terça-feira, dezembro 29, 2020

Efemérides do Futebol (44)...

O dia em que o Brasil fintou a FIFA e usou publicidade nas suas camisolas

Contrariamente ao que acontece noutras modalidades, as seleções nacionais de futebol estão impedidas pelas altas instâncias da bola de usar nos seus "mantos sagrados" qualquer alusão a uma marca ligada a uma qualquer empresa. Por outras palavras, não podem estampar publicidade nas suas camisolas, com exceção das marcas alusivas aos equipamentos que envergam, claro está. Mas nem sempre foi assim. Por uma ocasião o "manto sagrado" de um combinado nacional usou publicidade, mesmo não sendo num jogo de caráter oficial, mas antes num amigável. Estávamos a 9 de dezembro de 1987 e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tentou ludibriar esta proibição da FIFA e num particular disputado em Uberlândia entre a seleção brasileira e a sua congénere chilena a mítica camisola canarinha exibiu o patrocínio da Coca-Cola. Quando o escreto entrou no relvado do Estádio Parque do Sabiá a surpresa tomou conta das bancadas, já que a camisola amarela do Brasil trazia um grande retângulo vermelho ao centro, com o logotipo da Coca-Cola estampado, algo que não era comum em nenhuma parte do Mundo. A partida terminou com o triunfo do Brasil por 2-1, mas nesse dia o futebol jogado ficou para segundo plano, pois a novidade  foi mesmo o facto de a marca da Coca-Cola ter sido estampada na camisa da seleção.
Esta ação conferiu à CBF cerca de 40.000 dólares de receita, mas deixou profundamente irritados a FIFA, que de pronto avisou o organismo que tutela o futebol brasileiro que se voltasse a repetir a graça seria multado.
                                          
Para a história fica a alinhação da canarinha nesse encontro: Gilmar, Zé Teodoro, Batista (Ricardo Gomes), Luisinho, Nelsinho (Eduardo), Douglas, Raí (Milton), Pita, Valdo, Sérgio Araújo e Renato Frederico. Treinador: Carlos Alberto Silva.

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