quinta-feira, novembro 13, 2014

Estrelas cintilantes (39)... Julian Sturgis - O génio da literatura que fez história na sua fugaz aparição nos campos de "football"

Julian Sturgis em pose de... escritor
Poeta, romancista, jornalista, advogado, e... futebolista... ainda que em part-time, eis o rápido retrato biográfico de Julian Sturgis, uma figura mundialmente aclamada pelo notável trajeto percorrido no universo da literatura que na sua fugaz passagem pelos caminhos do belo jogo conquistou um lugar na história após tornar-se no primeiro estrangeiro a vencer uma competição doméstica, neste caso a FA Cup (Taça de Inglaterra), a pioneira de todas as competições do planeta da bola. Facto ocorrido em 1873, ano que Sturgis ajudou os londrinos dos Wanderers Football Club a bisar na então recém criada FA Cup. Mas, ainda antes de recordar o triunfo que coroou pelo segundo ano consecutivo os Wanderers em Terras de Sua Majestade, fiquemos a conhecer o protagonista da nossa história de hoje. Julian Russel Sturgis, de seu nome completo, nasceu em Boston, nos Estados Unidos da América, a 21 de outubro de 1848. Com apenas sete meses de idade fez a longa travessia no Atlântico na companhia da sua família, rumo a Londres, onde o seu pai, o juiz Russel Sturgis, tinha à sua espera um importante cargo numa instituição bancária da capital britânica. Descendente de uma família aristocrática o jovem Julian desde cedo frequentou as melhores escolas londrinas, entre outras o Eton College onde estudou entre 1862 e 1867, tendo nesta instituição começado a evidenciar os seus dotes literários e... desportistas, sendo que neste último aspeto deu nas vistas como guarda-redes do então recém nascido football. Após deixar o Eton College prossegiu os estudos no Balliol College, uma espécie de pólo da prestigiada Universidade de Oxford, onde viria a obter a formação em Direito, e onde igualmente deixou créditos de um talentoso desportista, já que durante três anos fez parte da famosa equipa de remo de Oxford.
Findos os estudos Julian Sturgis tornou-se num conceituado magistrado que nunca esqueceu as suas paixões de infância, por outras palavras, a escrita e o football. E se na primeira se tornou mestre, com a publicação de inúmeros romances e livretos para óperas - sendo aqui de realçar a sua colaboração na famosa ópera Ivanhoe, de Arthur Sullivan - na segunda teve uma curta aparição enquanto futebolista amador ao serviço dos Wanderers Football Club e dos Old Etonians. 1872 foi então o ano em que Sturgis se juntou aos Wanderers, embora não tenha integrado a equipa que um ano antes no Oval Stadium, de Londres, derrotou por 1-0 os Royal Engineers e levantou a primeira FA Cup da história, permanecendo no clube até inícios de 1876. Foi pois muito curta a aventura futebolista daquele que era já então um famoso escritor.

A FA Cup original... bem
diferente do troféu atual
No retângulo de jogo atuava como avançado, tendo feito a sua estreia a 30 de novembro desse longínquo 1872 ante o grande rival dos Wanderers, os Royal Engineers. Na época o football dava apenas os primeiros passos nos caminhos da competição, sendo interpretado sobretudo por estudantes oriundos de universidades britânicas. O ponto alto da nossa história de hoje ocorre a 29 de março de 1873, tendo como cenário o Lillie Bridge Athletic Ground, local onde os Wanderers mediam forças com a equipa da Oxford University - curiosamente onde Sturgis havia estudado até 1872 - na final da jovem Taça de Inglaterra. Nos onzes das duas equipas a novidade era mesmo Julian Sturgis, cidadão norte-americano - só iria adquirir a nacionalidade inglesa em 1877 - que assim entrava para a história - estaria ele e todos os envolvidos naquela final longe de o imaginar - como o primeiro futebolista estrangeiro a vencer não só a FA Cup como também uma competição futebolística, pois, como já vimos, a taça inglesa foi a primeira prova oficial a ver a luz do dia no planeta da bola. 
 Quanto ao resultado, 2-0 para os Wanderers, team que viria ainda a vencer mais três taças de Inglaterra antes de ser extinto em 1887. Julian Sturgis ainda voltou ao jogo mais desejado da Velha Albion quatro anos mais tarde, altura em que com a camisola dos Old Etonians - equipa que teve como berço o Eton Collge, onde, recorde-se, Sturgis havia passado enquanto estudante - perdeu a final ante os... Wanderers, por 3-0. Pouco tempo depois Julian Sturgis abandona de vez o football para se dedicar por inteiro à literatura, onde foi, como já frisamos, um verdadeiro astro, não se sabendo no entanto se este talento era estendido ao futebol, modalidade na qual se deseconhecem adjetivos que classifiquem a curta performance de uma figura que viria a falecer a 13 de abril de 1904.

Nenhum comentário:

Postar um comentário