segunda-feira, setembro 09, 2024

Museus REAIS do Futebol - Museu do Club Sport Marítimo

Na passagem pela encantadora ilha da Madeira a história do futebol foi ponto de visita obrigatória. E um desses locais de visita foi o Museu do Club Sport Marítimo, popularmente conhecido como o "campeão das ilhas". O museu está localizado debaixo de uma das bancadas do magnífico Estádio do Barreiros (a casa do clube), e guarda centenas de troféus, fotografias, galhardetes, entre outros objetos que nos mostram a história de um dos maiores emblemas do futebol português.




Não só de futebol se fez e faz a história do Marítimo. Ao percorrer o enorme este enorme espaço museológico deparamo-nos com centenas de troféus alusivos a outras modalidades, como o hóquei em patins, o andebol, ou a pesca desportiva. 





Conforme já referimos há no museu muitas fotografias que eternizam a glória do clube insular. Imagens de míticos dirigentes, como por exemplo a do Candinho (Cândido Fernandes Gouveia), sócio fundador do clube...

                                              

 


... mas também de outros dirigentes e equipas célebres, como por exemplo, a dos campeões de Portugal de 1926, a do plantel que carimbou a primeira qualificação do Marítimo para as competições europeias, em 92/93, ou a da equipa que esteve presente na final da Taça de Portugal em 2001.





Fotos dos inícios do clube também existem em catadupa nas paredes do museu, como por exemplo esta em baixo, que recorda uma das primeiras equipas no ano da fundação (1910).



E já que falámos da conquista do Campeonato de Portugal da época de 1925/26, esta é muito provavelmente a maior conquista da história do Marítimo, isto a julgar pelo facto de o troféu (na imagem de baixo) estar em destaque neste espaço, bem guardado numa vitrina, como se pode admirar. Mais ao lado encontram-se os troféus de outros títulos nacionais que os maritimistas alcançaram no futebol. 




Ainda a propósito do Campeonato de Portugal de 1925/26, salta à vista um pormenor curioso neste museu: um estojo de barbear, que foi o prémio que cada jogador maritimista recebeu por na citada época ter ajudado o clube a sagrar-se campeão de Portugal.



Noutra parede estão expostos centenas de galhardetes de clubes que ao longo de mais de 100 anos se cruzaram com o "maior das ilhas", com destaque para os confrontos da competições europeias.



Outro troféu que se encontra exposto com particular destaque é o do primeiro título de campeão da madeira, em 1917. Aliás,1916/17 é a primeira temporada em que disputa do título regional da ilha. 



Em suma, e quase sem contar, esta foi uma visita super interessante e que merece por todas as razões ficar registada no nosso museu virtual.





Nenhum comentário: