar grandes golos, como fez ao serviço quer do Milan (sobretudo na Champions 2005/06) e na selecção do Brasil.

Ballack (Chelsea e Alemanha)
A grande estrela do futebol alemão da actualidade. Desde Matthaus que a Alemanha não tinha um “patrão” deste calibre. O condudor de jogo da selecção germânica durante o Mundial 2006. Não foi à toa que o milionário Chelsea pagou ao Bayern de Munique uma verdadeira fortuna para o ter na sua equipa.

Juninho Pernanbucano (Lyon e Brasil)
O Melhor Jogador do Mundo em lances de bola parada. Um artista neste tipo de lances. Autor de golos fantásticos na última edição da Champions (e já na deste ano voltou a fazer verdadeiras obras de arte na conversão de livres directos). O melhor jogador a actuar na Liga Francesa, um campeonato que parece pequeno demais para o talento de Juninho, que foi igualmente um dos titulares do Brasil no último Mundial.

Drogba (Chelsea e Costa do Marfim)
Sem dúvida alguma o melhor jogador do “continente negro” da actualidade. Não é por acaso que o Chelsea não abdica dos seus serviços por nada deste Mundo, mesmo quando o próprio jogador manifestou vontade em abandonar o clube, visto não ter sido uma primeira escolha de Mourinho para o ataque da equipa ao longo do último ano. O grande responsável pela qualificação da Costa do Marfim para o Alemanha 2006, onde realizou grandes exibições. Será que vem de África o Melhor Jogador do Mundo de 2006?

Nakamura (Celtic e Japão)
É o jogador da moda no Japão. E porque não pela primeira vez elegermos como Melhor do Mundo um asiático? Não seria exagero se assim fosse, pois Nakamura tem provado que é um verdadeiro artista da bola.

Cahill (Everton e Austrália)
Depois de Viduka, Bosnich, Aloisi, Emerton, entre outros, o futebol australiano tem um novo ídolo, de seu nome Tim Cahill. Um jogador que se formou na Europa, e que foi a verdadeira estrela dos socceroos no Mundial 2006. Um dos melhores atletas a actuar presentemente na Primeier League Inglesa, sem dúvida.

VOTEM NO MELHOR SENHORES!

11 comentários:

João Pedro disse...

E o Simão pah? Deves ter a mania!

Miguel Barros disse...

Simão?!?! Não sei se reparaste mas esta é a lista que eu considerei como os melhores de 2006...
Vota mas é num destes que eu aqui coloquei... anda lá que depois a gala de entrega de prémios vai ser feita no Torres... :-)

João Pedro disse...

Thierry Henry ou Kaká. Um dos dois. Se calhar o Henry por ser um ponta de lança e marcar mais golos, logo mais magia para as bancadas. O Valdo, perdão, o Káka pela magia nos pés e pelos golos fantásticos. Ambos jogam nas minhas equipas perferidas além fronteiras. Tenho dúvidas... Seja como for acho que há muito não há um verdadeiro fora de série... aquele que com a bola nos pés faça o que quiser. Acho que há muitos que são quase quase... mas... falta o quase!

Miguel Barros disse...

Não querendo influenciar a tua opinião, nem a de ninguém, eu acho que o futebol actual tem um Fora de Série, e que por acaso até está aqui referido, mas opiniões são opiniões...
Mas em relação ao teu voto: Kaká ou Henry? Escolhe um...

João Pedro disse...

Henry... mas com muita pena minha devido ao facto de não estar aqui nesta lista o Micolli! :)

João Pedro disse...

Não me digas que para ti o fora-de-série é o Ronaldinho... aquele que foi secado pelo Ricardo Rocha na posição de defesa direito? :)

Miguel Barros disse...

C'um caralho, tu e o teu benfiquismo agudo... :-)

João Pedro disse...

Claro... por exemplo, ao Maradona, Eusébio, Péle, Coluna, Romário ninguém os secava!

Anônimo disse...

meu carro colega vc esqueceu de um grande craque na sua lista um jogador q encantou e encanta aos inglese cristiano ronaldo vc tem suas ideias e respeito as mais para q por tanto brasileiro nessa lista depois da mã imagem do mundial de 2006 nem o r.gaucho se salva dessa vez

Miguel Barros disse...

Fica a sua opinião caro anónimo. Mas gostaria que dentro desta lista fizesse as suas votações. Sei perfeitamente que existem pelo menos mais uma boa dúzia de jogadores que caberaim aqui, e o C.Ronaldo é talvez um deles.
Muito obrigado pela vista, e é um prazer recebe-lo no Museu.

Miguel Barros disse...

Bom, nesta categoria tive mais dificuldades em escolher o MELHOR.
Estive dividido entre 3 jogadores: Ronaldinho, Zidane e Henry.
Quanto ao primeiro apesar de ter feito um Mundial mau, fez uma temporada no Barça mágica. Aliás, hoje em dia já não tenho aquele sentimento de pena de nunca ter vivido na época do Eusébio, Pele ou Garrincha. HOJE DIGO QUE VIVO NA "ERA" DO RONALDINHO. É um fenóme, acho que está tudo dito.

Quanto ao Zidane, é outro caso de um sobredotado do futebol. Tem magia nos pés. E mesmo com 30 e tal anos dava verdadeiro show de bola, como dizem os nossos amigos brasileiros.

Já o Henry, é outro jogador que quando tem a bola nos pés faz magia. Não tão primoroso como o Ronaldinho ou o Zizou, na minha opinião, mas pela temporada que fez no Arsenal e na selecção da França merece e muito estar entre os melhores dos melhores.

Por isso, o meu voto vai para ZINEDINE ZIDANE, é como se fosse um prémio de carreira, pela magia que nos deu ao longo deste anos todos. Vai fazer falta ao futebol.