terça-feira, setembro 05, 2006

Morreu mais um campeão... Giacinto Facchetti

Duas semanas depois de o Museu Virtual do Futebol abrir tristemente as suas portas para noticiar a morte do uruguaio Miguez eis que o fazemos hoje novamente para dar conta do falecimento de outro grande nome do futebol mundial, mais precisamente o italiano Giacinto Facchetti. Considerado - justamente - como um dos melhores defensores de sempre do futebol mundial, Facchetti morreu ontem aos 64 anos, na sequência de um tumor no pâncreas, deixando desta forma o planeta da bola mais pobre. Será eternamente recordado como um defesa elegante e tremendamente eficaz, tendo desenvolvido toda a sua carreira desportiva no clube do seu coração, o Inter de Milão.
Foi uma das grandes figuras do famoso Inter das décadas de 60 e 70, tendo sido uma das pedras fundamentais na conquista das duas únicas Taças dos Campeões Europeus (1964 e 1965) conquistadas até à data pelos milanistas. Pelo Inter venceu ainda duas Taças Intercontinentais (1964 e 1965), quatro títulos de campeão italiano (1963, 1965, 1966 e 1971) e ainda uma Taça de Itália (1978).
Importante foi igualmente o seu contributo para a Squadra Azzurra (selecção italiana), ao serviço da qual venceu em 1968 o Campeonato da Europa. Dois anos mais tarde com a "maglia" da Azzurra ficaria em 2º lugar no Mundial do México, tendo sido derrotado na final pelo fantástico Brasil de Pelé por 4-1.
Depois de "pendurar as chuteiras" Facchetti continuaria ligado ao seu Inter, na qualidade de dirigente, tendo sido eleito presidente do clube em 2004, cargo este que desempenhou até à hora da sua morte. Como jogador foi 94 vezes internacional pela Itália, tendo marcado 3 golos e envergado a braçadeira de capitão da Azzurra em 70 ocasiões, um recorde que ainda hoje se mantém.

Nenhum comentário: