terça-feira, abril 17, 2012

Catedrais Históricas (11)... Campo da Rua da Rainha


Para muitos esta é uma dúvida que resiste teimosamente em ascender ao patamar do concreto, dando por vezes aso a acérrimas discussões, em particular quando o braço de ferro opõe o “norte” ao “sul”. Qual o primeiro campo relvado em Portugal? «O Lima», atiram de pronto uns, ao passo que do outro lado o contra ataque é pronto a ser colocado em ação, «foram as Salésias».
Sem tomar partido de uns ou de outros confesso que também eu durante anos me inclinei para a primeira opção, o mítico Estádio do Lima, como consequência natural da dezenas de histórias em redor da lendária catedral que fui recolhendo dos afortunados que conviveram com o desaparecido recinto portuense. Vasculhando a(s) história(s) do futebol em Portugal pude perceber mais tarde que nem o Lima nem as Salésias são detentores do orgulho de terem sido os primeiros a exibir um manto verde nos seus campos de batalha.
Mas mesmo não vencendo este particular braço de ferro que opõe o Lima às Salésias, ou vice-versa, bem se poderá dizer que os nortenhos ficam a ganhar no “total da eliminatória” já que foi no Porto que por volta de 1906 se viria a estender o primeiro tapete verde sobre um retângulo de jogo em Portugal. A “obra” nasceu pela mão do FC Porto, ou melhor, pela ambição desmedida de José Monteiro da Costa, um aristocrata portuense dos inícios do século XX que precisamente em 1906 ressuscitou – depois de um período de inatividade de 12 anos – aquele que é hoje em dia o maior clube da urbe tripeira, e um dos maiores de Portugal... e do Mundo. Estatuto este (bem) real nos dias de hoje mas que naquele início de século não era mais do que um sonho de Monteiro da Costa, que sabendo da existência de uns terrenos alugados pela Companhia Hortícola Portuense para viveiro de plantas na Rua da Rainha – a qual com a proclamação da República em 1910 passou a denominar-se de Rua Antero de Quental – que não estavam a ser totalmente utilizados pela citada empresa não sossegou enquanto não fez daquela a primeira casa do seu clube.
Arrendado então o pequeno terreno cujas medidas rondavam os 50x30 metros Monteiro da Costa logo tratou de retratar naquele humilde palco as cenas do belo jogo por quem morreu de amores aquando da sua passagem tempos antes por Inglaterra. Desenhado no terreno um retângulo de jogo, erguidos meia dúzias de paus transformados posteriormente em balizas, ai estava edificada a primeira casa do FC Porto, o Campo da Rua da Rainha. De forma um pouco tosca e desogarnizada a bola (re)começava a saltitar na Cidade Invicta por iniciativa do grupo de Monteiro da Costa.
Tempos mais tarde sabendo da intenção da Companhia Hortícola Portuense em transferir todos os seus viveiros para outra zona da cidade o principal impulsionador do Football Club do Porto puxou mais uma vez dos seus galões de diplomata para arrendar o restante espaço deixado vago e assim ampliar a casa do clube, que deixava de habitar numa pequena “caixa de fósforos” para passar a ocupar aquilo o que na época já poderia ser considerado como um razoável parque de jogos... por um aluguer anual de 1200 reis. De pronto foram iniciadas as obras para a ampliação do complexo. Balneários, um bufete, um amplo vestiário, um ginásio, courts de ténis, um espaço para a prática do cricket, entre outras mordomias, foram então edificados. Ah, e o retângulo de jogos, esse passou a deter as medidas regulamentares oficiais de um verdadeiro campo de “football”. E para ser um verdadeiro campo de futebol tinha de haver relva, tal como Monteiro da Costa viu em Inglaterra, onde os recintos destinados à prática do belo jogo eram na época já quase todos relvados! E uma vez mais a vontade deste homem foi cumprida, o retângulo do Campo da Rua da Rainha vestiu-se de verde, o primeiro a fazê-lo em Portugal.
Bancadas foram igualmente pensadas, «num nível superior ao rectângulo do jogo e no máximo do comprimento, dos dois lados, uma fila de bancos assentes em tijolos pintados de branco, que acomodavam cerca de 500 a 600 pessoas (...) ao centro do terreno, porém, do lado poente, erguia-se uma tribuna destinada aos convidados de honra. Era majestosa.», assim retrata Rodrigues Teles num dos primeiros livros publicados sobre a História do FC Porto. Diz o mesmo autor que as «magníficas instalações» foram inauguradas num “match” diante dos vizinhos do Boavista Footballers Club, o embrião daquele que mais tarde viria a ser o Boavista Futebol Clube dos nossos dias. O resultado desse dia de festa? Desconhecido! Mas pouco importava, o mais importante é que o sonho de José Monteiro da Costa em erguer um grande clube – sob diversos aspetos – tornava-se aos poucos realidade.
Para a história fica igualmente o facto de ter sido no Campo da Rua da Rainha que foi disputado o primeiro encontro de futebol internacional no nosso país. Tal facto ocorreu a 15 de dezembro de 1907, data em que o FC Porto recebeu e venceu (por 4-1) o Real Fortuna de Vigo (Espanha). Esta casa que além de futebol foi palco para corridas de bicicletas, e de burros (!) foi utilizada pelo FC Porto entre 1906 e 1912, altura em que os “dragões” foram obrigados a deixa-la porque no local iria nascer... uma fábrica. Fizeram então as malas e mudaram-se para o Campo da Constituição em contínua perseguição da senda do sucesso. 

Legenda das fotografias:
1-Um aspeto geral do relvado do Campo da Rua da Rainha
2-A "majestosa" tribuna de honra 

Nenhum comentário: