sexta-feira, setembro 15, 2023

Histórias do Futebol em Portugal (42)... Há 75 anos o então "bebé" Cova da Piedade inaugurou a lista de campeões da saudosa 3.ª Divisão Nacional

Vencedora do Distrital de Setúbal e da 1.ª edição do Campeonato Nacional
da 3.ª Divisão, eis a equipa do Cova da Piedade em 47/48

Quando falamos na hoje extinta 3.ª Divisão Nacional as memórias são muitas para quem começou - como o autor destas linhas -  a ver futebol ao vivo nos idos anos 80 do século passado. Não era um qualquer futebol, era sim um futebol puro, humilde, e acima de tudo jogado com paixão pelos clubes da nossa terra, fosse ela aldeia, vila, ou cidade. A 3.ª Divisão era isso mesmo, um campeonato de proximidade, disputado naqueles idos anos 80 em catedrais modestas, com pisos de terra batida, com bancadas (quando existiam... porque muitas vezes viam-se os jogos de pé!) desprovidas de conforto. Mas tudo aquilo era mágico! O encanto pela 3.ª Divisão foi perdendo fulgor na medida em que a Divisão de Honra, hoje Liga 2, foi crescendo, a par de que a 2.ª Divisão B passou a ser o terceiro escalão do futebol em Portugal. Esta reconfiguração dos escalões futebolísticos fez que no novo milénio a 3.ª Divisão fosse uma espécie de campeonato distrital disputado por clubes de dimensão local, e como tal a prova tornou-se demasiado dispendiosa - sobretudo em termos de viagens - para estes pequenos emblemas. O interesse e a competitividade foram-se perdendo e em 2013 a 3.ª Divisão Nacional foi extinta pela Federação Portuguesa de Futebol.

Mas restam as memórias, e são muitas, deste escalão que teve a sua primeira edição há precisamente 75 anos! Pois é, assinala-se em 2023 o 75.º aniversário da 1.ª edição do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão e que teve como vencedor o Cova da Piedade.

O clube de Almada era ainda um "bebé" que dava os seus primeiros passos no desporto nacional, já que havia sido fundado cerca de um ano antes desta fase final do então terceiro escalão nacional. Competição que na sua temporada de estreia (47/48) reuniu os campeões das várias associações de futebol do norte a sul do país, sendo que o "jovem" Clube Desportivo da Cova da Piedade o fez na condição de campeão da Associação de Futebol de Setúbal. 

Título do jornal A Bola de 26 de abril de 1948

O trajeto dos homens da margem sul começou com a eliminação do Arroios na 1.ª eliminatória - nota: nas suas primeiras três edições a 3.ª Divisão foi disputada em sistema de eliminatórias e só a partir de 50/51 foi dividida em séries e disputada em sistema de poules -, seguindo-se os afastamentos do Torreense - nos quartos-de-final - e do Farense - nas meias-finais. A grande final seria disputada no dia 25 de abril de 1948, no Campo do Bairro Camões, no Entroncamento, e como adversários os almadenses encontraram o Académico de Viseu. A Bola do dia seguinte contou numa pequena coluna as incidências de um jogo arbitrado por Paulo de Oliveira, de Santarém, uma partida cujo resultado «não se ajusta ao jogo desenvolvido por ambas as equipas, que nos parecem de valor, sensivelmente igual embora de características diferentes», escrevia o jornal da Travessa da Queimada. 

De acordo com o jornalista que assistiu ao encontro o Cova da Piedade foi, contudo, mais prático, «com passes longos e visando a baliza de qualquer posição», aos passo que os visienses «praticaram um futebol de passe curto, vistoso, mas de pouca eficácia». Quanto ao marcador ele seria aberto pelos almadenses, logo aos 6 minutos, por intermédio de Arnaldo Carneiro. A festa dos piedenses durou pouco, já que à passagem do quarto de hora Póvoas fez o empate com que se chegou ao intervalo. No reatamento foi o Académico que entrou melhor e «teve 15 minutos de jogo brilhante», mantendo-se no comando dos acontecimentos até final dos 90 minutos. Seria, no entanto, contra a corrente que ainda dentro do tempo regulamentar o Cova da Piedade voltaria à liderança do marcador, quando José da Silva, aos 68 minutos, bateu o guardião beirão, Gomes de sua graça. A justiça, pelo facto de ser o Académico de Viseu que melhor performance teve no segundo tempo, chegou quase ao cair do pano, altura em que Zeca fez o 2-2 e obrigou que as equipas jogassem mais 30 minutos de jogo.

E no prolongamento o Cova da Piedade foi demolidor, pese embora o esforço físico que os seus jogadores - e os do Académico também - fizeram para marcar três golos - da autoria de José da Silva, Martins e Osvaldo - na segunda parte do período extra que lhe conferiu a vitória por 5-2 e mais do que isso tornaram os almadenses nos primeiros campeões nacionais da 3.ª Divisão. Para a eternidade ficam os nomes dos primeiros campeões da saudosa 3.ª Divisão Nacional: Gonçalves, Martins, Gomes, Adão, Jacinto, Quim, Osvaldo, José da Silva, Arnaldo Carneiro, Estrela e Gralha.

Nenhum comentário: