terça-feira, dezembro 31, 2013

Recordar 2013 em... 100 imagens (100)

 Àparte golos de inegável beleza, jogadas deslumbrantes, àparte este jogo que tanto adoro, 2013 foi também um ano marcante para mim, quiçá o mais marcante da minha existência... para o bem e para o mal. Um ano de contrastes, onde a extrema felicidade se entrelaçou com o extremo sofrimento. Em 2013 vi nascer o meu filho... e vi morrer a minha mãe. Mãe e filho, as duas luzes da minha vida... para sempre. 

 "O BRILHO DE UMA ESTRELA JAMAIS DEIXARÁ DE ILUMINAR O CORAÇÃO DAQUELES QUE FAZEM DELA A BÚSSOLA AO LONGO DA SUA CAMINHADA NA ESTRADA DA VIDA"*

*para ti mãe

Recordar 2013 em... 100 imagens (99)

Uma palavra mais sentida para Alex, até há bem pouco tempo um jogador desconhecido do planeta da bola. Alex era atleta do Tourizense (equipa dos escalões secundários do futebol português) e morreu enquanto fazia aquilo que mais gostava: a jogar futebol. O atleta tombou num jogo de alta competição, uma imagem que infelizmente - e de forma incompreensível em pleno século XXI - continua a ser vista nos campos de futebol.

Recordar 2013 em... 100 imagens (98)

Seleção nacional portuguesa que é igualmente uma das figuras de 2013, a qual garantiu com muito estilo uma vaga na Copa de 2014.

Recordar 2013 em... 100 imagens (97)

E Paulo Bento no da seleção nacional de Portugal...

Recordar 2013 em... 100 imagens (96)

Carlos Queirós irá sentar-se no banco do Irão...

Recordar 2013 em... 100 imagens (95)

Os treinadores portugueses são muito justamente reconhecidos a nível internacional como dos melhores... entre os melhores. E a prova disso é que no Mundial de 2014 serão três os mestres da tática lusitanos a sentarem-se no banco de outras tantas seleções nacionais. Fernando Santos irá orientar a Grécia...

Recordar 2013 em... 100 imagens (94)

Gozou com Cristiano Ronaldo e foi considerado o... palhaço do ano. Ele é Sepp Blatter, o rídiculo presidente da FIFA.

Recordar 2013 em... 100 imagens (93)

O homem do ano de 2013 é... Cristiano Ronaldo. Só podia. O português fez quiçá a sua melhor temporada de sempre no plano individual. Construiu jogadas de génio e marcou muitos golos. Neste último aspeto entrou para a história ao ser o jogodor que mais golos (9) apontou na fase de grupos da Liga dos Campeões. 69 foram pois os remates certeiros de CR7 em 2013, sendo que 10 desses golos foram apontados ao serviço da seleção nacional, combinado que voou nas costas de Ronaldo até ao Brasil (Mundial 2014). Memorável foi o play-off ante a Suécia de Ibrahimovic, seleção que CR7 derrotou praticamente sozinho com... quatro golos.

Recordar 2013 em... 100 imagens (92)

Se no passado recente teve o trabalho de montar o super Barcelona de Messi e companhia, esta época Pep Guardiola viu cair-lhe nas mãos a melhor equipa do futebol planetário da atualidade, o Bayern de Munique. Pep só terá de fazer o seu trabalho, sem grande esforço, porque ao seu dispor tem um plantel do... outro mundo que tem tudo para continuar a vencer, quer a nível interno, quer externo. O catalão diz-se um homem de sorte: tem a melhor equipa, e tem... o melhor salário.

Recordar 2013 em... 100 imagens (91)

O Bayern de Munique fechou com chave de ouro um ano memorável, ao vencer o título de campeão do Mundo de clubes, cuja fase final decorreu neste 2013 em solo africano, Marrocos, para sermos mais precisos.

Recordar 2013 em... 100 imagens (90)

Uma palavra também para Jurgen Klopp, o treinador da moda no plano internacional. Depois de dois títulos de campeão nacional consecutivos (2011 e 2012), o excêntrico técnico levou o Borussia Dortmund pela segunda vez na história do clube à final da Liga dos Campeões. Fez a vida negra ao super Bayern, acabando por ser derrotado já muito perto do fim. Mas esta não será concerteza a única vez que Klopp irá estar presente numa grande final. A julgar pelo que temos visto...

Recordar 2013 em... 100 imagens (89)

O outro é o holandês Arjen Robben, o autor do golo da vitória sobre o Dortmund na final de Wembley, e mais do que isso autor de magníficas exibições ao longo da campanha na Champions. Robben está um jogador fenomenal.

Recordar 2013 em... 100 imagens (88)

Ainda em relação ao super Bayern de 2013 não nos podemos esquecer de dois jogadores que quanto a nós foram os motores desta caminhada triunfal. Um deles é o francês Frank Ribéry, considerado pela UEFA como o jogador do ano da Liga dos Campeões.

Recordar 2013 em... 100 imagens (87)

Jupp Heynckes já havia sentido a sensação de vencer a Liga dos Campeões, quando em 1998 conduziu o Real Madrid à sétima. Porém, 2013 foi quiçá o ano dourado da carreira do lendário treinador germânico, o qual montou uma super equipa que aniquilou tudo o que apareceu à sua frente, tanto no plano interno como externo. O Bayern de Heynckes fica para a história.

Recordar 2013 em... 100 imagens (86)

O Bayern de Munique foi sem margem para dúvida a equipa do ano na Europa... e no resto do planeta. Venceu praticamente tudo o que havia para vencer - só faltou mesmo a supertaça alemã - com uma equipa absolutamente fabulosa que tem tudo para continuar a dominar o desporto rei nos próximos anos. Na final da Champions League os bávaros derrotaram os também alemães do Borussia Dortmund, e venceram pela quinta ocasião na sua história o mais afamado troféu de clubes a nível mundial.

Recordar 2013 em... 100 imagens (85)

Triunfou no Valencia, triunfou no Liverpool, triunfou no Inter de Milão, e como não podia deixar de ser também o fez no milionário Chelsea. O espanhol Rafael Benítez foi chamado de urgência para ocupar a meio da época o lugar deixado vago pelo italiano Di Matteo, e o que o multi-milionário Roman Abramovich lhe pediu foi para terminar a temporada em lugar de acesso à Liga dos Campeões. Benítez fez mais do que isso: trouxe para Londres mais um título europeu, o quarto da sua carreira.

Recordar 2013 em... 100 imagens (84)

O Chelsea teve uma temporada de altos e baixos. Afastados de forma prematura da segunda fase da Liga dos Campeões os londrinos caíram para a Liga Europa, competição (à qual estão pouco habituados) que acabariam por conquistar, graças a uma cabeçada de génio em tempo de compensação (minuto 92) de Ivanovic, a qual derrotou (por 2-1) o Benfica. A Liga Europa acabou pois por salvar uma época dececionante para os blues.

Recordar 2013 em... 100 imagens (83)

A Recopa da CONMEBOL - o equivalente à Supertaça Europeia - foi para o Brasil, pela mão do Timão (Corinthians).

Recordar 2013 em... 100 imagens (82)

Também a fazer a sua estreia no que toca a vencer competições internacionais esteve o Lanús, clube argentino que já neste final de ano derrotou os brasileiros da Ponte Preta na final da Copa Sul-Americana.

Recordar 2013 em... 100 imagens (81)

Deu galo na Copa Libertadores em 2013. Pela primeira vez na história o Atlético Mineiro - popularmente conhecido como galo - venceu a prova, tendo para isso muito contribuído o génio de Ronaldinho Gaúcho. Quem sabe não esquece, não é Ronaldinho?

Recordar 2013 em... 100 imagens (80)

Na zona da CONCACAF nada de novo quanto ao campeão. Pelo terceiro ano consecutivo os mexicanos do Monterrey foram... reis.

Recordar 2013 em... 100 imagens (79)

A Champions League africana foi ganha por um velho conhecido - ou melhor, por um velho campeão - nestas andanças, o Al-Ahly, do Egito.

Recordar 2013 em... 100 imagens (78)

Em África os tunisinos do CS Sfaxien venceram a CAF Cup após uma vitória no jogo decisivo da competição ante o TP Mazembe.

Recordar 2013 em... 100 imagens (77)

O título mais pomposo de clubes do futebol asiático, a Asian Champions League, foi alcançado pelos chineses do Guangzhou Evergrande, do italiano Marcelo Lippi, conjunto que na grande final da competição venceu os sul-coreanos do FC Seoul.

Recordar 2013 em... 100 imagens (76)

E na Ásia a AFC Cup de 2013 - o equivalente à Liga Europa da UEFA - foi parar às vitrinas dos kuwaitianos do Al Kuwait FC, que na final derrotaram os seus conterrâneos do Qadsia por 2-0.

Recordar 2013 em... 100 imagens (75)

Não é novidade para ninguém que com a partida da federação da Austrália para a confederação asiática de futebol o já de si pobre futebol da região da Oceânia ficou ainda mais pobre. Uma confederação onde praticamente só a Nova Zelândia dita leis, tanto ao nível de seleções como de clubes. Neste último campo a Champions League da Oceânia voltou a ser vencida sem surpresa pelo Auckland City pela terceira edição consecutiva. Nada mais monótono...

Recordar 2013 em... 100 imagens (74)

Não só o futebol brasileiro como também o próprio futebol mundial ficaram mais pobres em 2013, após terem visto partir aquele que muitos consideram o melhor defesa lateral de todos os tempos, Nilton Santos. Aos 88 anos o bi-campeão (58 e 62) mundial pelo Brasil deixou-nos.

Recordar 2013 em... 100 imagens (73)

Foi uma espécie de teste ao Campeonato do Mundo do próximo ano, e foi também um teste a seleção que está obrigada a vencer esse Mundial... até porque vai jogar em casa. Falamos do Brasil, como é óbvio, que no verão (europeu) de 2013 organizou venceu - pela terceira vez consecutiva - a Taça das Confederações, a competição da FIFA que antecede as Copas do Mundo. E o escrete de Scolari levou a melhor sobre rivais de peso, entre outros a Espanha, campeã mundial (e europeia) em título, e que do Maracanã saiu vergada a uma pesada derrota por 3-0 na final ante os brasileiros. Foi de facto um bom teste para o Brasil, mas a tradição também diz que sempre que venceu a Taça das Confederações a seleção canarinha... não venceu o Mundial. Será que em 2014 a história vai ser outra?

Recordar 2013 em... 100 imagens (72)

E na América do Norte a seleção dos Estados Unidos da América - a jogar em casa - conquistou mais uma edição da Gold Cup.

Recordar 2013 em... 100 imagens (71)

No plano internacional, e no que ao nível de seleções seniores diz respeito, o ano que agora termina teve três competições, uma delas de nível mundial, mas já lá vamos. Comecemos pela regional Taça das Nações Africanas, que na África do Sul coroou a Nigéria como a nova rainha do Continente Negro.

Recordar 2013 em... 100 imagens (70)

Não, não se destacou como um mortífero ponta de lança, nem como um mestre da tática, mas antes como um dos mais reputados e brilhantes jornalistas desportivos portugueses de todos os tempos. Cruz dos Santos, assim se chama a lenda que neste ano de 2013 deixou o mundo terrestre aos 81 anos de idade. Até sempre mestre.

Recordar 2013 em... 100 imagens (69)

Voltando ao relvado para recordar o início da temporada de 2013/14, onde o cenário no que a Portugal diz respeito continua igual ao de sempre, ou seja, com o FC Porto - agora liderado pelo jovem técnico Paulo Fonseca - a entrar a vencer a Supertaça Cândido de Oliveira, um título que se apresentou de cara lavada, isto é, com um novo troféu instituido pela Federação Portuguesa de Futebol. E bem bonito por sinal!

Recordar 2013 em... 100 imagens (68)

O ano de 2013 revelou um homem que promete dar muito que falar nas próximas décadas no seio do futebol português. Bruno de Carvalho, o homem que ressuscitou um leão moribundo, a figura que está a fazer regressar o Sporting aos momentos de glória alcançados num passado que parece cada vez mais longínquo. Sem papas na língua, frontal, polémico, defensor acérrimo da sua dama, Bruno de Carvalho é para muitos o dirigente do ano, um dirigente à imagem de... Pinto da Costa!

Recordar 2013 em... 100 imagens (67)

Se Kelvin foi o herói (improvável) do campeonato português em 2012/13, Jorge Jesus (JJ) foi o vilão, pelo menos para os benfiquistas. Sendo por esta altura um dos treinadores mais bem pagos do Mundo (!) JJ esteve muito perto de alcançar a imortalidade perante a nação benfiquista, mas... acabou por descer à terra e ser crucificado. JJ falhou em todas as frentes, tendo saído derrotado em todas elas nos momentos finais. Foi assim no campeonato, na Taça de Portugal, e na final da Liga Europa. O prazo de validade do treinador no Benfica está a terminar, a não ser que 2013/14 prove que Jesus é mesmo um treinador... capaz de fazer milagres.

segunda-feira, dezembro 30, 2013

Recordar 2013 em... 100 imagens (66)

Kelvin, o jovem brasileiro que de um momento para o outro se tornou o herói do campeonato nacional de 2012/13. Foi dos seus pés que ao minuto 92 do jogo do jogo FC Porto - Benfica da penúltima jornada da prova saiu o golo do triunfo portista, o golo que fez com que os portistas ultrapassassem o prematuramente anunciado campeão Benfica na classificação, o golo do título azul e branco, o golo que fez (Jorge) Jesus ajoelhar-se no relvado do Dragão.

Recordar 2013 em... 100 imagens (65)

Minho foi em 2013 sinónimo de conquista de taças nacionais. Antes do Vitória de Guimarães levantar no Jamor a Taça de Portugal já o seu grande rival Sporting de Braga tinha festejado a conquista da Taça da Liga, quando em Coimbra derrotou o FC Porto com um golo solitário de Alan.

Recordar 2013 em... 100 imagens (64)

2013 foi mesmo um ano horribilis para os benfiquistas. Ficaram à beira da conquista de títulos em praticamente todas as competições em que participaram. A Taça de Portugal foi uma deles, e numa altura em que este troféu poderia salvar uma época dececionante eis que o Vitória (Guimarães) minhoto veio à capital fazer a festa, e conquistar assim pela primeira vez na sua história a prova rainha do futebol luso. Jorge Jesus caiu em desgraça, e no final nem o seu pupilo Cardozo o poupou, apontando-lhe o dedo para todo o país ver como que a dizer: tu foste o único culpado por todos estes falhanços.

Recordar 2013 em... 100 imagens (63)

Este foi provavelmente um dos títulos mais saborosos da história do FC Porto. Com o rival Benfica na liderança quase a cortar a meta, isto é, a três jornadas do final do Campeonato Nacional 2012/13, os encarnados comandavam de forma confortável a prova, dependendo apenas de si para regressar aos títulos, sendo que alguns jornais desportivos - e muitos jogadores e dirigentes benfiquistas também - ostentavam já o título de campeão, mas... eis que o impensável aconteceu. Os benfiquistas perderam pontos de forma infantil na reta final, e o dragão não perdou e abraçou o seu 27º título de campeão. Há quem diga que em 2012/13 o FC Porto não ganhou o título, mas sim o Benfica que o perdeu.

Recordar 2013 em... 100 imagens (62)

Se uns treinadores colecionaram títulos ao longo das suas carreiras outros colecionam... despedimentos. E o português André Villas-Boas já leva dois na sua ainda curta carreira. Depois de ter visto o cartão vermelho do banco do Chelsea no início do ano passado, neste final de 2013 recebeu guia de marcha do banco do Tottenham. O técnico luso tarda em afirmar-se no futebol, e são muitos os que já pensam que a temporada (2010/11) de sonho no FC Porto - onde conquistou tudo - foi um mero golpe de sorte. Foi mesmo André?

Recordar 2013 em... 100 imagens (61)

Ele tem já o seu espaço gravado a letras de ouro na história do futebol. Ao fim de 27 anos ao leme do Manchester United Sir Alex Ferguson comunicou ao Mundo que ia reformar-se! Os adeptos do United choraram - e ainda choram - o adeus de Fergie, a lenda das táticas que lhes deu centenas de alegrias e dezenas de títulos. Tudo na vida tem um fim, e a invejável carreira de Sir Alex chegou ao fim em 2013. O futebol, e sobretudo o United, nunca mais vão ser os mesmos depois deste adeus.

Recordar 2013 em... 100 imagens (60)

Em 2013 e pela primeira vez na história uma competição inglesa viajou para fora do país. A Taça da Liga foi conquistada pelos galeses do Swansea City, equipa muito bem liderada pelo dinamarquês Michael Laudrup, que desta forma - surpreendente - garantiu a qualificação para a Liga Europa de 2013/14.

Recordar 2013 em... 100 imagens (59)

Em 2012/13 o Manchester City comprovou a velha teoria de que o dinheiro não compra tudo, muito menos títulos. Os citizens perderam a liga para o rival United e a popular FA Cup (Taça de Inglaterra) para o modesto - e despromovido da Premier League - Wigan Athletic! Há dias em que mais vale nem sair de casa... neste caso épocas. 

Recordar 2013 em... 100 imagens (58)

Em Terras de Sua Majestade o título mais desejado - o da Premier League - foi reconquistado pelo Manchester United, liderado pelo lendário Sir Alex Ferguson, que levou a melhor sobre o vizinho milionário do City, a equipa deceção da temporada de 2012/13 em Inglaterra.

Recordar 2013 em... 100 imagens (57)

Dele dizem que pode ser o sucessor de Messi e de Cristiano Ronaldo no trono do futebol mundial no futuro próximo. Ele é a nova estrela do futebol brasileiro, e a principal arma para Scolari atacar o título mundial em 2014. Ele é Neymar, o artista que o Barcelona contratou no verão de 2013 para fazer companhia a Messi, e o que é certo é que com a estrela argentina atormentada pelas lesões neste final de ano Neymar não teve problemas em pegar na batuta e dirigir a orquestra catalã com requinte. Temos craque, sim senhor.

Recordar 2013 em... 100 imagens (56)

Se Simeone continua na crista da onda José Mourinho foi o flop de 2013 no que ao nível de treinadores em Espanha diz respeito. O português viveu uma época (2012/13) de pesadelo em Madrid, não conseguindo com uma equipa de galáticos, comandada pelo astro Cristiano Ronaldo, vencer uma única competição. Em guerras diárias com a imprensa espanhola, Mou passou de bestial a besta, acabando a temporada odiado por muitos adeptos merengues. A porta da rua foi sendo vislumbrada com o aproximar do final da temporada, e o português apercebendo-se disso lá foi dizendo que queria ir para onde gostavam dele, e esse lugar mágico voltou a ser Londres, e o banco do Chelsea, no qual se senta em 2013/14.

Recordar 2013 em... 100 imagens (55)

Diego Simeone, um dos melhores jogadores argentinos da sua geração que se perfila agora para ser um treinador de elite do futebol internacional. A cumprir a sua terceira temporada em Madrid el Cholo mais do que ter feito o Atlético voltar aos títulos nacionais e internacionais (recorde-se que em 2012 havia vencido a Liga Europa e a Supertaça Europeia) está a fazer dos colchoneros uma das equipas que melhor interpreta o jogo a nível planetário! O Atlético de Madrid de Simeone tem sido uma autêntica máquina de futebol, desafiando a santa aliança formada por Barcelona e Real Madrid no plano interno e os tubarões do futebol europeu na Champions. O magnífico trabalho do técnico argentino na capital espanhola valeu-lhe já neste final de 2013 o título de treinador do ano em Espanha. Nada mais justo.

Recordar 2013 em... 100 imagens (54)

O treinador argentino Tata Martino entrou começou com o pé direito nesta sua primeira aventura no futebol europeu ao serviço do colosso Barcelona. Conquistou à equipa revelação do futebol espanhol em 2013, o Atlético de Madrid, a supertaça.

Recordar 2013 em... 100 imagens (53)

 Foi em pleno Santiago Bernabéu, e diante dos donos da casa, o todo poderoso Real Madrid, que o Atlético de Madrid espantou o mundo da bola no final da temporada de 2012/13. Os colchoneros derrotaram os vizinhos na final da Copa do Rey por 2-1, terminando desta forma em beleza uma temporada brilhante, onde a qualificação para a Champions foi um prémio mais do que merecido para um clube que pelo que tem mostrado já em 2013/14 não quer ficar por aqui no que a títulos diz respeito.

Recordar 2013 em... 100 imagens (52)

Sem treinador principal na maior parte da temporada de 2012/13, o Barça conquistou com firmeza e, sobretudo, clareza o título de campeão espanhol. Com o técnico Tito Vilanova quase sempre ausente do banco dos catalães, devido à grave doença com que ainda se depara, e que o fez já no início da época em curso abandonar o clube e a carreira, o Barcelona contabilizou uns impressionantes 100 pontos em 2012/13. Há quem diga que este foi já um Barça em queda livre, bem longe do dream team edificado por Pep Guardiola no passado recente, mas o que é certo é que mesmo a meio gás - quiçá porque também foi a meio gás que a sua estrela-mor, Lionel Messi, se apresentou na maior parte deste 2013 - este Barça chegou para a concorrência no plano interno.