quarta-feira, outubro 18, 2006

Prémios 2006 "Museu Virtual do Futebol" (2)

Os candidatos a Prémio de Melhor Equipa de 2006 são:

FC Barcelona
A equipa de Deco, Ronaldinho, Eto'o e companhia voltou não só a dominar, sem grandes dificuldades, a Liga Espanhola, vencendo-a pelo segundo ano consecutivo, como também alcançou um velho objectivo que lhes fugia desde 1992, ou seja, vencer a Liga dos Campeões, prova onde superou duras dificuldades como o Chelsea e o Milan.

Selecção Italiana
24 anos depois (Mundial de 1982) a Squadra Azzurra volta a erguer o Taça do Mundo (FIFA Cup). Apesar de o seu futebol não ter encantado em terras germânicas o que é certo é que os italianos conseguiram ser a equipa mais equilibrada em todos os sectores, ultrapassando desafios difíceis que a conduziram ao “tetra”.

Arsenal FC
O emblemático clube de Londres logrou pela primeira vez na sua centenária história chegar à final da mais importante competição europeia de clubes. Uma final alcançada depois de uma brilhante carreira na prova, onde não conheceram uma só única vez o sabor da derrota e onde apenas sofreram dois golos. Porém, o sonho de erguer o “caneco” esfumou-se aos pés do poderoso Barça na final de Paris.

Villareal CF
Quem é que há dois/três anos atrás poderia imaginar que este pequeno clube espanhol (de uma não menos pequena cidade nos arredores de Valência) poderia um dia estar à beira de participar numa final da Champions? E pouco faltou para esse sonho poder ser concretizado, não fosse Riquelme falhar uma grande penalidade em cima do minuto 90 na 2ª mão das meias-finais da Champions 2005/06 diante do Arsenal. De facto, o “submarino amarelo” (como é popularmente conhecido o Villa) efectuou uma campanha fantástica na prova rainha da UEFA. Que o digam o Benfica, Manchester United, Rangers e Inter, equipas que tombaram diante destes bravos espanhóis.

Sevilha FC
Em mais de 100 anos de vida nunca o Sevilha havia vivido uma época tão mágica como a de 2005/06. Pela primeira vez na sua história os andaluzes atingiram uma final europeia (Taça UEFA) e não se fizeram rogados, tendo vencido em Eindhoven o Middlsbrough por claros 4-0! Como se não bastasse esta “cabazada” memorável bateram em Setembro último o gigante Barcelona na final da Supertaça Europeia (realizada no Mónaco) por 3-0. No espaço de três meses os sevilhanos conseguiram ter o estatuto de uma das actuais melhores equipas do “velho continente”.

Internacional de Porto Alegre
Ora aí está a surpresa das surpresas na América do Sul. O popular “colorado” (alcunha do clube brasileiro) bateu o super favorito São Paulo FC na final da Copa Libertadores da América, uma espécie de Liga dos Campeões daquele continente, conquistando o direito de disputar o Mundial de Clubes em Dezembro próximo, no Japão.

TOCA A VOTAR SENHORES VISITANTES...

3 comentários:

João Pedro disse...

O Arsenal não, por ter perdido a final... e equipa que não ganha... não pode ser a melhor. O Barcelona foi benefeciado num penalti contra o Benfica por isso daqui não leva nada. A Itália sim... muito muito bom jogo na final. Estava eu nas Maldivas a ver o jogo das meias finais Itália-Alemanha. Um dos melhores jogos que vi.A Itália foi perfeita.

Miguel Barros disse...

Tinhas de vir com as supostas roubalheiras ao Benfica... ehehehehehe.
Muito bem, o teu voto vai para a Itália, não é assim?

Miguel Barros disse...

Depois de muito reflectir também dou o meu neste prémio à Squadra Azzura (selecção italiana). Acho que não existe ninguém ligado ao mundo da bola que opine de forma contrária. Acho que a Itália merece este galardão, não só pelo título conquistado (conquistar um Mundial não é para todos), mas sobretudo por ultrapassar dois dos grandes candidatos ao ceptro Mundial: Alemanha e França.

Se pudesse escolher duas equipas a outra seria o Sevilha, uma super equipa de futebol que apresenta um futebol maravilhoso do meu ponto de vista. Além de que papou com grande categoria Taça UEFA e Supertaça da UEFA.

Não escolheria o Barcelona porque com aquele plantel eles têm obrigação de ganhar todos os anos a Liga dos Campeões e a Liga Espanhola. acho que não fizeram nada demais.

O Villareal apesar da grande campanha na Champions não fez mais nada. Aliás, desapareceu completamente do mapa futebolistico desde aí.
Merece apenas uma nota de realce, quanto a mim...

Arsenal FC: Grande campanha na Champions, mas paupérrima actuação na Liga Inglesa. Gosto muito do Arsenal, mas não os vejo como equipa, mas sim como um grupo liderado por um jogador, Henry, que sozinho carrega a equipa ás costas. Com mais 3 ou 4 Henry's o Arsenal era uma super equipa à semelhança do Chelsea e do Barça.
Mesmo assim e com os poucos recursos humanos que possuem, estão de parabéns pela grande Champions 2005/06.

Quanto ao Internacional, pouco me posso pronunciar pois do futebol sul-americano apenas possuo um conhecimento mais alargado em relação às equipas de São Paulo. Mas para bater a melhor equipa sul-americana (para mim) do momento, que é o São Paulo FC, este Inter de Porto alegre tem de ser uma grande equipa.

É isto.