sexta-feira, setembro 15, 2006

Estrelas cintilantes (2)... Alexi Lalas

Num país onde o futebol não assume o estatuto de "estrela principal", longe disso, não deixa de ser por isso que o ilustre futebolista que hoje visitamos assume um papel de destaque na história do desporto rei ao nível mundial. Falamos de Alexi Lalas, esse mesmo, uma das grandes figuras do futebol (ou soccer como lá é denominado) norte-americano de todos os tempos. Nascido a 1 de Junho de 1970, no Estado de Michigan, Panayotis Alexander Lalas (o seu nome completo) viria a tornar-se num dos mais populares jogadores norte-americanos do "pontapé na bola". De tal maneira que já este ano foi "imortalizado" no National Soccer Hall of Fame (Museu de Futebol dos Estados Unidos da América) , espaço onde reside a história do soccer americano.
Este defesa-central ficou igualmente célebre pelo seu visual pouco habitual para um jogador de futebol, ostentando uma farta cabeleira loira acompanhada por umas não menos longas barbas igualmente loiras.
O seu estilo mais pareceia o de uma estrela de rock, "profissão" esta que aliás também viria - embora tivesse durado pouco tempo - a ser desempenhada pela estrela norte-americana.
Como futebolista Lalas começou a sua carreira ao serviço do University Rutgers, uma equipa dos campeonatos universitários dos EUA. Mas seria com a camisola da selecção americana que Alexi conseguiria brilhar a grande altura e se tornaria mundialmente conhecido. Em 6 de Maio de 1990 fez a sua estreia oficial ante a selecção vizinha do Cánada. Quatro anos mais tarde seria um dos grandes protagonistas da selecção yankee no Mundial que teve lugar precisamente nos EUA. Lalas ajudou a sua equipa a chegar aos oitavos-de-final da competição, caíndo aos pés daquela que viria a tornar-se na equipa vencedora desse memorável Mundial, o Brasil. Nos EUA 1994 Lalas foi um dos totalistas (4 jogos) da equipa norte-americana.
A sua brilhante prestação nesse Mundial valeu-lhe a transferência para o Calcio italiano, mais precisamente para o Pádova. No entanto, a sua carreira em Itália seria curta, apenas um ano (época 1994/95), já que por lá fez mais sucesso enquanto cantor de rock do que propriamente como futebolista.
Voltaria então ao seu país, para ser uma das estrelas da então recém criada Liga Norte-Americana (Major Soccer League), onde representou as equipas do New England Revolution (de 1996 a 1997) , do MetroStars de Nova Iorque (1998), do Kansas City Wizards (1999) e finalmente do Los Angeles Galaxy (de 2001 a 2003), clube pelo qual se retiraria difinitivamente do futebol enquanto jogador. Seria ao serviço dos Galaxy que Alexi se sagraria campeão da MLS Cup em 2002.
Pela selecção norte-americana estaria presente ainda no Mundial de França, em 1998, embora não tivesse feito um único jogo. Com a camisa dos States jogaria ainda duas Olímpiadas, uma em 1992 (em Barcelona) e outra em 1996 (em Atlanta). No total, Lalas jogou pelos EUA 96 vezes, tendo feito nove golos.
Depois de abandonar a carreira de futebolista Lalas tornou-se dirigente desportivo, primeiro ao serviço dos San Jose Earthquakes, depois dos MetrosStars (clube onde exerceu funções de presidente) e por último regressaria aos LA Galaxy, clube este onde se maném na qualidade de dirigente.
Paralelamete a tudo isto Lalas gravou já três álbuns de grande sucesso com a sua banda, The Gypsies.

Nenhum comentário: