quarta-feira, outubro 18, 2006

Prémios 2006 "Museu Virtual do Futebol" (3)

E os candidatos para o Melhor Onze de 2006 são:

Guarda-Redes

Buffon (Juventus e Itália)
Títular indiscutível das balizas da Juve e da Squadra Azzurra. Para muito o melhor do Mundo na sua posição. E o visitante, o que diz?

Lehman (Arsenal e Alemanha)
Relegou para o banco da selecção alemã o mítico Oliver Kahn, assumindo o papel de titular da equipa germânica durante o Mundial 2006. No seu clube, o Arsenal, foi pedra base para a chegada da equipa à final da Champions 2006. Defendeu um penalty no último minuto de jogo da 2ª mão das meias-finais ante o Villareal que ditou a presença dos gunners na final de Paris. A par de Henry foi a estrela do clube londrino em 2006.

Víctor Valdes (Barcelona e Espanha)
O fantasma de Zubizarreta parece ter sido “eliminado” de vez da baliza do Barcelona. Depois das tentativas falhadas com as aquisições de Vítor Baía, Hesp, Rustu, Bonano, Dutruel e Robert Enke, os catalães parecem ter finalmente encontrado o sucessor de Andoni Zubizarreta. Apesar de ainda muito jovem Valdes, um produto das escolas do Barça, não teve medo da responsabilidade e foi um dos responsáveis pelo sucesso do clube em 2006.

(escolha um destes três candidatos para o posto citado)

Defesa Direito

Zambrotta (Barcelona e Itália)
Eficaz quanto baste no que toca a defender e extremamente perigoso na arte de atacar. Titular absoluto na campanha gloriosa da Itália no Mundial 2006. Não faltaram por isso clubes interessados na sua contratação após o escândalo “Calcio caos” que atirou a Juve, sua anterior equipa, para a Série B italiana. Escolheu o Barça, sendo actualmente uma pedra fundamental na equipa espanhola.

Sagnol (Bayern Munique e França)
Dá pouco nas vistas durante os jogos, mas acaba sempre por ser dos melhores jogadores em campo. Que o digam a selecção francesa e o Bayern de Munique, que não dispensam os seus serviços por nada deste Mundo. Dos melhores laterais direitos franceses de todos os tempos, na nossa opinião.

Daniel Alves (Sevilha e Brasil)
Um ilustre desconhecido que depressa se tornou num dos mais cobiçados laterias-direitos do Mundo. E tal não é para admirar pois defende muito bem e ataca ainda melhor, não sendo absurdo da nossa parte se dissermos que estamos perante o sucessor de Cafú na selecção brasileira.

(escolha um destes três candidatos para o posto citado)

Defesa Esquerdo

Grosso (Inter e Itália)
Ora aqui está outro ilustre desconhecido, até há bem pouco tempo, e que num ápice se tornou numa das estrelas para o lugar esquerdo da defesa do planeta da bola. O Mundial 2006 tirou-o do anonimato. Tornou-se titular da equipa italiana (marcou o penalty da vitória na final diante da França), rubricando grandes exibições que lhe valeriam a transferência (já esta época) do modesto Palermo para o colosso Inter de Milão.

Lahm (Bayern de Munique e Alemanha)
Que grande revelação esta! A par do seu compatriota Podolski foi eleito o melhor jovem jogador do Mundial 2006, e melhor defesa-esquerdo da prova. Um jogador que está em constante apoio aos avançados das suas equipas, marcando por vezes golos de belo efeito, como se de um ponta-de-lança se tratasse.

Van Bronckhorst (Barcelona e Holanda)
Um dos pilares não só do Barça de Rijkaard na caminhada triunfal da Champions 2005/06, como também da “laranja mecânica” de Van Basten. Um jogador que todos os treinadores gostariam de ter nas suas equipas.

(escolha um destes três candidatos para o posto citado)

Defesas Centrais

Cannavaro (Real Madrid e Itália)
O capitão da Azzurra durante o último Mundial. Foi em Cannavaro que no nosso entender a Itália começou a solidificar a candidatura ao título mundial. Um verdadeiro artista na arte de personificar o “catanaccio” italiano. Por ele quase ninguém passa. Mudou-se no início da temporada para o Real Madrid.

Terry (Chelsea e Inglaterra)
Nasceu no mesmo bairro londrino (Sussex) onde cerca de três décadas antes havia nascido o maior defesa central inglês de todos os tempos, Bobby Moore. Formado nas escolas do Chelsea John Terry foi aos poucos subindo os degraus da excelência na arte de jogar futebol. É a voz de comando de Mourinho dentro de campo na equipa do Chelsea. Indiscutivelmente o melhor central inglês da actualidade e quem sabe o melhor do Mundo.

Thuran (Barcelona e França)
Ora aqui está outro exemplo de que velhos são os trapos. Thuran foi um dos grandes responsáveis pela chegada da França à final do Mundial. Raramente comete erros na arte de defender. Uma verdadeira muralha que protege o guarda-redes.

Puyol (Barcelona e Espanha)
Um produto da cantera do Barça. Carles Puyol exemplifica e bem a mística do clube catalão. É o jogador mais querido da “aficcíon bluegrená”. Nem Rijkaard no Barça, nem Aragonés na selecção de Espanha prescindem dos seus serviços. Foi a alma do Barça na conquista da Champions.

(escolha dois dos quatro nomeados para o posto)

Médio Defensivo

Vieira (Inter e França)
Tem tanto de indisciplinado como de bom jogador. Se não fosse a sua forma por vezes demasiado dura de jogar não tínhamos dúvidas de que Patrick Vieira era o melhor jogador nesta posição. Mesmo assim, e após a saída da Juve, foi pretendido pelos grandes clubes europeus. Porque será?

Mascherano (West Ham United e Argentina)
No nosso entender foi a grande revelação da selecção argentina no último Mundial. Racudo e possuidor de uma técnica tipicamente sul-americana. Já esta época foi transferido surpreendentemente para a modesta equipa londrina do West Ham United (a par do seu compatriota Carlos Tévez). Uma estadia que, certamente, será curta, pois as suas exibições chamarão – mais cedo do que se espera - a atenção dos “tubraões” da Europa.

Lampard (Chelsea e Inglaterra)
Uma das pérolas de Mourinho. A par de Terry é o homem forte do Chelsea dentro do balneário. Um médio defensivo que também pode jogar um pouco mais à frente e autor de muitos e grandes golos ao longo do último ano, tanto nos “blues” de Londres como na selecção inglesa.

(escolha um destes três candidatos para o posto citado)

Médio Direito

Figo (Inter e Portugal)
Após Eusébio é o melhor jogador de futebol que Portugal alguma vez teve. A alma da selecção lusa na excelente campanha do Mundial 2006. Um professor (excelente) para os jogadores mais novos da equipa de Scolari. Os seus dribles continuam a encantar o mundo do futebol apesar dos seus 32 anos de idade.

Maxi Rodriguez (Atlético de Madrid e Argentina)
Assinou o golaço do último Mundial. Um pontapé de primeira fora da área diante do México que colocou a Argentina nos quartos-de-final da prova. Foi, e muito justamente, escolhido para integrar o Onze Ideal da prova. Um verdadeiro craque oriundo de um país que sempre nos habituou a “fabricar” autênticas estrelas.

Cristiano Ronaldo (Manchester United e Portugal)
O herdeiro de Figo na selecção nacional portuguesa. O menino prodígio quer de Portugal quer de Alex Fergusson no Manchester United, que não o vende por dinheiro nenhum deste mundo. Os seus dribles fantásticos são únicos e fazem dele um dos melhores artistas da bola da actualidade.

(escolha um destes três candidatos para o posto citado)

Médio Esquerdo

Ribéry (Marselha e França)
Foi a grande revelação do futebol francês na época que passou, facto que não foi indiferente ao seleccionador Doméneche que o chamou para o lote de 23 jogadores para disputar o Mundial 2006. E nessa competição foi titular absoluto dos “blues”, rubricando magníficas exibições. Ou muito nos enganamos ou Frank Ribéry não vai ficar muito mais tempo no mediano campeonato francês.

Robben (Chelsea e Holanda)
Mais um grandioso jogador que José Mourinho tem à sua disposição no Chelsea. Capaz de desiquilibrar um jogo de futebol. Forte no jogo de um para um e possuidor de uma técnica formidável.

Cole (Chelsea e Inglaterra)
Não há dúvidas de que o Chelsea possui o melhor plantel do Mundo. Ora cá está mais um super-craque de Mourinho. Um jogador que apesar de ter nacionalidade inglesa tem um estilo de jogar muito latino, ou seja, um tecnicista por natureza, contrariando assim a ideia de que os ingleses apenas sabem jogar bem de cabeça.

(escolha um destes três candidatos para o posto citado)

Número 10

Zidane (retirado do futebol)
Saiu de cena no Mundial 2006. Uma prova onde foi dos melhores jogadores, senão mesmo o melhor. Teve uma carreira fantástica, o “perfume” do seu futebol deliciou durante anos os amantes da bola. Vamos sentir saudades dele, disso não há dúvidas. Pena foi que tivesse dado aquela cabeçada a Materazzi na final do Mundial, uma nódoa numa carreira ímpar.

Deco (Barcelona e Portugal)
Diziam os Super Dragões (claque do FC Porto) que Deco era melhor do que Pelé. Um exagero, talvez, mas não existem dúvidas que o “mágico” luso-brasileiro é um fenómeno na arte do pontapé na bola. Pedra fundamental no Braça e na selecção lusa.

Riquelme (Villareal e Argentina)
Será este o sucessor de Diego Maradona na selecção argentina? Quem sabe. Mas uma coisa é certa, qualidade é coisa que não falta a Róman Riquelme para se tornar no “dono” da equipa nacional argentina. Pena é o facto de não actuar num clube digno da sua dimensão enquanto jogador. Aliás, quando Maradona soube que Riquelme iria jogar pelo Villareal as primeiras palavras que lhe sairam foram: «Foda-se, que merda de clube para um jogador tão grande como este». Está tudo dito...

(escolha um destes três candidatos para o posto citado)

Avançados

Ronaldinho Gaúcho (Barcelona e Brasil)
Por dois anos consecutivos (2004 e 2005) foi eleito pela FIFA como o Melhor Jogador do Mundo. Prémio este que não é surpresa, pois este rapaz é um verdadeiro artista da bola. Desde Pelé, Eusébio, ou Maradona que não se via um craque como este. Ele tem magia nos pés, joga ao ritmo do samba e sempre com o seu sorriso de miúdo nos lábios, dando a entender que o futebol é acima de tudo um grande divertimento para si. Desde já aqui fazemos uma vénia a este senhor.

Henry (Arsenal e França)
Ora aqui está outro galático com a bola nos pés. Excelente técnica e instinto fatal na hora de rematar à baliza. Após a retirada de Zidane é para nós o melhor jogador francês da actualidade. Quando tem a bola nos pés leva os espectadores à loucura. Em 2006 esteve muito perto da glória, quer ao serviço do Arsenal (perdeu a final da Champions), quer ao serviço das selecção francesa (perdeu a final do Mundial).

Eto'o (Barcelona e Camarões)
Mais um “diamante” oriundo de África. Possuí uma técnina ímpar na condução da bola e, claro está, uma veia goleadora única. Um dos pilares do sucesso do Barça em 2005/06.

Klose (Werder Bremen e Alemanha)
É o novo goleador da selecção alemã. Foi o melhor marcador (cinco golos) do Mundial 2006. Dentro de área Miroslav Klose é como “um peixe dentro de água”. Um goleador nato e à antiga, ou seja, não tem uma técnica muito boa mas não perde uma oportunidade de rematar à baliza sempre que pode. Se jogasse num clube de maior dimenssão talvez conseguisse mais golos e mais títulos.

(escolha dois dos quatro nomeados para o posto)

6 comentários:

João Pedro disse...

Apesar de não ver muito futebol internacional e de não gostar de certos jogadores como por exemplo o Ronaldinho vou avançar com um onze.

Buffon
Sagnol
Lahm
Canavaro
Terry
Lampard
Figo (Grande Mundial)
Robben
Zidane (Muito bom Mundial)
Henry
Eto'o

E é isto.

Miguel Barros disse...

JP, estamos quase em sintonia quanto ao "11" do ano. Apenas diferimos de dois jogadores, embora eu tenha tido dúvidas em 3 posições, mas cá vão as minhas escolhas (também tenho o direito de votar... heheheheh):

1- BUFFON (o melhor redes do planeta)
2- SAGNOL (exitei entre ele e o Daniel Alves, um brasileiro que é muito bom de bola)
3- LAHM (não vai demorar muito a ser o sucessor de R.Carlos como o melhor "3" do Mundo)
4- CANNAVARO (imperial...)
5- TERRY (o melhor central do Mundo da actualidade, pour moi)
6- LAMPARD (tive dúvidas entre ele e o Mascherano, mas pelo o que o Lampard fez ao longo de toda a época na selecção e no Chelsea merece estar aqui, pois o Mascherano só brilhou quase na selecção)
7- FIGO (como tu dizes, grande Mundial, levou Portugal ao colo)
8- RIBÉRY (para mim a nova coqueluche do futebol francês)
10- ZIDANE (vou ter saudades de ver jogar este SENHOR)
9- KLOSE (um matador à antiga que numa equipa de topo marcava o dobro dos golos que marca no Bremem. Gosto muito de ver jogar este gajo).
11- HENRY (um artista com a bola nos pés)

João Pedro disse...

Também tive dúvidas entre o Klose e o Eto'o mas penso que o Eto'o marca mais golos e num campeonato mais importante!

O Ribéry não conheço :(

Já vi quem era o teu fora-de-série da outra posta! O Zidane :)

Saiu antes do tempo. Ninguém pode sair quando é considerado o melhor do Mundo. Vai voltar ao futebol... e como jogador. É o meu palpite.

Acho que é/foi o mais próximo do fora-de-série dos últimos anos!

José Carlos Gomes disse...

Não posso votar, porque não percebo um caralho de futebol internacional. Aliás, desde que o Boavista deixou as provas da UEFA nunca mais vi um jogo de futebol internacional (descontando as selecções, é claro).

Miguel Barros disse...

Deixa-te de merdas e vota...
KK gajo conhece estes nomes que eu aqui coloquei. VOTA

José Carlos Gomes disse...

Nunca vi jogar a maior parte destes gajos... :(